Últimas
Domingo, 27 de Abril de 2008, 09h:46 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Valente quer eleição de 2 turnos e vai à Justiça
Derrotado, professor diz que Comissão Eleitoral se precipitou ao declarar Maria Lúcia como eleita à Reitoria da UFMT e garante que houve manipulação
O professor João Valente não se conforma com a decisão da Comissão Eleitoral de declarar eleita no primeiro turno à Reitoria da UFMT a professora Maria Lúcia Cavalli Neder. Candidato da Chapa 2, ele disse que vai ingressar com recurso na Justiça. Entende que, pelos cálculos, a disputa deve ir para o segundo turno. A briga pelo comando da UFMT não é à-toa. Trata-se de uma instituição com orçamento de R$ 280 milhões para este ano.
Maria Lúcia foi considera eleita com 50,44%. Agora, caso Valente não reverta a situação em meio ao embate jurídico, o nome da professora encabeçará uma lista tríplice a ser enviada ao presidente da República, a quem cabe a autonomia pela nomeação. Valente obteve 36,13%. Em terceiro lugar ficou Domingos Tabajara, com 13,43%.
Os próximos passos agora será encaminhar o resultado da Comissão de Consulta para o Colégio Eleitoral, que poderá aceitar ou não a decisão e, depois, encaminhar a lista ao Palácio do Planalto. A posse de Maria Lúcia já está marcada para outubro, mês que termina o mandato do atual reitor Paulo Speller que, após duas gestões consecutivas, se transformou em cabo eleitoral de Maria Lúcia. Ambos são ligados ao PT, apesar de não estarem filiados.
Questionamentos
Valente questiona a decisão da comissão em anunciar Maria Lúcia e considera uma atitude precipitada. Segundo ele, a eleição da UFMT se revelou uma sucessão de erros, abusos e falta de organização. “Decidiram mudar o critério de cálculo do resultado aos 45 minutos do segundo tempo. Desrespeitaram a normatização, aprovada em janeiro, que prevê a paridade, para forçar essa situação. Minha adversária admitiu que usou a máquina administrativa. Agora, querem ganhar no grito. Eu só tenho a lamentar tamanha falta de respeito numa instituição emblemática como a UFMT”, afirmou.
Segundo ele, foram cometidos vários erros relacionados à votação e apuração. “Em uma urna em Sinop, por exemplo, havia 50 eleitores aptos a votar, mas na apuração apareceram 13 votos a mais. Em outra urna, de número 75, exclusiva para a votação de alunos, apareceram 11 votos de professores. A norma para o voto em separado foi desrespeitada e o Mapa Geral de Apuração contém diversas incorreções de contabilização de votos. São erros básicos, que colocam em xeque a legitimidade do processo”, afirmou.
Valente contou que irá se reunir com seu conselho eleitoral e com dois advogados para avaliar se entrará com uma ação na Justiça. “Infelizmente tenho que admitir essa possibilidade, pois acho que o processo de consulta não foi transparente, assim como os erros cometidos não levados a sério". Até terça define se entra ou não na Justiça. (Alline Marques)
Postar um novo comentário
Comentários (10)
-
Carla Passos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
VALENTE SABERÁ O QUE FAZER, É SÉRIO, ESTÁ BASEADO EM FATOS CONCRETOS E COMPROVADOS, E NÃO ACEITARÁ ARBITRARIEDADES. SUA POSTURA TRAZ TRANSPARÊNCIA PARA A NOSSA UFMT E MOSTRA A REALIDADE DO SEGMENTO.
-
Paulo Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vergonhoso. Só posso dizer isso, que essa eleição foi o que de pior pode acontecer num processo que se diz democrático. Teve manipulação descarada. Todos sabem disso, inclusive a nova reitora. Essa senhora vai assumir desgastada e queimando a nossa UFMT. Triste.
-
Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Romilsom, Boa Tarde
Quando misturamos à ACADEMIA com grupos politicos, a area de influencia deixa de ser o foro tradicional, no caso a UFMT, para ser os tribunáis.
Acho um desaforo e um despreparo total um candidato que perdeu em quantidade tão significativas de votos contra a sua candidatura, sentir-se injustiçado.
Recordo de um certo candidato, que depois foi secretário, ao receber uma votação de mais de 30.000 votos na última eleição e assim mesmo ser derrotado, soltou o verbo contra o sistema, esquecendo-se que o candidato é fruto do sistema.
Jacyara 9ºsemestre de Ciencias Socias UFMT. -
CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
SR JÕAO VELENTE, ONDE A FUMAÇA, A FOGO, POR QUE VINCULARAN SEU NOME AO DO CAPO JOSÉ RIVA ????, O SR BEM QUE PODERIA EXPLICAR ISSO.!!
-
Carlos Batista | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
VE SE PARTICIPA E PRESTA ATENÇAO!!! O VALENTE JAH EXPLICOU O CASO RIVA!! EU QUERO VER A MARIA BRUXA EXPLICAR O PT INTEIRO( SOH FALTAVA O LULA) PAGANDO MENSALAO P COMISSAO NO DIA DA APURAÇAO!!
SE INFORME PRIMEIRO P DEPOIS COMENTAR, OU QUER FAZER Q NEM A SUA CANDIDATA Q DISTORCE TUDO? -
HUJM | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
RIVALENTE, APRENDA A PERDER!!!
-
Carlos Falcão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Ja esta homologado o resultado da eleição de Reitor.
Deixem de choradeira e vamos trabalhar, pois a UFMT tá um caos, devido esses revanchimos imbecis, temos que melhorar a gestão. Pare de brigar e vamos trabalhar, se não quer, pede pra sair... -
ROSE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É UMA VERGONHA PARA O BRASIL ESSA ELEIÇÃO DA UFMT, MAS ACREDITO PIAMENTE QUE O MINISTERIO PUBLICO FEDERAL IRÁ INTERVIR NESTE CASO E CERTAMENTE AINDA VAMOS TER A OPORTUNIDADE DE VOTARMOS NOVAMENTE EM QUEM ESCOLHERMOS.
A CONCORRENTE DO PROFESSOR VALENTE SÓ PODE ESTAR COM MEDO, PORQUE TANTAS FALCATRUAS PARA VENCER UMA ELEIÇÃO?
ISSO O QUE ACONTECEU É UM CRIME, ALIÁS UM ASSASSINATO A DEMOCRACIA!
SINTO-ME INDGNINADA E TRISTE, ESTOU PERPLEXA E ENVERGONHADA. ESPERO SISCERAMENTE QUE OS ÓRGÃOS PÚBLICOS INTERVENHAM NESTE CASO E RESOLVA. -
RICARDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
VAMOS ESPERAR QUE O MINISTERIO PUBLICO ATUEM NESSE CRIME CONTRA A DEMOCRACIA BRASILEIRA.
ASSIM COMO O GAECO TEVE UMA ATUAÇÃO MAGNIFICA NA OPERAÇÃO MADONA O MP TAMBÉM VAI ATUAR NESSE CASO, NÃO PODEMOS PERMITIR QUE CRIMINOSOS FIQUEM SOLTOS E AINDA POR CIMA NO PODER, ALIAS GOSTARIA DE SABER COMO O ALEXANDRE CESAR ESTÁ COM MANDATO DE DEPUTADO DEPOIS DE TANTAS DENUNCIAS E PROVAS DE ILICITO NA CAMPANHA DE PREFEITO????
A CADA DIA QUE PASSA MAS ME CONVENÇO QUE O ATO DE VOTAR AQUI É UMA TREMENDA BALELA. -
luciana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Gente, a UFMT ja escolheu. Não aceitamos segundo turno pois ja ganhamos! O valente deveria ter vergonha pois se fosse para o segundo turno perderia de lavada. ´
O povo ja escolheu e as assembléias sacramentaram.
ponto final!
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga