Últimas

Sábado, 19 de Setembro de 2009, 13h:59 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

CONFRONTO

Vanessa critica falta de casa própria para shows em MT

  Mato-grossense de Alto Garças, a cantora e compositora Vanessa da Mata, uma das revelações da MPB, expõe, num relato dramático em seu blog, a decepção com o seu Estado de origem por não possuir ambientes apropriados para shows artísticos. Ela se apresentou no início deste mês no palco da Acrimat, dentro do parque de exposições Senador Jonas Pinheiro, no centro de Cuiabá. Para a artística, foi a maior decepção com o ambiente, em todos os aspectos. Conta que sentiu-se envergonhada.

--------------------------------
"Em matéria de casas de show e
teatro, Cuiabá padece do básico
e o cuiabano merece muito mais"
--------------------------------

    Vanessa diz que o recinto a fez lembrar de um ambiente de rodeio, com cheiro de estrume, som de baile e um palco montado sem nenhuma estrutura ou charme. Afirma que o cheiro exalava pelo palco porque havia um curral com animais dentro, logo atrás da casa onde ela se apresentou. "Senti vergonha de mostrar a cidade modelo aos meus companheiros de estrada, porque em matéria de casas de show e teatro, Cuiabá padece do básico e o cuiabano merece muito mais", escreve a cantora.

    O protesto público em forma de alerta de Vanessa da Mata deveria levar as autoridades à reflexão, principalmente o governo do Estado e o seu secretário de Cultura, Paulo Pitaluga, da mesma forma a Prefeitura de Cuiabá e a pasta até agora conduzida por Mário Olímpio. Um capital que se preparar para ser uma das 12 subsedes da Copa do Mundo de 2014 precisa priorizar projetos de infraestrutura que contemplem os segmentos da cultura, com construção, por exemplo, de casas apropriadas para shows artísticos, como reivindica a cantora e compositora mato-grossense.

   Esta não é a primeira vez que Vanessa reclama da falta de estrutura para abrigar eventos em Cuaibá. Ela lembra que o seu primeiro show na capital mato-grossense foi num ginásio cheio de ecos avassaladores. "Bom para jogos esportivos, jamais para música".

   Hoje com 33 anos, Vanessa ganhou fama Brasil afora. Entre as canções que marcam sua trajetória e que continuam na boca do povo estão "Não Me Deixe Só", "Amado" e "Boa Sorte/Good Luck". Nos shows, ela interpreta várias músicas, como "As Rosas Não Falam", de Cartola, e "Um Dia Um Adeus", de Guilherme Arantes. Logo no começo da carreira, ela interpretou "A Lua Me Disse", que virou trilha sonora da  novela global Esperança. Vanessa acumula mais de 250 composições anotadas no caderno ou registradas no gravador que leva sempre na bolsa. Chico Cesar foi o primeiro a acreditar no seu potencial artístico, quando a apresentou ao violonista Swamy Jr. Depois, suas canções foram gravadas por Maria Bethânia e Daniela Mercury.

    Confira abaixo o que escreveu Vanessa sobre MT e aqui para conferir o texto no seu blog

   "Que pena!
   É uma pena que o meu Estado, Mato Grosso, não tenha até hoje um lugar apropriado para receber sua população e shows de qualidade.
   Das apresentações que fiz ou participei depois do meu primeiro disco, ou seja, há oito anos, nunca presenciei dificuldade de som, luz e ambiência mais impróprios. Tenho certeza de que a população me apóia e sabe das dificuldades que falo, pois é ela quem mais sofre e precisa ser levada a sério.
   Desde a primeira vez que estive em Cuiabá, me surpreendi com as "casas" de
shows a mim apresentadas. A primeira era, na verdade, um ginásio cheio de ecos avassaladores. Bom para jogos esportivos, jamais para música.
   Desta vez, estive em um "recinto" que me fez lembrar um ambiente de rodeio, com o cheiro de estrume nos rodeando, som de baile e um palco montado sem nenhuma estrutura ou charme, incapaz de abrigar sequer um cenário. Motivo que fez deixar o nosso no Rio.
   Havia um curral atrás da casa e animais dentro dele, por isso o cheiro de estrume exalando pelo palco. Senti vergonha de mostrar a cidade "modelo" aos meus companheiros de estrada, porque em matéria de casas de show e teatro, Cuiabá padece do básico, e o cuiabano merece muito mais.
   Apesar de toda a agonia vivida, a platéia foi muito amorosa. Espero que isso se resolva rapidamente. Assim tenho certeza de que meus companheiros de trabalho terão mais vontade e ótimas lembranças ao se apresentarem nessa cidade. Os cuiabanos precisam e merecem."
   Vanessa da Mata

Postar um novo comentário

Comentários (54)

  • Marcelo v. s . alencaf | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    da té dó,,,, cantava em barzinho rodeada de bebado
    agora ta reclamando de cantar em uma expoagro.,se cuida menina., é melhor cantar perto de animais, pois, nos alimenta., do que com bebados. fui...

  • Olga Pucatto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Meu Deus, quanta besteira...... Diante do óbvio!

    O que a talentosa cantora Vanessa da Mata fez em seu blog foi pugnar por uma verdadeira casa de shows, um espaço cultural de qualidade, como se vê nos grantes centros, como o antigo Pálace em SP, Olímpia, CredicardHall, Canecão, etc. e outros.

    As pessoas que já frequentaram uma dessas casas de shows, certamente foram aquelas que concordaram com a reclamação da cantora. Sabem apreciar a arte musical.

    Mas, infelizmente, a grande maioria não sabe o que é música na essência, concordam com qualquer coisa nominada de música e em qualquer lugar, sem acústica, sem boa iluminação, sem conforto, enfim, são pessoas que não possuem o bom gosto pela música!

    Paciência, Vanessa, fica aqui meu protesto contra os ignorantes de MT que a atacaram por serem ignorantes ou até mesmo néscios quanto a boa música.

    Realmente, não só você e os grandes artistas, mas, sim, nós, cuiabanos de bom gosto, que apreciam as coisas boas da vida, merecemos sim uma CASA DE SHOWS na literalidade das palavras.

    Para aqueles que pensam que estádio, quadras e qualquer beco servem para espetáculos....

    Afffffffffffff, fica o meu pesar, pois não tiveram ainda a oportunidade de acessar o que é de melhor que a vida pode oferecer.

    Evoluammmmm!!!! Já dizia Darwin.

  • Walfrido Lagos Sargetta | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Wanessa da Mata tem talento,mas tem um péssimo agente.
    Porém, o que me assustou foram os comentários enviados até aqui. Tem de tudo: cidadão que se acha dono do torrão e provedor da casa e ainda se dá ao displante de mandar ela de volta para o Rio, e que nunca pise mais aqui.Outros dizem cândidamente, o que outrora era gritado de dentro dos bares da vida pestilenta : você está cuspindo no prato que come! Como se seu estado fosse a perfeição absoluta, e, quem nele vive deve ser cúmplice na mentira oficial. Qual é mesmo o nome que se dá a esse tipo de segregação? Bairrismo? Xenofobia?Ou intolerância com a divergência?
    Onde fica aquela estória de povo hospitaleiro de Cuiabá? Imaginemos o salto em qualidade que esta capital terá que dar em menos de 5 anos, quando uma Copa do Mundo se inatalar na cidade...Meninos, vamos crescer! Calciogenol e porradinha na moleira vai bem para estes que puxam o freio de mão deste estado!

  • Jânio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vanessa, pra seu governo um boizinho desse que vc falou mal aí, vale mais que o seu cache todo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  • Fabinho Ferrari | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    DA PROXIMA VEZ VC TEM QUE IR NA CABANA DA DUDU, D`PAULA CLUBE, GALPÃO, LÁ SIM TEM UMA ESTRUTURA MELHOR QUE DA ACRIMAT AI VC VAI PARA DE FALAR TANTA BESTEIRA.

  • Fabinho Ferrari | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A E POR NOITE ESTAS CASAS DE SHOW EM VARZEA GRANDE DÃO MAIS DE 5 MIL PESSOAS.

  • Camila | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Querida quem te contratou que não soube escolher lugar era só ter marcado o show no centro de enventos do pantanal, não fala o que não sabe.

  • arnaldo de Lima | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Assisti o show de Vanessa da Mata no CANECÃO(RJ) no dia 11/09 o que ma chamou a atenção é que no show faz referencia a BAHIA, entra tocando uma musica de candomblé, faz referencia ao carimbo do Pará, canta samba RJ, de MT NENHUMA REFERENCIA OU MESMO DEFERENCIA. SENTEI NA PARTE DENOMINADA FRISA, COM MAIS 2 CASAIS DO RIO, AMBOS FIZERAM COMENTÁRIO A RESPEITO DISSO.

  • Eduardo ferreira. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vanessa da mata tem toda razão, infelismente Cuiabá não tem nenhum lugar adquando para eventos e isso fica mal para a Cultura do nosso estado....Tem meu apoio Vanessa.

  • DONIZETE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    OLHA CUIABA TEM MUITAS CASAS NOTURNAS ALTO GARÇAS QUE NAO TEM NADA LINDA VANESSA,

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.