Últimas
Quinta-Feira, 20 de Março de 2008, 08h:08 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Vários municípios testam a reeleição pela 1ª vez
Sob desgaste, Izaura recua em Alta Floresta e Ricardo Henry tenta quebrar tabu em Cáceres
Os prefeitos Ricardo Henry (PP), de Cáceres, e Maria Izaura Dias Alfonso (PDT), de Alta Floresta, estão entre aqueles gestores de municípios mato-grossenses que não experimentaram a reeleição. Ambos enfrentam desgaste político. Com empurrão do máquina do município e do irmão-deputado Pedro Henry, Ricardo está disposto a enfrentar a reeleição mas, a considerar o quadro de hoje, não teria chance de ser o primeiro a reconquistar o mandato consecutivamente na cidade-pólo do Oeste.
Já em Alta Floresta, Izaura está tão mal das pernas administrativamente que não quer arriscar um novo teste das urnas. Prepara então para lançar à sucessão o seu secretário de Finanças, Júlio Giacomin, principal braço da administração.
O instituto da reeleição passou a valer a partir do pleito de 98. No caso de prefeito, a primeira prova de fogo foi nas urnas de 2000, o que acabou beneficiando, à época, com novo mandato os então gestores Roberto França (Cuiabá), Percival Muniz (Rondonópolis), Jaime Campos (Várzea Grande), Nilson Leitão (Sinop) e Wanderlei Farias (Barra do Garças).
Efeito 2004
Nas eleições de 2004, entre os derrotados à reeleição, estiveram os então prefeitos Túlio Fontes (Cáceres), Valdizete Nogueira (Jaciara), Eduardo Belmiro, o professor Edu (Santo Antonio de Leverger) e Euclides Santos (Poconé). Agora, o eleitorado desses municípios vão avaliar de novo se reelegerá ou não seus prefeitos pela primeira vez. Alguns derrotados no passado, curiosamente, vão estar na outra ponta, como Euclides e Túlio. Como candidatos de oposição, são eles agora que vão lutar para os municípios não ter reeleição pela primeira vez..
Postar um novo comentário
Comentários (9)
-
francisco | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Sua avaliação sobre a situação politica de Alta Floresta está equivocada e fora da realidade atual. A prefeita Maria Izaura enfrentava desgaste, mas desde de 2007, se recuperou politicamente. É uma administração muito organizada. A prefeitura comprou maquinários e o salários-que em mandatos anteriores ficavam até 4 meses atrasados, está sendo pago até no 5 dia útil de cada mês.
A Prefeita Maria Izaura é candidatissima à reeleição e, se a eleição fosse hoje estaria seria eleita com a maioria dos votos.
fica o registro e seria interessante o caro jornalista se informar sobre o atual politico de Alta Floresta -
marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
em leveger sai prefeito entre prefeito e a população continua a ver navios...nepotismo absoluto....ai vem naseleiçoes o sujo falando do mal lavado....pagamos impostos e cade retorno?
-
Nelsinho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Alta Floresta, nunca ganhou uma reeleição as a houzadia e coragem da nossa prefeita, ficou na história de Alta Floresta, tanto por ser a 1ª mulher já aposentada ganhar no meio politico, como tanto ganhar e quebra o tabú das reeleições em Alta Floresta-MT . quem trabalha e planta colhe... parabéns Mª Izaura DEUS é pai e você é mãe nossa. Amém... Nelson da Conceição.
-
Antônio Boa Esperança | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Já vai tarde. Aliás, nem deveria ter assumido o comando político de Alta Floresta. Essa conversa de que a cidade está organizada e esse papo de pagar funcionário em dia, é verdadeira babela. Para vocês terem uma idéia, os funcionários da educação continuam a receber depois do dia 15 e em nenhum momento da atual administração esta data foi antecipada. A prefeita Maria Izaura beneficia alguns poucos apaniguados e a maioria da população fica mesmo a ver navios. Uma administração onde se coloca toras no meio da rua para sinalização, que acaba ocasionando mortes, como ocorreu no periodo de carnaval, n~çao deveria, como não deve mesmo, querer se recandidatar. Então, meus caros amigos, só posso parabenizá-los pela leitura PERFEITISSIMA da atual situação política de Alta Floresta. E que a cidade volte a sorrir, a crescer, e a ter impostos dignos, não estes que Alta Floresta tem.
Se servir de pauta para vocês, a cidade de Alta Floresta tem hoje o IPTU mais caro do Brasil. Num momento de extrema falta de recursos e crise ocasionada pela pressão ambiental e essas coisas, a prefeita Maria Izaura e o seu pré-candidato vêm a público e implantam em Alta Floresta 50% de acrescimo no IPTU. Que cidade merece uma prefeita dessas? Parabéns RD News, pela coragem... -
mauro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
na eleição passada em alta floresta o governador blairo maggi nem sabia que candidato iria proteger...e colocou saia justa no senador jonas pinheiro pq um candidato era do antogo pps e outro era do antigo pfl...
-
Marco Antonio de Figeiredo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O Senador Jayme Campos estára avaliando o seu Irmão Benedito Paulo de Campos ( Dito Paulo) Prefeito de Jangada que esta enfrentado a maior reijeição da historio politica deste pacato municipio de Jangada, Como o nome da famila no senário politco e relevante, Jaime que maquiavelho na politica devera ver os resultado da pesquisa nos proximo dias para encorajar DITO PAULO ou retirar a sua Candidatura a Reeleição, por que a stuação do Prefeito Dito Paulo e uma das piries do estado com mais de 70% de reijeção administrativa. O prefeito Dito reafirmou onte na Radia FM jangada que vai a reeleição pelo fato que esta fazendo um grande tranalho a frente da prefeitura, a sociedade so votou neste cidão por causa de Jayme, mas agora não tem santo Jayme que cura esta doença. -
jorge | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
pelo visto cáceres não faz mais parte do mapa.Não foi citado até agora.Verifiquem a gestão do Ricardo...simpático mas está levando o munícipio ao caos.Apostou no Dep. Portugues, que não tem expressão política e experiência devida. Afundam os barcos, as festas, os festivais. Que saudades dos tempos antigos, aqueles q não voltam mais.
Vamos nos cuidar pois a vaca já foi para o brejo. -
CIDADÃO DESESPERANÇADO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Infelismente, o cuiabano pensa que reeleição,é pra reeleger aquele que ja esta no poder
-
Rdmundo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A prefeita Maria Izaura tem sofrido muito porque é uma pessoa séria que entrou para a política e moralizou a prefeitura. Desde o inicio ela sofre perseguição de pessoas que são sanguessugas que sempre viveram em função dos cofres públiocs. E como as tetas secaram, perseguem a prefeita.
Romoaldo Júnir e sua quadrilha deixou um rombo que durante décadas o município não irá se recuperar. Desvio de recursos, inadimplências e vendeu todas as área públicas do município e o dinheiro desapareceu.
Depois de 12 anos, é a primeira vez que há uma prefeita decente na cidade. Para se ter uma idéia, a prefeitura de uma Floresta não tinha sequer uma máquina que prestasse. E a prefeita Maria Izaura comprou maquinários novos e organziou a moralizou a prefeitura.
Seria bom para Alta Floresta se ela fosse novamente candidata para o municípi prosseguir no mesmo ritmo.
Os politicos antigos de Alta Floresta deveriam todos se aposentar, pois já tiveram mandato e não fizeram nada.
Romoaldo, Rogério Silva, Robson Silva, Elói Almeida e alguins vereadores como Doglas, Edson e Paulo Florêncio que são polticos que somente atrapalham o município e os interesses da comunidade.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga