Últimas
Sábado, 29 de Dezembro de 2007, 09h:18 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Vera e Helena estão entre pré-candidatas do PT
Lista inclui entre 56 nomes Gibran, Jairo, Bob, Hugo Werle, Larissa, filha de Serys, além de travesti, pugilista e cantor
O PT já tem uma lista com 56 pré-candidatos a vereador por Cuiabá. Entre os concorrentes está a ex-vereadora e ex-deputada estadual Vera Araújo, a Verinha, que agora virou aliada do governo Blairo Maggi (PR). Após a derrota à reeleição em 2006, ela foi contemplada com cargo de segundo escalão. É secretária-adjunta da Gestão de Pessoas da Educação, conduzida pelo colega petista Ságuas Moraes.
Nas eleições de 2004, o PT elegeu três: Valtenir Pereira, Domingos Sávio e Lúdio Cabral. Destes, só Lúdio permanece na sigla. Valtenir virou deputado federal e está no PSB. Sua vaga na Câmara é ocupada pela petista Enelinda Scala. Sávio foi para o PMDB. A direção petista acha possível reconquistar uma bancada com três vereadores no pleito de 2008. Quanto ao candidato a prefeito, o partido ainda bate-cabeça. O principal nome ao Palácio Alencastro seria do deputado federal Carlos Abicalil, novo presidente regional da sigla.
Muitos militantes ainda estão preocupados com os escândalos que abalaram o PT, como caixa 2, mensalão e sanguessugas. Vilson Aguiar, o novo presidente do diretório de Cuiabá. promete bater duro no sentido de não permitir abuso do poder econômico. Quer reconstituir o PT como um partido das massas.
Além de Verinha, estarão no páreo os atuais vereadores Lúdio e Enelinda, o atual presidente do partido na Capital, Jairo Rocha, o líder comunitário do Industriário, Bob, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público, Helena Bortolo, que em 2004 teve 1.739 votos e ficou na terceira suplência, o professor Wander Fiel, do bairro CPA, o presidente do bairro Santa Isabel, Tião Goiabeira, e Oséias Machado. A direção petista busca garantir os 30% das vagas às mulheres.
Apoios
Com apoio de Abicalil, Reginaldo Barata está disposto a concorrer a vereador. A senadora Serys Marly deve apoiar o nome da própria filha Larissa Slhessarenko. O deputado estadual Alexandre Cesar ensaia uma eventual adesão ao nome do ex-diretor-executivo do Ibama, Hugo Werle, que foi preso em 2005 acusado de fraudes. O parlamentar é simpático também à pré-candidatura de Domingos Silva, presidente do sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado.
Alguns não possuem visibilidade eleitoral, mas prometem angariar votos por serem lideranças comunitárias, como Dejanira Maria, Francisco dos Santos, do bairro Dom Aquino, José Lira, do Osmar Cabral, Luiz Gonzaga, do Jardim Mossoró, Albino, do Pascoal Ramos e Vanirdes, do Planalto.
Na relação estão ainda Gilmar Brunetto, o Gauchinho, do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE); Fabio Ramirez, integrante do movimento estudantil, o jornalista Gibram Lachowski e os professores Ditinho e Ednilson, além do cantor Gilmar Fonseca, o pugilista Edson Ferreira e o travesti Ariadne, que pretende ser o representante dos homosexuais na Câmara. (Simone Alves)
Postar um novo comentário
Comentários (1)
-
Roberto de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Sem dúvida o PT, tem grandes nomes para fazer de 03 a 04 vereador, Tem o Lúdio,Enelinda, Diniz, Bob, Juci, Oséas,Nelson,Helena,Vera, com certeza qualquer um representará bem o Partido na camara municipal de Cuiabá e tem que ter candidatura para prefeito.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga