Últimas

Terça-Feira, 22 de Setembro de 2009, 16h:11 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

CÂMARA DE CUIABÁ

Vereador apresenta projeto para adequar frota de ônibus

Domingos Sávio (PMDB), vereador   O vereador Domingos Sávio (PMDB) apresentou um projeto de lei que visa limitar o número de passageiros em cada veículo que opera no transporte coletivo da Capital. De acordo com o peemedebista, o redução no número de usuários deve promover maior segurança e conforto. "Os ônibus da Capital carregam muitas pessoas e não têm conforto algum", afirmou.

    O projeto prevê ainda que os ônibus deverão garantir espaço mínimo de um metro quadrado para cada três passageiros em pé, além de ficar expressamente proibida a circulação de coletivos com menos de 45 assentos. Se aprovado, o veículo que não cumprir os dispositivos legais será multado em R$ 10 mil ao dia e retirados de circulação. Além disso, a empresa de transportes terá contrato de concessão anulado. Após a publicação da Lei, as empresas terão um prazo máximo de 180 dias para adequação das frotas e horário de atendimento.

    Durante a justificativa de seu projeto, Sávio aproveitou a tribuna para falar sobre a falta de atenção do prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB) em relação aos transportes públicos. "O prefeito (Wilson) deveria ser mais rígido e dar mais atenção a esta área", criticou. Questionado sobre o aumento das passagens, já que consequentemente a frota de ônibus deverá diminuir, Sávio disse que não haverá problemas. "Não terá aumento nas passagens, pois o que as empresas ganham é o suficiente para manutenção e dar conforto aos passageiros".

    Caso o projeto seja aprovado, Wilson Santos, que até o final deste ano deve lançar edital para novas licitações de contrato para empresas de transporte, deverá acrescentar no texto os novos requisitos que a lei, de autoria de Sávio, prevê. O projeto deverá ser regulamentado pelo Executivo no prazo de 45 dias. (Lisânia Ghisi)

Postar um novo comentário

Comentários (15)

  • Cleber | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gostei da iniciativa do Vereador, visto que as pessoas deveriam estar somente sentadas,
    e os onibus equipados com ar condicionado e cameras de segurança.
    Cadê os Onibus sanfonas para 45, 50 e 60 passageiros?
    O Prefeito deveria ver o caso com mais seriedade, pois a Copa 2013 e 2014 chegará a Cuiabá!

  • Alexandre do Espírito Santo Almeida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns ao vereador...Moro na região do Osmar Cabral,na época que a Age Transportes operava nesta região os onibús chegavam a carregar 140 passageiros.Com a troca de empresa melhorou alguns pontos,agora espero que este projeto emplaque...Mais vocês querem apostar que com isso os empresarios vão pedir reajuste na tarifa?

  • JOÃO CARLOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Moro em Barra do Garças e fiquei impressionado com este projeto, pois sou usuário do coletivo. O que me impressionou foi o tamanho da ignorancia deste Vereador.

    O cara Burr !!!!!!!!!!

  • João Moessa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Projeto medíocre, para o bem da população Cuiabana espero que não seja aprovado, caso seja quem pagará a conta os já assaltados passageiros.
    É simples menos passageiros por metro quadrado maior será a frota, maior frota maior o preço da passagem tão simples como dois mais dois são quatro.
    Estes são nossos ilustres legisladores querem se aparecer enganando a população.

  • marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    parabens vereador domingos vc sim é um vereador de verdade e de moral,brilhente representante da juventude cuiabana, e fique sabendo que todos ja esquecerem, e todos sabem que tudo aquilo que houve no manso, foi armardo por aquele ex vereadorzinho pra tentar prejudicar sua imagem mais meus parabens por vc ter sempre se pautado pela verdade e moralidade obrigado domingos savio!!!!!!!!!

  • João Moessa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sr. Alexandre do Espirito Santo deve acreditar em Branca de Neve e Papai Noel, pois achar que este projeto de reduzir o número de passageiros por metro quadrado não vai onerar para o passageiro.
    Não querendo defender os empresários porque acho que a passagem está muito cara em relação aos custos das empresas, mas sempre que aumenta estes custos as passagens sobem, nem sempre na mesma proporção muitas vezes um pouquinho mais, e reduzir o número de passageiros aumenta custos sim e o passageiro paga, ou quem mais o Senhor acha que vai pagar a diferença.
    Lembro na década de setenta quando fazia faculdade e utilizava ônibus houve um breve período que só podia transportar doze passageiros em pé em cada veículo, resultado mofávamos nos pontos, pior que ônibus cheio é ônibus nenhum.

  • Rodolfo Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acredito que a intenção do vereador seja boa, porém, analisando o transito CAÓTICO que estamos vivenciando em Cuiabá, imagine se a frota de ônibus aumentar!! (já que nem andando na lotação que andam atualmente, a frota atende a demanda). E outro fator que me preocupa é a rota para as Universidades no período noturno por exemplo, da forma como está, alguns já chegam atrasados porque os onibus não param nos pontos de onibus por não caber mais ninguem, se diminuirem pela metade essa lotação, ai é que muito mais gente vai perder aula, desmotivar de ir a faculdade... Vereador, com todo respeito, a sua proposta deve piorar a vida de quem depende desse tranporte, e de quem está agoniado com o trânsito em Cuiabá.

  • LÉO GUIMARÃES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    LEI POLITIQUEIRA DE QUEM NÃO ENTENDE NADA DE TRANSPORTE COLETIVO, VAI ESTUDAR A MATÉRIA VEREADOR ANTES DE EDITAR UMA LEI . VC NÃO TEM CONHECIMENTOS TECNICOS PARA TRATAR DO ASSUNTO, ONDE JÁ SE VIU LIMITAR O NÚMERO DE USUÁRIOS DENTRO DOS ÔNIBUS, SEM FALAR NO DIREITO DE IR E VIR PREVISTO NA CF. O VEREADOR SÁVIO PRECISA APRENDER O QUE SIGNIFICA TRANSPORTE COLETIVO ANTES DE FAZER POLITICAGEM. ENTRE EM CONTATO COMIGO QUE EU LHE ENSINO OU ENTÃO FAÇA UM CURSO.
    A PALAVRA IGNORANTE SIGNIFICA AQUELE QUE NÃO TEM CONHECIMENTO DE DETERMINADA COISA E INFELIZMENTE O VEREADOR SE MOSTROU ESSA PESSOA.

  • Paulo Henrique | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É facil ser contra, esse pessoal nunca deve ter pego um ônibus as 6:00 da manhã, onde o motorista tá pouco se lixando se cabe mais gente ou não, você vai amassado, levando cotovelada, pisada no pé.

    aos defensores dos empresários, me tirem uma dúvida, de quem parte a ordem pra não ligar o ar-condicionado???

  • hermano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O bom é pegar o bom e velho 315 (onibus que faz linha cpa/unic) as 18:00 hrs é como ganhar na loteria pegar ele vazio e como viver no céu mas devemos dar credito ao caro e nobre vereador pelomenos ele esta tentando mostrar trabalho apresentando leis que vao beneficiar a sociedade ja outros

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...