Últimas

Terça-Feira, 04 de Setembro de 2007, 12h:14 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

DEBATE

Vereador ataca gestão Maggi e vê caos na saúde

  O vereador Ivan Evangelista (PPS), que já foi um dos maiores defensores do governo Blairo Maggi, usou a tribuna em sessão ordinária na Câmara Municipal de Cuiabá nesta terça para atacar a administração estadual. Disse que a gestão Maggi não aplica o percentual constitucional de 12% na área da saúde, se tornando um dos poucos Estados brasileiros a não cumprir a lei. "Vi a lista sobre a aplicação de recursos na saúde e Mato Grosso, infelizmente, não faz parte. É por isso que a saúde pública em Cuiabá está um caos. O problema é nacional, mas o governo Maggi também tem culpa", atacou Ivan.

    O parlamentar se referia a uma reportagem do Fantástico, da Rede Globo, que levantou o índice de aplicação de recursos na saúde pelos Estados. O líder do prefeito Wilson Santos (PSDB) na Câmara, vereador Edivá Alves, emendou: "Vi a relação e fiquei triste de não ver Mato Grosso como um Estado que aplica ao menos 12% (de suas receitas) em saúde".

    Reação

    O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, reagiu às críticas dos vereadores Ivan e Edivá. Por meio de assessoria, ele destacou que Mato Grosso sempre cumpriu o percentual de 12% de investimentos no setor, tanto que os balancetes do exercício de 2005 foram aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado. Segundo a secretaria, hoje o índice está em 11,46%, mas até o final do ano chegará aos 12% ou até mesmo pode superar esse índice.

   A saúde detém o segundo maior orçamento da estrutura da máquina estadual. São R$ 384 milhões de recursos próprios e, no total, incluindo as transferências e repasses da União, chega a R$ 546 milhões.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Porque, o nobre Vereador não cobra o Presidente Lutéro pelas irregularidades da Camâra Municipal.

  • Ademar Adams | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse Evangelista é um fisiológico, oportunista, traidor dos seus eleitores!
    Não cumpre seu papel de ficalizar a Câmara, e com isso comete crime de omissão e vem agora querer aparecer com essas crítica.
    Que se recolha à sua insignificância e ao seu papel de capacho.

  • Marcio Santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Realmente o Estado não está cumprindo a Emenda Constitucional 29, está aplicando menos dos 12%, e o pior está aplicando muito mal os recursos, devolvendo inclusive recursos de convênios. A Saúde do Estado está na UTI.

  • aristóteles potter | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa é boa, o prefeito de cuiabá usa dois de seus vereador inexpressivos para tentar atingir o governo do Estado, em vez de cuidar da situação desastrosa da saúde pública de cuiabá, onde os recursos são muito mal aplicados, é só verificar o caos do pronto socorro municipal de cuiabá. È sempre assim, ele não têm coragem de criticar e propor solução e fica usando marionetes para fazer esse joguinho.

  • Sergio P Martins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    O Governo do Estado vem cumprindo a sua parte em relação ao Município de Cuiabá; o maior problema na Saúde de Cuiabá é falta de gestão.
    A Fusc tem inúmeras deficiências, destacando a ausência de uma assessoria júrídica eficiente e atuante; é preciso rever contratos hospitalares; falta equipamentos e pessoas qualificadas. Enquanto houver ingerência político partidária na Saúde de Cuiabá, as coisas somente irão piorar.
    O Prefeito Wilson Santos peca nesse sentido; infelismente ainda não acertou na gestão da saúde; e certamente pagará um preço nas urnas em 2008. A resposta virá!!

  • ELIFAS JOSE RIBEIRO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu acho uma indecencia um gestor publico usar o TCE como referencia e dizer:"as minhas contas foram todas aprovadas pelo TCE" Esse tribunal de contas não vale nada AH! vale sim! só pra acomodar politcos fracassados e empregar apaniguados,apadrinhados destes politicos não sei se vai ser vetado.

  • ALENCAR MARINE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    IVAN EVANGELISTA , DEVERIA SE RECOLHER A SUA INSIGNIFICANCIA. ELE ESTÁ MAIS PERDIDO QUE CEGO EM TIROTEIO , NÃO SABE O QUE FALA , ALIÁS NA VERDADE É UM PAPAGAIO DE PIRATA.

  • Ataíde cursino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Ana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse Vereador não sabe o que faz mesmo, sabe amigo Ivan Evangelista vc já foi no Pronto Socorro, já viu que não é preciso ataca ou romper com o governo para a nossa saúde entrar em crise ela já estar em um caos, só vc ainda não viu, espere estar chegando próximo as eleições não é, mas não se preocupe gente como vc não vai passar não.

PT na oposição independente do eleito

edna sampaio 400   Independente de quem ocupar o Palácio Alencastro, a partir de janeiro, a professora Edna Sampaio (foto), única eleita pelo PT à Câmara de Cuiabá, fará oposição ao prefeito. E dá sinais de que será uma parlamentar bastante atuante. Neste segundo turno, como o seu...

Secretário não consegue eleger Fred

fred gahyva 400 curtinha   O vereador licenciado e secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, foi um cabo eleitoral incansável pela candidatura de Fred Gahyva (foto) a vereador pela Capital. Ele liderou reuniões nas unidades de saúde, reforçando pedido de voto para o aliado e amigo de...

Deputado agora pula de palanque

elizeu nascimento 400 curtinha   O ex-vereador e hoje deputado estadual Elizeu Nascimento (foto), que amargou a oitava colocação na disputa ao Senado na eleição suplementar do último dia 15, mudou de lado, como se troca de camisa. Em princípio, era apoiador do projeto de reeleição do prefeito...

Ex-aliado, Sales lembra quem é Abílio

coronel sales 400   Em mensagem enviada aos amigos, reforçando pedido de voto para Emanuel Pinheiro, o coronel PM da reserva e secretário de Ordem Pública da Capital, Leovaldo Sales (foto), diz conhecer bem os dois candidatos que disputam, neste segundo turno, o Palácio Alencastro. Sobre Emanuel, lembra que este tem...

Uma perna no muro e dicas indiretas

eduardo botelho 400 curtinha   O presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (foto), chega ao final deste 2º turno das eleicões em Cuiabá com uma perna no muro. Ele liberou toda sua equipe para votar em quem quiser e todos pedem voto para Emanuel. Já Botelho, particulamente, preferiu não assumir publicamente o seu...

Nezinho, nova derrota e aposentadoria

nezinho 400   Aos 69 anos, o petebista Carlos Roberto da Costa, o Nezinho (foto), considerado da velha guarda política, tentou, mas foi reprovado nas urnas em Nossa Senhora do Livramento. Ele concorreu a prefeito em quatro pleitos. E já exerceu dois mandatos. Nezinho já foi secretário-adjunto de Fazenda do Estado,...

MAIS LIDAS