Últimas

Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2009, 12h:24 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

CÂMARA DE CUIABÁ

Vereador chama Percival de fanfarrão e líder dos caititus

  A criação da CPI da Saúde, articulada pelo deputado Percival Muniz (PPS), foi o principal tema debatido na sessão desta quinta (22). Os 19 vereadores se dividiram entre defensores da medida e os que a classificaram como exagerada e eleitoreira. O líder do prefeito na Câmara, Paulo Borges, por exemplo, estava inconformado. Ele chegou a afirmar que Muniz não tem “moral” para apresentar a proposta e que não passa de um “fanfarrão”. “Não passa de um deputado fanfarrão que não conhece Cuiabá, só sabe onde ela fica porque a Assembleia Legislativa é aqui”, bradou o tucano, que sem papas na língua disse que Muniz é o líder dos “caititus” (animal que anda sempre em bando) e que não sabe o que ele está fazendo. “O deputado está brincando com a saúde. A gente fica triste com esse tipo de atitude”.

  Ele concluiu o discurso, “cutucando” o governo. Disse que, por meio da CPI da Saúde, será possível saber se o governo está aplicando percentual exigido por lei. O republicano, Francisco Vuolo (PR), aproveitou a deixa para fazer um contraponto às declarações. Defendeu atitude de Muniz. Sugeriu, inclusive, que a CPI colha informações sobre a aplicação do valor repassado pelo Estado ao Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). “Precisamos saber como dinheiro está sendo aplicado e se está sendo aplicado. Até onde eu sei, o prefeito aplica do jeito que ele quer”, enfatizou. Ainda segundo Vuolo, os deputados tem direito de saber o que está acontecendo já que recursos estaduais são destinados todos os meses a Cuiabá.

   O vereador Ivan Evangelista (PPS), do mesmo partido de Muniz, também aproveitou a tribuna para tecer criticas a gestão Santos e para defender a proposta do presidente municipal da sigla. Ele argumentou que o Legislativo possui motivos suficientes para abrir uma CPI para detectar as falhas da Saúde e, com isso, tentar sanar os problemas existentes, entre eles de pessoal, que resultou na  demissão de médicos.  Ele reclamou também do fato da administração tucana demorar para responder os seus requerimentos.

   O presidente da Câmara, Deucimar Silva, por sua vez, declarou que mesmo pertencendo à base do prefeito, os interesses da população estão em primeiro lugar e que se houverem indícios concretos vai se posicionar pela abertura de uma Comissão de Inquérito Parlamentar no Legislativo cuiabano. “Se houver fatos concretos serei o primeiro a assinar o pedido de uma CPI”, disse. Everton Pop defendeu a administração municipal. Segundo ele, o Estado tem obrigação em repassar os recursos a Cuiabá, já que de 10 ambulâncias que chegam ao Pronto Socorro, 8 são de municípios do interior de Mato Grosso. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (32)

  • Débora | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    A cada comentário direcionado a agredir o deputado Percival Muniz, para mim fica mais claro que há uma ação orquestrada da turma do holerite para tentar criar uma cortina de fumaça sobre o problema, crise da saúde pública da Capital que a prefeitura há dois meses só faz piruetas e não aponta uma solução.

    A este críticos digo o siguinte: para calar a boca dos críticos, basta fazer, ou seja, resolver, o que Wilson mostrou-se incapaz até agora. Então, ao invés de ficar tentando pejorativamente agredir o deputado, peça ao prefeito que para de gastar dinheiro com essa propaganda enganosa e que agride a inteligência do povo, e finalmente coloque a saúde pública de nossa capital como prioridade.


    Quanto a CPI, espero que ela dê clareza sobre realmente o que é passado para Cuiabá, se é suficiente ou se realmente precisa de mais. Esperamos que verdade apareça e a gestão da saúde na capital melhore e o povo, que precisa da saúde pública, não continue com desespero de não saber onde procurar ajuda médica caso adoeça.


    Vamos usar este espaço para um debate franco, com argumentos e sem agressões, que são os sinais de quem não tem conteúdeo.

    Abraçoa todos





  • Johny Alves | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se a camara é submissa a um prefeito incompetente,entao alguem tem que trabalhar pelo bem da população e coube ao promotor Alexandre Guedes esse papel e caberá aos deputados buscar moralizar a saude de Cuiaba.Se o nobre prefeito não deve,entao porque os vereadores(que vivem dormindo e agora parece ter acordado para defender o WSantos) estão tao alvoroçados.Quem defendem a situação da saude atual e a gestao de saude na administração tucana,é porque nao conhece a realidade do PSM e policlinicas de Cuiaba ou,é porque não tem pena das pessoas que estao sofrendo nas filas ou até morrendo a espera de atendimento.Acha que estou falando asneira?então faça uma visita ao PSM e policlinicas,que voces verão o caos.A sujestão esta dada ao vereador Paulo Borges,se ele ainda estiver acordado.

  • Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUAL O PROBLEMA EM UMA CPI? O GOVERNO WILSON SANTOS NAO EH TRANSPARENTE?

  • patricia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    eu nao sei porque a vanderleia fica tao irritada naquele programa dele, ops... dela! atingiu a turma do psdb ne danada

  • calao | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o wilsinho galinho de briga vai desesperar agora coitado. se ele bebeu agua suja na eleicao, imagine agora o que que ele nao vai fazer

  • Roni Lazaro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu pergunto para as pessoas que estao escrevendo aqui defendendo Wilson:Você teria coragem de levar algum de seus parentes para se tratar no PSM?? pois é,Tem muitas pessoas sofrendo lá porque nao tem opção,não tem plano de saude,porque são pobres.Enquanto ainda tem gente achando que está uma maravilha.Isso é que podemos chamar de tucanos...nao enxergam além do seu proprio bico.Ah,esse Paulo Borges é uma piada mesmo,assim como a Camara mun. de Cuiabá.

  • Antonio Candido | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O vereador Paulo borges não viu nada ele e o protetor do galinho.galinho que já comesou cair as penas e que vai morrer no pronto socorro,e segura que os caititus vem ai,e o cabecão vai sair pelas portas do fundo,todo mordido.

  • carlos pedroza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Por que será que o líder do prefeito ficou tão nervoso? será que há algo que não possa ser mostrado a sociedade? como fiscal do legislativo deveria ficar feliz, já que é notório a incapacidade da prefeitura na gestão de saúde da capital.
    É dever da assembléia e da câmara ver o que está acontecendo e ajudar na correção.

  • joao paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vc esta certo sim esta fazendo o papel de deputado, nao estou puxando saco nao pelo contrario tem que trabalhar em cima mesmo disso a Saude nao espera nao tem que ter politicagem e nem intrigas, por que do jeito que anda cada vez mais tende a piorar, cade o nosso dinheiroooo , eu pago imposto, dinheiro temm.....

  • PLINIO MARQUES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Indeb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

Emendas ajudam Unemat de ROO

thiago silva 400 curtinha   Em reunião com o reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, e com o pró-reitor Alexandre Porto, o deputado estadual Thiago Silva (foto) tratou da emenda de R$ 1 milhão para manter o curso de direito e abertura do de jornalismo em Rondonópolis neste ano. E, juntos, definiram o modelo de...

Presidente da Ucmmat quer reeleição

edcley lopes ucmmat 400   Reeleito para o sexto mandato e com a maior votação em Vila Bela da Santíssima Trindade, o vereador Edcley Lopes Coelho (foto), que obteve 391 votos pelo Solidariedade, luta agora por outro desafio. Quer se reeleger presidente da Ucmmat, entidade que congrega as câmaras municipais com seus 1.404...

Elisângela conduz Secom da Câmara

elisangela tenorio 400 curtinha   A jornalista Elisângela Tenório (foto) está de volta ao comando da Comunicação Social da Câmara de Cuiabá. Ela ocupou o mesmo cargo na gestão Justino Malheiros, mas, na época, não teve à disposição estrutura para desevolver uma...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.