Últimas

Sábado, 06 de Junho de 2009, 11h:24 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

SAÚDE PÚBLICA

Vereador quer restrição de cigarro em ambientes fechados

  O vereador pedetista e apresentador de TV Toninho de Souza apresentou um projeto que começa a levantar muita polêmica em Cuiabá, a exemplo do que ocorreu no Estado de São Paulo, onde a Assembleia aprovou e o governo já sancionou a lei anti-fumo. Pela proposta do parlamentar, devem haver restrição às pessoas no uso de cigarros, cigarrilhas, charutos e cachimbos em todos os ambientes comerciais e coletivos, como casas noturnas, bares, restaurantes, pizzarias, boates e casas de shows. O projeto foi apresentado no último dia 26. Vai passar agora por algumas comissões, entre elas a de Constituição e Justiça.

   A proposta do vereador cuiabano prevê que os estabelecimentos comerciais da capital devem se adequar à lei construindo e/ou adaptando áreas restritas aos fumantes, os chamados fumódromos. Essas áreas devem ser isoladas do ambiente central e bem arejadas, envitando que os não-fumantes sofram os efeitos nocivos causados pela nicotina e outras substâncias presentes no cigarro e similares. O projeto é polêmico. Os comerciantes afirmam que não têm como controlar o uso de tabaco em seus estabelecimentos. Os usuários, por sua vez, não querem ficar isolados em um único ambiente. Sentem-se discriminados. Nos shoppings de Cuiabá já é proibido uso de cigarros e/ou similares.

  Segundo pesquisas, os não-fumantes, que ficam expostos à fumaça de cigarros em locais fechados, também desenvolvem células cancerígenas, já que o organismo absorve a nicotina emitida pelos fumantes. Aqueles que permanecem o dia todo em contato com pessoas que fazem uso de cigarros ao final do dia terão em seu organismo o equivalente a pelo menos cinco cigarros. É com base nisso, que os não-fumantes defendem a proibição.

 Caso o projeto seja aprovado e sancionado pelo prefeito Wilson Santos (PSDB), os donos dos estabelecimentos comerciais terão 90 dias para se adequar à legislação municipal. O projeto prevê punição a quem vir a desrespeitar a lei. Nesse caso, pode haver advertência a ser feita pela vigilância sanitária, suspensão do funcionamento do local por até 30 dias e até pagamento de multa que varia de R$ 500 a R$ 10 mil. "É um mau que destrói a vidas de adolescentes, jovens e idosos no Brasil. A minha proposta pretende chamar atenção e conscientizar os fumantes para que parem de fumar", argumenta Toninho Souza. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (21)

  • LINDINHA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    OLHEM SÓ O QUE A FALTA DE PROPOSTAS DE TRABALHO FAZ COM UM CIDADÃO. É ELEITO AS CUSTAS DO DINHEIRO DE OUTROS POLITICOS COMO PIVETA E LUIS MARINHO. COSPE NO PRATO QUE COME. PORQUE DEPOIS QUE FORA ELEITO FALOU MAL DE TODO MUNDO,INCLUSIVE DO PIVETA, E AI FALTA PROJETO. VOU ENVIAR AQUI TONINHO DESOCUPADO ALGUMAS IDEIAS.
    - ASFALTO DAS RUAS DO ITAMARATI 0 SOMENTE PARA INGLES VER NA ÉPOCA DA CAMPANHA POLITICA DO WILSON SANTOS. ILUMINAÇÃO DA AVENIDA DAS TORRES, ASFALTO DO BAIRRO JARDIM MOSSORO, ASFALTO DE RUAS DO PEDRA 90, ESCOLA NO PEDRA 90, ESCOLA NO PARQUE CUIABÁ, ESCOLA NOS BAIRROS DR. FÁBIO I E II, TRES BARRAS, MELHOR TRANSPORTE ESCOLAR PARA AS CRIANÇAS DA ZONA RURAL, ILUMINAÇÃO PÚBLICA PRECÁRIAS EM QUASE TODOS OS BAIRROS DA PERIFERIA, A PRAÇA DO RESIDENCIAL SÃO CARLOS A SUA CONSTRUÇÃO É POLUIÇÃO VISUAL AOS QUE MORAM LÁ E VISITAM, AS POLICLINICAS FALTAM TUDO INCLUSIVE RECURSOS HUMANOS, PRONTO SOCORRO MUNICIPÁL DE CUIABÁ, CALAMIDADE TOTAL. OLHA SO NÃO FAZ PROJETO INTELIGENTE SE NÃO QUISER. LARGA DA VIDA DOS OUTROS, QUEM QUISER FUMAR QUE FUME. VAI FAZER PROJETOS QUE RENDAM BEM ESTAR, SAÚDE E ALEGRIA DO POVO CUIABANO. AFINAL VOCE FOI ELEITO PARA ISSO. TONINHO ACHEI QUE VOCE ERA MAIS INTELIGENTE. A IDEIA TÁ AI, É SOMENTE USA-LA E PRONTO.

  • Berinho Donato | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não sou comerciário, nem comerciante.








    Para evitar as drogas, pensou-se em prejudicar o comércio, ou melhor, o comerciante. Para evitar que motoristas dirijam embriagados, pensou-se em prejudicar o comércio. Agora, para evitar que fumantes cultivem seu vício, querem fechar o estabelecimento comercial. Tenho uma mensagem ao vereador Toninho de Souza: A vida tá difícil; as vagas de trabalho, muito mais; todo mundo precisa trabalhar, e sobreviver. Por que o vereador não se importa com a fumaça que saem das queimadas de florestas?

  • ALEXANDRE BREGUNCI | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Já existe esta lei e é federal... o que falta é fiscalização !!!

    Devia começar a fiscalização é pelas BOATES e BARES da cìdade.

  • francisca | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Oh!Meu Deus!!!! quanta falta de conhecimento...o que nós povo de Cuiabá, elegemos??? Sem dúvida, RATOS de porão.... só pode.
    Sou fumante, porém, acredito que devemos respeitar os espaços e as pessoas.
    Agora nobre vereador, ou nobre Edil, procure no acervo da Camara, pois essa LEI JÁ EXISTE, é proibido fumar em órgão públicos e locais fechados.
    Então o senhor inteligentemente vai propor uma lei que já existe a mais de 15 anos em Cuiabá, o problema não é muitas vezes fazer Lei, mas cobrar a execução, FISCALIZAR entendeu vereador....
    E essa é uma das funções dos alcaides da capital fiscalizar a execução e aplicação das leis municipais, além é claro fiscalizar o Executivo, coisa que ninguem está fazendo, aliás, fiscalizar o que né? se cuiaba está a deriva sem vereador, sem representante e sem chefe de executivo que vive viajando - fazendo campanha
    Povo de Cuiabá estamos roubados de novo

  • Ailton Correa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    MEU DEUS SÃO TANTAS COISAS PARA SE PREOCUPAR NESSA CAMARA... FUMAR EM LOCAL FECHADO É DE MENOS... DIFICIL É TER QUE ATURAR RALF DOCE DE LEITE DANDO ESSAS CACADAS DELE... E LUTERO O HOMEM DOS MILHÕES....POVO CUIABANO 2012 ESTÁ CHEGANDO VAMOS DAR O TROCO NAS URNAS PARA ESSE VEREADORES QUE ESTÃO AE NESSA CASA QUE ESTÁ PARECENDO UM CIRCO....SE PRECISAR DE UMA AJUDA AE TONINHO DE SOUZA VOU TE MANDAR UNS AMIGOS PARA TE ENSINAR A MONTAR PROJETOS QUE SEJA VOLTADOS A POPULAÇÃO....TENHO AKI SACI PERERE,MULA SEM KBÇA,CHAPEUZINHO VERMELHO,LOBO MAL E PICA PAU....FALA SERIO VEREADOR

  • Armando rhaul | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Toninho, esperei coisa melhor de voce. com o programa Cadeia Neles e um outro que saiu do ar vc batia duro no cidadao que era preso roubando, batia em pobre, pobre coitado. Alias, bate ainda. Esse que vc bate eh um dos que foram vitimas de politicos salafrarios que constroem mansoes porque nao tivermam escolas. Toninho, seja justo com o cargo que alcancou. Nao seja mediocre... a lei ja existe. Combata a falta de acao do governo Blairo em relacao as drogas, onde os personagens dos seus programas sao dependentes. Toninho, conheco vc desde quando foi assessor da prefeitura de VG, foi marido daquela mulher da colonia de pescadores. Toninho, nao seja mediocre. Isso ai nao eh tv gazeta. isso ai eh Legislativo onde milhares de cidados lutam todos os dias para moralizar, pois isso ai custa caro pra burro pros pais de familia. Toninho......

  • Lígia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bom pelo que sei essa pratica de não fumar em ambientes fechados ja é previsto em Lei...então poderia começar a fiscalizar as obras do Pac...que se for depender do Prefeito Wilson Santos não vamos ter Pac em Cuiabá, que realmente é um projeto importante para a comunidade.

  • CIDA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    GOSTEI DO COMENTÁRIO DA LINDINHA. MORO AQUI NO PLANALTO DIVISA COM ITAMARATI E SOFRO MUITO COM ESSE ASFALTO MEIA BOCA QUE WILSON SANTOS FEZ. PEGUE ESSA BANDEIRA TONINHO NOS AJUDE, AO INVES QUE CUIDAR DA VIDA DE QUEM FUMA. AFINAL EU VOTEI EM VOCE, PAGUE O VOTO COM TRABALHO NÃO COM IDIOTICE. A PROPOSITO, ESTOU ESPERANDO VOCE VOTAR A FAVOR DE CASSAR O RALF PARA MEU AMIGO TOTO CESAR,M ASSUMIR, PORQUE AI SIM, NOSSA REGIÃO ESTARA BEM REPRESENTADA. PORQUE SE DEPENDER DE VOCE QUE EU AJUDEI A ELEGER VOCE FOI SOMENTE DECEPÇÃO PARA MIM. MAS, BEM FEITO PODERIA TER VOTADO NO TOTO CESAR, QUE COM CERTEZA NÃO TARIA ARREPENDIDA. TRABALHE TONINHO, FAZ FAVOR.. TÁ.

  • tania maciel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    KSKSKS Toninho fiscalizar? quem? qdo? Antes ele tem que explicar onde foram parar os 50 mil que o PDT deu prá ele e ele não prestou conta dessa importância. Esse rapaz anda meio deslumbrado com o poder, se ele fosse mesmo sério exigiria a saida do Domingos Sávio da comissão de ética da Camara. Avaliem os srs, como o Domingos vai fiscalizar sendo que ele mesmo coordenou uma orgia no lago do manso? Ele cometu vários crimes então vejamos alguns deles: 1 - ele estava bebendo e dirigindo uma lancha, beber e dirigir não é crime? Com a palavra Delegado Bosco e a Marinha. 2 - Ele não tem habilitação para conduzir lancha, isso não é crime?com a palavra o Delegado Bosco e a Marinha. Deixar pessoas sem colete salva vidas não é crime? é a mesma coisa de andar n o carro sem usar cinto de segurança, então com o palavra o Delegado Bosco. 3 - E a mentira do estar e não estar no lago do Manso na ocasião do fato? prevaricou ou não? com a palavra o Delegado Bosco. Enfim se esse falso paladino da moralidade Toninho Malvadeza de Souza estivesse bem intencionado ao exercicio do mandado com certeza seria um dos primeiros a levantar a bandeira da expulsão do Domingos Sávio da Comissão de Ética. E finalmente quero informar aos internautas que estão sofrendo com a escuridão em seus bairros, que quem tem que resolver isso é o Toninho de Souza mesmo pois um dos financiadores de campanha dele foi Luiz Marinho, e este é dono da empresa NHAMBIQUARAS que presta serviço de manutenção de luz prá viúva Prefeitura de Cuiabá. Aliás que nada troca na cidade apenas muda de um bairro prá outro os braços, relés e lâmpadas, safadeza só, e os Botelhos somente engordando a conta bancária as nossas custa e isso o Toninho Malvadeza de Souza nada diz. E tem mais ele agora tá namorando uma japoneza que tá usando o cabide de emprego da Camara de Cuiabá. Isso é moralizar? Depois falo mais, hj cansei, se Romilson que é amigo dele não cortar tá bom demais. Beijos Romilson.

  • MARCIA DE OLIVEIRA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    ROMILSON DOURADO, QUERO PARABENIZAR PELO SEU JORNAL. AGORA SEI QUE E INDEPENDENTE, SEU COLEGA AI, ESSE VER TONINHO DE SOUZA E DE ULTIMA, POIS SUA CAMPANHA FOI BANCADA POR PIVETTA E VER LUIZ MARINHO, RECEBEU 50 MIL E NAO DECLAROU, FOI NO CASAMENTO DO COLEGA JB, PORQUE SUA FILHA CAIU, EM PUBLICO FEZ MARIA DA PENHA COM SUA MULHER, SE DIZ MORALISTA, FOI SO SE ELEGER, TROCOU DE TELEFONE, USA SEU PRIOGASMA NA TV SO PRA POLITICAGEM, E AINDA VAI PROPOR ISSO AI, E PRA ACABAR ,NAO E

3 deputados sob certa cordialidade

janaina riva 400 curtinha   Max Russi, Eduardo Botelho e Janaina Riva (foto), que mandam na Assembleia, demonstram entre eles um certo clima de cordialidade, mas chegaram a entrar em queda-de-braço até fechar um novo acordo político sobre a Mesa Diretora. Com a decisão do Supremo de veto a Botelho no comando do...

Expediente na AL só a partir do dia 8

max russi 400   Por causa do aumento da taxa de incidência de Covid-19 entre servidores e parlamentares, as atividades presenciais da Assembleia foram suspensas na quinta (25). O expediente só retoma em 8 de março. Neste período, estão sendo mantidas somente as atividades estritamente essenciais para o...

Estado paga os servidores nesta 6ª

mauro mendes 400 curtinha   Servidores do Estado recebem salário de fevereiro hoje, dentro do mês trabalho. É a sexta vez seguida que o governador Mauro Mendes consegue pagar a folha dos ativos, inativos e pensionistas antes da virada do mês, depois de promover reformas, redução da máquina e...

Sistema de saúde sob colapso em ROO

Em Rondonópolis, cidade-polo da região Sul, que abrange 17 municípios, não há mais leitos de UTI para socorrer pacientes em quadro grave de Covid-19. Todos os 30 do hospital Santa Casa estão ocupados, inclusive um leito de UTI reservado para atender outros casos, acabou destinado para paciente com o novo coronavírus. Há 10 leitos de UTI no Hospital Regional e todos também estão lotados. Várias pessoas em...

Deputado, Mesa da AL e incoerência

claudinei 400   Claudinei Lopes (foto), delegado de polícia que, na onda Bolsonaro, se elegeu deputado pelo PSL, em 2018, se mostra cada vez mais incoerente. É daqueles que gostam de levantar polêmicas e críticas, mas sem consistência. Ele se manifestou, por exemplo, contra a reeleição à Mesa...

Dilmar ensaia disputa para federal

dilmar dal bosco 400   Todos os deputados estaduais querem buscar a reeleição, com exceção de Dilmar Dal Bosco (foto), que está no terceiro mandato. Integrante da nova Mesa Diretora da Assembleia, como primeiro-vice-presidente, e líder do Governo Mauro, Dilmar não esconde o desejo de disputar cadeira...