Últimas

Terça-Feira, 22 de Dezembro de 2009, 12h:02 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

CÂMARA DE CUIABÁ

Vereadores aprovam relatório da CPI e arquivam denúncia

   Os vereadores de Cuiabá aprovaram, por unanimidade, o relatório final da CPI que iria investigar o presidente Deucimar Silva (PP) e arquivaram denúncias de compras superfaturadas supostamente feitas pelo progressista. Eles não detectaram nenhuma irregularidade. “Sendo assim, comprovada a regularidade do procedimento de aquisição de material gráfico, objeto de criação da presente CPI, concluímos pelo arquivamento do processo, dando esta Comissão por concluídos os trabalhos”, disse o relator Chico 2000 (PR), pouco antes da votação. Além dele, fazem parte da CPI, Paulo Borges (PSDB) (presidente) e Éverton Pop (membro). Segundo Chico, os membros chegaram a esta conclusão após fazer uma coleta de preços em várias empresas gráficas de Cuiabá. “Não detectamos qualquer superfaturamento em nenhuma das planilhas de preços que fizemos nas gráficas de da Capital”, afirmou o republicano.

   O relatório foi lido nesta terça (22), após a suspensão da sessão ordinária por 15 minutos para a deliberação do plenário.  A Comissão foi criada após um site da Capital acusar Deucimar de efetuar compra superfaturada de materiais gráficos. Chico 2000, do plenário, fez questão de negar que tenha proposto a CPI com o intuito de ajudar o então vereador Lutero Ponce (PMDB), acusado de ato de improbidade. O peemedebista foi cassado dias depois da Comissão ser instaurada. Chico é tido como pertencente ao grupo de Lutero e teria articulado a CPI como forma de pressionar Deucimar a mudar o quorum de maioria absoluta para dois terços, numa tentativa de salvar o peemedebista da cassação. Agora, ele relata a inocência do progressista. “Fiz a denúncia nessa época porque foi o momento em que as denúncias ocorreram”, justificou.    

   Antes da leitura do relatório, o desconforto dos parlamentares era evidente e a maior parte deles permaneceu fora do plenário. O vereador Washington Barbosa (PRB), que presidiu a sessão, teve que intervir por duas vezes: “Senhores vereadores que estão no corredor, retornem ao plenário porque não há quorum”, pediu o parlamentar. Antes da votação do relatório, os vereadores "conversaram" bastante. Os parlamentares parecem ter fumado o “cachimbo da paz” e evitaram polêmicas. Realizam a última sessão extraordinária nesta quarta (23) e entram em recesso. As atividades serão retomadas em 2 de fevereiro.  (Patrícia Sanches)

(13h10) - Fernandes sobe à tribuna e registra voto contrário ao arquivamento

  Minutos após a votação do relatório final da CPI, o vereador Antônio Fernandes subiu à tribuna para registrar o seu voto contrário ao arquivamento da denúncia contra Deucimar. "Votei pela constitucionalidade do relatório da Comissão, mas sou contrário ao arquivamento das investigações", disse o tucano.

------------------------------------------
Clique aqui para ler o relatório final da CPI

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • josé moreira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Deus seja louvado vereador Antônio Fernandes! Ou te ama ou te odeia! mais vc provou que vc tem princípios e atitude ,meus sinceros votos de agradecimentos pela coragem de ficar do lado do povão. bom fim de ano e conciência tranquila!!!!!

  • Alexandre | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Até parece que o Mundo é um Circo e vivemos um grande espetáculo!! Alíás, é covardia comparar o Circo que nos diverte tanto com esse bando de pessoas hipócritas que se fazem de defensores da moralidade e dos bons costumes. É uma vergonha a maneira como a classe política vêm desrespeitando o povo e somente legislando em causa própria com raríssimas e honrosas excessões! O pior é ver que aqueles que deveriam fazer valer a justiça também deixam a desejar no atendimentos aos anseios populares (lembrem do caso das empreiteiras do PAC). Nossos nobres Vereadores e demais interessados (população, judiciário, MP, ONGs, etc) deveriam agir da mesma maneira com todos (dificilmente sobraria algum dos políticos que aí estão), porém pegam alguns como bode espiatório e deixam os demais ilesos para transmitirem a imagem de que estão fazendo o bem! Onde está o mesmo rigor que houve com Lutero e Ralf (não estou dizendo que são inocentes) quando se compara a alguns medalhões como Chica Nunes, Humberto Bosaipo, José Riva, Deucimar, etc... Mas tenho uma constatação muito clara sobre o assunto, isso somente vai mudar o dia em que nós, eleitores, mudarmos nossos comportamentos e votarmos conscientemente e após isso cobrarmos resultados! Enquanto a população usar o período eleitoral para tirar alguns proveitos, o que é ilusão, pois você troca uns meses melhores por quatro anos horríveis, esse cenário não muda! Acorda Brasil!!!

  • BOB MARLEY CUIABANO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    TODOS FARINHA DO MESMO SACO, COMO E QUE A CPI IRIA EM FRENTE. VEREADOR POP E O SACO DO DEUCIMAR, SE TIRAREM UMA FOTO DE CORPO INTEIRO, SAI O POP GRUDADO NO SACO.
    PARABENS AO VEREADOR ANTONIO FERNANDES QUE E DIGNO DA VERDADE E PODE CONTAR COM OS BROTHERS AQUI SEMPRE. POIS E UNICO QUE AINDA SALVA DESSA ALCATEIA

  • LUIZ CARLOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Vereador Antonio Fernandes só votou contra por que os 18 vereadores já haviam votado pelo arquivamento, mas se precisasse só do voto dele para arquivar podem apostar que ele votaria pelo arquivamento. FISIOLOGISTA. Quem não conhece que compra. Aprova a venda de uma rua e não vai arquivar CPI? Já votou pelo arquivamento de processo contra Lutero na primeira vez. Esses que estão o elogiando neste blog devem ser os assessores lambe lambe.

  • marcos roberto arcanjo dias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero elogiar o Sr. vereador Antônio Fernandes pela coragem de registrar seu voto contrário ao arquivamento da CPI e diser também aos demais vereadores que só se faz uma omelete quebrando os ovos, e é isso o nobre vereador fez, sem medo de ser feliz, belo exemplo de homem publico. Parabéns vereador.

  • Suelen Azevedo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Senhor Luiz Carlos, se é que você se chama mesmo Luiz Carlos, você deve ser um lambe lambe do Wilson Santos ou do Deucimar, com quam mora você vem criticar o único vereador que teve coragem de peitar o poder?
    va la na cãmara e acompanha as votações para ver que o ver. Antonio Fernandes é um dos primeiros a votar até porque as votações é por ordem alfabetica.
    Luiz Carlos o senhor é um dos bate pau do Deucimar eu te conheço...

  • jota ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Rita de Cassia Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ai sim poço passar a acreditar nas palavras deste Vereador Antonio Fernandes, pois as posições dele tem sido coerente e agora com o Titulo de único que votou pelo não arquivamento da CPI merece elogios.
    Antonio Fernandes te cuida, pois você esta num ambiente que não é o altar que você sabe bem celebrar, Deus te proteja.

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...