Últimas
Segunda-Feira, 07 de Janeiro de 2008, 18h:46 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Vereadores defendem consenso sobre Soares
A escolha do novo secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Soares, vem causando polêmica. Entre os vereadores, que recebem R$ 7,5 mil mensais para, entre outras atribuições, fiscalizar os atos do Poder Executivo, as opiniões se dividem. Domingos Sávio (PMDB), por exemplo, critica a postura do prefeito Wilson Santos (PSDB) e o modo como a pasta tem sido administrada. “O prefeito tem de parar e ouvir a categoria. Todos estão cansados de fisiologismo e indicações políticas, critica o vereador peemedebista.
"São passos errados que matam pessoas. O prefeito não vai acertar, enquanto não acabar com os desmandos na Saúde. Com certeza não é a indicação política que vai resolver. Vai resolver, sim, se a escolha for por alguém competente e técnico e que tenha amor pelo próximo”, completou.
Já Lúdio Cabral (PT) acredita que o prefeito fez uma escolha e que agora deve ser avaliada ações que Soares tomar assim que for nomeado. Ele mantém uma posição neutra, mesmo sendo médico sindicalizado. Prefere esperar as primeiras ações na prática do futuro secretário. “O sindicato dos Médicos (Sindmed) merece ser ouvido, mas em cima das ações que ele tomar”, ponderou.
O vereador Luiz Poção (PP) defende a categoria ao afirmar que toma como referência o pensamento dos funcionários da Saúde, que rejeitam a nomeação de Soares. “O sindicato tem lutado de uma forma muita clara pela infra-estrutura da Saúde. Tomo como base o corpo da Saúde. É preciso que eles entrem em um consenso”, declarou.
Defesa
Os parlamentares da base reforçam a decisão do prefeito. Permínio Pinto (PSDB), por exemplo, disse que o que estão fazendo com Luiz Soares é uma crueldade e que ele tem uma experiência política e que vai ajudá-lo a gerenciar a Saúde. “Discordo dos juízes de valores que propagam por aí. Acima de tudo Soares é uma figura política competente. O que as pessoas fazem é confundir exigência com arrogância. É isso. Soares vai cobrar mais trabalho dos profissionais”, pontuou o tucano.
Dilemário Alencar (PTB) defende o entendimento entre o prefeito e a categoria. “Eu acredito que deve fazer uma espécie de mesa-redonda e quem sabe até o Sindimed indicar o secretário-adjunto", sugeriu o parlamentar.
Soares toma posse no próximo dia 14, sob protesto dos sindicatos e associações que representam os cerca de cinco mil servidores da Saúde. O clima é de tensão. Os sindicalistas temem que Soares adote o estilo austero e antidemocrático. Segundo eles, esse é o verdadeiro perfil do futuro secretário, o mesmo que teria apresentado enquanto secretário de Saúde da administração Roberto França. (Simone Alves)
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
JEOVALDO ROSA DE MAGALHÃES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Eu tenho a solução para esse problema, tudo que é polemico não e resolvido no voto!!!! Então vamos fazer como nas creches que renovou, vamos decidir no voto, que o PESSOAL DA SAÚDE ESCOLHA SEU NO LIDER, DIGO SECRETÁRIO NO VOTO. E pronto está resolvido. Bom ou ruim delhe tempo 1, 2 ou 3 anos de mandato. Se não pestar, nos votamos denovo não e assim na politica??? Temos de esperar 4 anos para resolver a parada do MUNICIPIO, ESTADO E PRESIDENCIA DA REPUBLICA. A sujestão está dada. Fui....
-
Maria Aparecida Tomazzini | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Sou funcionária pública há 15 anos, e realmente precisamos de gestores firmes, porém, coerentes e equilibrados.
Na realidade, o descontentamento da maioria dos servidores da saúde não está vinculado à pessoa do Luis Soares; mas em relação às pessoas que fizeram parte da sua equipe, e que certamente retornarão com ele. O Prefeito disse que estava indicando o ex-secretário porque ele tem equipe.
Não generalizando, mas ninguém merece trabalhar com pessoas arrogantes, prepotentes, que pensam estarem acima do bem e do mal. São repugnantes!!!!
Uma coisa é certa, com a ajuda do Luis Soares e sua "equipe", o prefeito Wilson Santos terá a resposta nas urnas.
-
Simone | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O prefeito está certo, Luiz Soares conhece todos os meandros da saúde de Cuiabá, incluindo as malandragens de muitos médicos (faltas a plantões, permanência de poucos minutos nas unidades enquanto recebem por 8 ou 12 hs, maus tratos a pacientes, drenagem de pacientes para consultórios particulares, etc) e das máfias que sugam o desvio do setor, fazendo transfusões de verbas públicas para seus próprios bolsos. Os sindicatos nunca fizeram nada contra esses abusos e temem a fiscalização efetiva que Luiz Soares faz.
-
Carlos Eduardo de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Prefeito Wilson Santos, parabens pela excelente escolha, o futuro secretário Luiz Soares é uma pessoa de carater, acima de qualquer suspeita, trabalhador, honesto e competente, diferente de muitos ( nem todos ) médicos que atendem nas unidades de saude e policlinicas de Cuiaba, quanto ao sindicato dos médicos, deixe pra lá , nunca fez nada pela saude publica de Cuiaba, só querem ganhar sem trabalhar, talvez por isso eles gostam do atual secretário Guilherme Maluf, que passa maior parte do dia em seu hospital particular ou em suas contrutoras e deixa a secretaria sob comando de assessores, quanto aos vereadores que estão criticando a escolha, mande-os trabalhar, e parar de ficar fazendo barulho para fins eleitoreiros.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga