Últimas

Quinta-Feira, 11 de Dezembro de 2008, 14h:19 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CÂMARA DE CUIABÁ

Vereadores ficam mais na briga por nome de rua

   Três vereadores cuiabanos travaram debate na sessão ordinária desta quinta por causa de nomes de ruas. A confusão, que se prolongou por mais de uma hora, começou com a proposta do presidente da Câmara Municipal, Lutero Ponce (PMDB), de substituir o nome da rua no bairro Novo Colorado, denominada hoje de Mário Palma, uma homenagem ao tio do ex-prefeito e ex-deputado Rodrigues Palma. Pelo projeto de Lutero, a rua deve se chamar Joaquim Nunes Figueiredo e não mais Mário Palma.

   O vereador de quarto mandato Luiz Marinho (DEM) ficou na bronca com a proposta. Ele se posicionou contra. Lutero apresentou suas contra-argumentações. Disse que ouviu os moradores do Novo Colorado e que possui em mãos até abaixo-assinados com a reivindicação para a rua receber novo "batismo".

   Em seguida, surge o polêmico Clovis Hugueney, o Clovito (PTB). Ele também criticou o projeto de Lutero. "Daqui a pouco vai querer tirar o nome da minha tia de da rua e aí eu vou estar por aqui para não aceitar". Clovito lembrou que sua colega Márcia Campos (DEM) iria apresentar também uma proposta de batizar uma avenida com o nome do pai Júlio Domingos de Campos, o seu Fiote, que faleceu há menos de dois anos.

   Com sua proposta começou a receber algumas resistências, Lutero decidiu tirá-la de pauta. Enquanto isso, Clovito passou a discutir com Lueci Ramos (PSDB), que presidia a sessão ordinária. Assim que Lutero avisou que o projeto deveria ser retirado, Lueci interrompeu Clovito e disse: "encerrada a discussão". Com olhar de quem não gostou, Clovito dispara: "Eu estou falando! Como você me interrompe assim..."

  Entre outros projetos na pauta, os vereadores aprovaram por unanimidade dos 17 presentes o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCs) dos servidores do Legislativo. A única ausente foi a petista Enelinda Scala. Ela alegou que estava a serviço do PT num evento no Rio de Janeiro. Lutero aproveitou a aprovação do PCCs para se auto-valorizar, se identificando como alguém que "faz pelos servidores".

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Jeovaldo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Venho atravez desta nota, informar os Senhores Vereadores Luiz Marinho, Clovito e os companheiros INTERNALTA ai de cima, que por falta de atenção na leitura do pedido, os DOIS Vereadores defenderão uma causa sem conhecimento, nos aqui não estamos tirando nome de ninguem, esse nome continua, Av Mario Palma, dentro do Ribeirão do Lipa até o Colegio Maria Tomick, a mudança seria dai ate a saida na Av Miguel Sutil, esse trecho se Chama Av Ouro Preto,dentro do Bairro Novo Colorado, então no exposto, não temos CEP nesse pedaço, portanto e justo o que estamos requerendo, e o Nome escolhido e de uma Pessoa de grande valia e estima escolhido por nos, pois ajudou muito nesta região por mais de trinta anos,no seu desenvolvimento, a Homenagem e justa, e queremos nossas correspondencia em nossas residencias, portanto esses dois Vereadores simplemente estão nos prejudicando,repito por falta de atenção na leitura da solicitação, retirando de palta, a nossa reivindicação. Solicito que reveja as suas posições e veja melhor o que está sendo pedido. Não prejudique 6 mil moradores deste Bairro. Nos precisamos do Nome e do CEP, para recebermos as nossas correspondencias e outros documentos, e um apelo que faço. O Bairro esta atrazado a mais de 16 anos por causa desse tipo de comportamento. Já faz quase um ano que fiz essa reivindicação, e quando penso que ia resolver, vem esses dois,desatento, jogar agua suja, no Bairro. Repito não estamos PREJUDICANDO A AV MARIO PALMA E NEM TROCANDO NOME DE NINGUEM, ESSE PEDAÇO SE CHAMA AV OURO PRETO E NÃO TEM O DEVIDO CEP. O QUE ME DEIXOU REVOLTADO E QUE ESSES DOIS TEVE VOTO AQUI, E NUNCA FEZERÃO NADA PARA NOS AJUDAR,E QUANDO TEM A OPORTUNIDADE DE PAGAR PELOS VOTOS OBTIDOS JOGA FORA. ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA OS DEVIDOS ESCLARECIMENTOS E SÓ ME CHAMAR. PRECISSAMOS DOS CEPs DESSAS 7 AV QUE FORAM SOLICITADA. O BAIRRO ESTA NO ATRAZO POR CAUSA DISSO. ROMILSON OBRIGADO PELO ESPAÇO.

  • Jeovaldo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Postei um comentario ontem cade ele???? Ele e muito importante para o Bairro. Vamos lá Romilson nos ajude.

  • Maria de Lurdes Soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    oi romilson,esse jovaldo junto com esses ver. tem que caçar o que fazer,morro nese bairro ribeirão do lipa a mais de 34 anos e já escistia esse nome.av.mario palma,hoje querem mudar o nome com baixo assinado dos moradores ele deve ter usado de má fé com oquê os moradores nós temos mas oque fazer? do que está mexendo com nome de rua,jovaldo nós somos trabalhadores,queremos melhoria para nossa comunidade,não tirar nome de pessoas que foram homenageado ou será que há av vai se chamar jovaldo rosa?presidente

  • Artur Coimbra | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Por favôr srs. vereadores, respeitem os homenangeados ILUSTRES. Em Cuiabá tem rua com nome de dependentes quimicos, socialites etc, que nada fizeram para merecer tal honraria, mas as receberam por serem parentes de polít5icos sem escrúpulos.
    Uma sugestão: no bairro Bôa Esperança e em muitos outros as ruas só tem números.

  • Jeovaldo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Dona Maria, e o que estou fazendo, melhorando o Endereçamento Postal de Nosso Bairro, e não estamos tirando NOME de NINGUEM, mas precisamos do CEP, para melhor os Carteiros, entregar a nossa Correspondencia, e esta e uma das funções de Presidente de Bairro, portanto estou trabalhando, não ganhei para ficar sentado. Faço a minha parte. E a Senhora deveria nos ajudar, não jogar pedra sem razão. Obrigado.

  • marcos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    - mudam os nomes das ruas e não vem os custos disso; são muito arbitrarios, pois todos que tiverem as suas escrituras no registro de imoveis, terão que arcar com onus da mudança em seus registros. etâ falta do que fazer tem esses veradores, o povo que se dane. eles não tem conhecimento nenhum, são apenas vereadores sem conhecimento total. até para trabalhar, não sabem o que é trabalho.

  • Paulo Roberto Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Faltando tudo na cidade e os caras brigando por nomes de ruas.
    È o fim dos tempos

  • Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O conselheiro Valer Albano relator das contas exercicio 2007 de Lutero recomendou a reprovação, será que algum Vereador se interssou pelo assunto, ou não estão nem ai e confiam em Bosipo para rerverter.

  • Joana Maria de Nassardem | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Entre essas e outras tá se vendo pra que pagamos e bem alto preço para pessoas que sem nenhuma preocupação ficam discutindo mudança de nome de rua, como se isso fosse dar vida dígna a população, é vergonhoso pensar que o nosso rico dinheiro sustenta esses parlamentares. Além disso, não se respeitam, são maus exemplos de falta de educação, de respeito e ética.
    Elegemos pessoas que é uma vergonha para a nossa sociedade. Que só tem enganação e interesses próprios. E que não tem nenhum pudor em gastar, gastar e gastar o dinheiro público. Proposta de economizar o dinheiro público ninguém faz, será que é porque não gera votos?

  • neila barreto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sou moradora da Avenida Mário Palma há quase 30 anos. O Dr. Otelo Palma, médico já falecido, já morava na sua chácara com os pais, aqui no Bairro, antes Ribeirão do Lipa, hoje Jardim Mariana. Membro da Loja Maçonica Acácia Cuiabana exerceu a medicina para os pobres. É justa a homenagem da Avenida Mário Palma, pelos relevantes serviços junto à sua cidade e a maçonaria ao seu pai. Na qualidade de jornalista e Historiadora suplico aos Vereadores que respeitem a memória dos homenageados, não permitindo o troca troca de nomes das nossas ruas, becos e avenidas. O povo faz a história da sua cidade. Que os moradores do bairro Colorado, com todo respeito, encontre outra rua para colocar o nome do seu homenageado. Imagine você 30 anos em uma rua e ai ter que mudar uma vida de endereços, cadastros, referências, amigos, correios e outros. Dr. Otelo merece respeito e a história agradece aos senhores Vereadores pela permanência do nome e respeito aos cuiabanos e mato-grossenses homenageados.

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.