Últimas

Quinta-Feira, 12 de Março de 2009, 10h:26 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

CÂMARA DE CUIABÁ

Vereadores negam pedido de anulação de processo


Ralf utiliza manobra jurídica para protelar a votação do processo por quebra de decoro parlamentar
Foto: Musmê Pecini

   A Comissão de Ética da Câmara Municipal de Cuiabá negou nesta quinta o pedido do vereador Ralf Leite (PRTB) para que fosse anulado o procedimento de investigação contra ele por quebra de decoro parlamentar. Ele alegou que membros da Comissão começaram a colher depoimentos no início do mês, antes mesmo da publicação do ato investigatório instituído, em 20 de fevereiro, pela Mesa Diretora da Câmara.

   Apesar de negar o pedido de nulidade, a Comissão aprovou outras quatro solicitações do advogado de defesa, Alfredo Gonzaga, que prevêem novo depoimento dos policiais militares envolvidos no caso e do adolescente flagrando em ato sexual com Ralf Leite. Desta vez, os três serão ouvidos na presença do advogado e do próprio vereador. Com a "manobra", Ralf conseguiu protelar, em ao menos 15 dias, a entrega do relatório final da Comissão de Ética que, posteriormentem será votado em plenário. "Temos que respeitar o direito de ampla defesa, por isso teremos ouvir novamente as testemunhas. Quanto a nulidade do processo não aceitamos porque não cometemos nenhuma irregularidade", garante o relator da Comissão de Ética da câmara Domingos Sávio.

   A Comissão aprovou ainda o pedido da defesa para ter acesso a todos os documentos referentes à investigação, e ao ofício encaminhado pelo Corpo de Bombeiros em que consta a informação de que Ralf Leite foi exonerado dos quadros da corporação. "Até a data dos fatos, o meu cliente ainda fazia parte do Corpo de Bombeiros. Portanto, não houve falsidade ideológica", sustena o advogado de defesa. 

   O vereador do PRTB é acusado de quebra de decoro parlamentar por supostamente ter utilizado a prerrogativa de ser vereador para ameaçar PMs que o detiveram enquanto estaria praticando ato libidinoso com um travesti menos de idade. Ele sustenta a versão de que foi extorquido pelos PMs e, por isso, foi aberta uma sindicância interna pelo Comando Geral da Polícia Militar. O vereador será ouvido pelos militares nesta sexta (13), às 11h. Ralf responde criminalmente aos crimes de exploração de menores, desacato à autoridade, ameaça e falsidade ideológica.

(10h40) - Advogado de Ralf admite que não houve extorsão por policiais 

Alfredo Gonzaga, advogado de Ralf   O advogado do vereador Ralf Leite, Alfredo Gonzaga, demonstrou nervosismo e chegou a entrar em contradição nesta quinta (12), durante uma coletiva na Câmara Municipal. Gonzaga reconheceu que não houve tentativa de extorsão por parte dos policiais militares que flagraram Ralf em ato sexual com um adolescente travesti. "O menor não confirma que houve pressão por parte do vereador ou qualquer tipo de extorsão pelos policiais. Não houve nada", deixou escapar em conversa com os jornalistas. Esta era a principal tese sustentada por Ralf. O advogado também avaliou que houve contradição no depoimento dos policiais à Comissão de Ética, mas não soube precisar quais seriam as incoerências. "Vocês terão uma cópia de nossa defesa", se limitou a dizer o advogado. Gonzaga ressaltou que não entrou no mérito da questão no documento de defesa de Ralf porque os procedimentos legais não foram seguidos à risca. Ele alega que o vereador foi notificado antes da data de publicação, na Gazeta Municipal, da abertura de processo contra seu cliente. "Fomos notificados no dia 18, o que é irregular. Isto deveria ter acontecido depois do dia 20". O advogado sustenta ainda que o ato de nº 003/09 prevê que será utilizado tão somente o Código de Ética da Assembléia e que a Comissão não respeitou os trâmites legais previstos pelo Código. "Lá consta a necessidade do acompanhamento de um corregedor da criação de uma subcomissão, isto não ocorreu".

   O presidente da Comissão, vereador Éverton Pop (PP), por outro lado, assegura que no ato é citado que serão seguidos todos os códigos de ética em vigor e que, portanto, não houve desrespeito à legislação. "Estamos nos baseando em vários códigos, mas vamos respeitar o que diz a Constituição Federal. Ela é suprema e está nos norteando. Não há motivos para a nulidade deste processo", explicou, em plenário, ao ler a ata que deliberou sobre a defesa prévia de Ralf. Pop assegura ainda que o artigo 14 da Constituição prevê mas não torna obrigatória a instituição de Corregedoria e Subcomissão. (Patrícia Sanches e Andréa Haddad)

(11h50) - Advogado diz que foi mal interpretado ao falar de suposta extorsão

  O advogado de Ralf, Alfredo Gonzaga disse nesta quinta (12) que foi mal interpretado em entrevista. Ele nega ter entrado em contradição.  "Quis dizer que o travesti, única testemunha, assegura em depoimento que não se lembra de ter ouvido algum tipo de extorsão de Ralf ou dos PMs", afirma Gonzaga.

  •   Confira aqui íntegra da Ata da Comissão de Ética sobre defesa de Ralf

--------------------------------------------------------------------------------------------

Clique no play e veja os vídeos

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • José Luis da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Enquanto isto a Camara Municipal continua sangrando, o coronel continua tentanto intimidar testemunhas e os mercadores vão subindo o preço.

  • anita | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É inacreditavel, a maneira suja e absurda que esse garoto vereador Ralf Leite, filho de um Cel da Policia Militar e que tbem tem vinculo empregaticio c/ a instituição vem fazendo..desde que foi flagrado em situações nada aconselhavel p/ um agente publico e politico em companhia de um travesti menor de idade em vias públicas, ele ralf leite vem dizendo que isso que é perseguição, montagens, enfim esquema p/ prejudica-lo, só falta ele dizer que os policiais militares que o abordaram foi quem levou ele até o local, levou p/ ele o menor travesti e pior ainda, desceu suas calças...e obrigaram-no a fazer o que ele bem sabe que estava fazendo...será que ele esta pensando mesmo que a sociedade, a população cuiabana é idiota, palhaços, burros..poxa custa esse garoto ser um pouquinho mais humilde e parar de deobachar da cara do povo, entrega, devolva logo esse cargo de parlamentar que não é seu e sim da sociedade que depositou nas urnas votos honestos a seu favor..chega de tentar convencer que é vitima...vítima é o menor que mesmo sendo travesti estava sendo aliciado por vc seu ralf leite...

  • Marcelo Teixeira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Que situação complicada hein Ralf Leite?

    O advogado vem desmentir que entrou em contradição. E o que ele alega?

    Diz que o travesti, única testemunha...

    É feio isso hein? O advogado deixando bem claro a prática de ato libidinoso.

    Que vergonha.

    Renuncia logo cara. Vai fazer o que você gosta sem ninguém te pertubar.

  • juca do guarana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    isso ai esta tudo armado ja, os verereadores negaram esse pedido de anulacao do ralfenomeno pra mostra pro povo que ta sendo duro, mas isso td eh conversa fiada ja esta td armado pra absolverem ele, e tem mais isso tem dedo do riva.... prq o mesmo que apoio pro senado... entao ele que todos ao seu lado... semana que vem quando sai a resposta da comissao de etica, eu voltarei pra falar eu ja sabia........

  • João Nepomuceno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • ANTÔNIO CUIABANO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Somente pelo simples fato de reconhecer que mentiu, que não houve extorção por parte dos PMs, é suficiente para a cassação.
    O homem público tem que ter conduta ilibada. Fora com o filhinho do coronel. Cuiabá não merece.
    Uma pergunta: quando é que a Câmara efetivamente vai começar a trabalhar?

  • Abaixo-assinado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    http://www.petitiononline.com/foraralf/petition.html
    Vi hoje, nos jornais, o Ralf afirmando que tem um abaixo-assinado de 2500 assinaturas pedindo que ele continue na Câmara. Eu duvido da autenticidade dessas assinaturas, mas de qualquer forma, vamos mostrar que há mais gente que isso querendo exatamente o contrário, que a Câmara faça o seu papel e casse o mandato dele, e que depois as autoridades competentes o punam de acordo com a lei.
    Acho que se muita gente assinar, o abaixo-assinado pode ter repercussão. Pra assinar basta escrever o nome e o e-mail(o e-mail não será mostrado no site).
    Criei esse novo tópico, contrariando as regras da comunidade, por entender que é de suma importância a divulgação deste abaixo-assinado.
    Vamos nos mobilizar e divulgá-lo, de forma a demonstrar que não aceitamos que este sujeito continue como vereador e suposto representante do povo de Cuiabá.

  • Dedo Duro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ralf leite o eterno bad boy vc lembra daquela vez que vc atirou na porta do colegio master?? vc lembra quando trocou tiros na porta do getulio??vc lembra de quantas festas vc acabou??vc lembra em quantas pessoas vc humilhou??
    E Ralf tudo na vida tem um preco e, e a fatura que bateu a sua porta foi muito alta, o preco e a sua RENUNCIA.
    RENUNCIE JA!!!


  • jussara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    meu Deus,meu Deus!.tenha piedade desses invejosos,desses julgadores....se vCs axam ke o ralf é tudo isSo,ke afirmam ke ele é..pq não vão a delegacia e deponham acusando ele?? vC ai do abaixo assinadocara se ele quiser,tem o pessoal do Jd. vitória prara defender ele.que tem coragem para ir até a câmara,não fikar fazendo abaixo assinado pela internet não.conheço ele pelas suas ações sociais,e a bondade ke tem com as pessoas........reunem a sua turma ke vÔ reunir a minha para irmos pra frente da câmara,vamOs ver quem ganha?? se é a pObreza ou se é esses internautas ke não tem o ke fazer.vai ajudar alguém cara!eskece da vida dele.aproveita e cham os jornalistas também
    que gostam de cuidar da vida dos outros

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.