Últimas

Quinta-Feira, 29 de Maio de 2008, 10h:46 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

LEGISLATIVO

Vilma toma posse como 1ª mulher negra na AL


Vilma Moreira é empossada em substituição a Chico Galindo
Foto: Widson Maradona

   Com uma torcida "organizada", Vilma Moreira (PSB) tomou posse nesta quinta (26) de uma cadeira  na Assembléia. Com um discurso enfático, anunciou que buscará o terceiro mandato de vereadora por Rondonópolis neste ano e ainda disputará o cargo de deputada estadual em 2010. "Se Deus quiser, em 2010, tentarei uma vaga como titular desta Casa". Primeira mulher negra no parlamento mato-grossense, Vilma substitui o deputado Chico Galindo (PSB), que se licenciou da AL ao alegar motivos pessoais.

   Empolgada, Vilma destacou o fato de ser mulher e negra. "Essa negra chegou para cá (AL) com muita garra e muita luta". A socialista ficará na Casa por 120 dias. Agradeceu Galindo por ter cumprido o acordo de rodízio firmado na eleição de 2006. "Galindo tem cumprido com o que combinamos". (Pollyana Araújo)

(Às 11h16) - Na frente de Sachetti, Muniz ameniza discurso

   O deputado Percival Muniz (PPS), uma das maiores lideranças políticas de Rondonópolis, se sentiu intimidado com a presença do prefeito do município, Adilton Sachetti (PR), e usou um discurso um tanto apaziguador. Muniz sempre usa a tribuna para atacar o republicano, que de aliado passou a ser o seu maior adversário. "É muito importante para Rondonópolis superar nossas divergências políticas", disse o socialista numa referência a Sachetti.

   Diz que Sachetti é muitas vezes criticado, porém, muitas vezes elogiado. "Nossa cidade está vivendo um momento importante, pois estamos saindo da crise do agronegócio. Hoje, o segmento está a todo vapor", enfatiza. Por outro lado, avalia que as críticas também são importantes para o desenvolvimento do município. "Criticar também faz parte da democracia, mas muitas vezes as pessoas não entendem isso".

(Às 11h52) - Pátio diz que confronto será positivo

  O deputado Zé do Pátio (PMDB), pré-candidato a prefeito de Rondonópolis, disse ao prefeito Sachetti, que estava presente na sessão para participar da posse da deputada Vilma Moreira, que o embate pelo comando da prefeitura do município será positivo. "Não quero que esse nosso contraponto fosse visto como algo negativo, mas como uma coisa positiva para a democracia e para a nossa cidade".

   Adversário de Sachetti nas urnas, Pátio enfatiza que não vai dizer quem é o melhor nome para Rondonópolis e que a resposta ficará a cargo da população. "Quem vai ganhar na eleição é a sociedade que terá um bom debate. Vamos construir essas divergências com nível, elegância e postura". Ao dar as boas vindas à Vilma, Pátio diz que a Câmara de Rondonópolis é uma excelente escola de formação da vida pública. "Quantos deputados e políticos emergiram da Câmara de Rondonópolis". Pátio lembra que foi vereador por três mandatos.

(Às 13h25) - Percival alega que foi elegante

   Percival Muniz alega que não "afinou" diante de Sachetti e que apenas manteve uma postura elegante. Ele argumenta que a posse de Vilma não era  momento para intrigas. "Era um momento de posse e não haveria porque haver briga. Mantive a minha postura independente", disse ao lembrar que ao final do discurso alfinetou Sachetti. "Fui até mal educado no final, quando disse que a cidade estava reunida, mas não unida".

Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Saúdo com reverência a chegada de uma negra ao Parlamento Estadual. Um Parlamento que nos tem causado decepções constantes, porque formado por políticos que desrespeitam o povo que lhes outorgou pelo voto o direito de representá-los, e eles, Deputados, o fazem muito mal. Alguns, uma grande maioria, nem o fazem. Mas, o fato de possuirmos atualmente um Parlamento pífio, envolvido em escândalos policiais os mais diversos, descompromissado com os interesses legítimos e prementes da sociedade matogrossense, não nos impede de, ainda assim, acreditar ue um dia teremos uma Casa do Povo formada por homens dignos, que façam da política o trampolim natural voltado aos verdadeiros, legítimos e necessários anseios da população de nosso Estado. Acreditamos ainda que nosso Parlamento, um dia, será efetivamente aquele voltado aos interesses de nossa população; será efetivamente o Parlamento do Povo, formado por homens competentes, honestos, principalmente honestos, que orgulharão seus eleitores. Por acreditar nesse dia, saúdo a chegada da Deputada Vilma, representando não só o povo, mas também uma raça de irmãos que constantemente são humilhados, desrespeitados em seus direitos,tratados como raça inferior, quando na verdade são eles, os negros, os responsáveis pelo nascimento e progresso deste país. Espero que a nobre Deputada, ainda não contaminada pela banda podre daqueles que assentam em nosso Parlamento, exerça efetivamente o seu mandato respeitando todas as camadas da população matogrossense e atuando em benefício do nosso povo. Seja bem vinda, Deputada.

  • Evangelista | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse discurso do Percival está muito estranho, será que ele está seguindo o exemplo do Maksuês Leite ou a mala preta do Blairo está falando mais alto com ele também.

  • Pedro Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quem diria hein Percival, já está a serviço do Blairo para atrapalhar o Zé do Pátio, você não muda mesmo né! é mais um que usa a política só para negociar.

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ASSISTI A POSSE DA NOVA DEPUTADA, O DISCURSO DE SER A PRIMEIRA NEGRA NA AL FICARIA BEM MELHOR SE ELA TOMASSE POSSE COM O VOTO DO ELEITOR, E NÃO ATRAVÉS DE ACORDOS POLITICOS PARTIDÁRIOS.!!

  • Thiago Muniz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu assisti a posse ao vivo, o discurso do Percival foi o mais aplaudido pelo publico presente no plenario, (5 vezes), isso mostra a grandeza de seu nome perante a população presente, que era em peso de Rondonopolis. Tambem mostra claramente que seu nome supera os outros dois, o de Ze do Patio e Adilton! Quanto a fala de que as divergencias politicas nao devem atrapalhar o crescimento da cidade, é mais um posicionamento correto por parte do deputado, uma vez que isso não diminui 1 milimetro seu posicionamento em relação ao atual prefeito de Rondonópolis. Uma coisa tem que ficar clara, o lado político que cada um escolhe nao deve interferir nas necessidades da população e esta, nao pode pagar por brigas politicas. Essa com certeza é a posição do deputado Percival e ele ja teve a oportunidade de provar isso como prefeito, com coerencia, firmeza e sempre pensando no bem da cidade e no melhor para o povo de Rondonopolis.

  • Cesar Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E AGORA JOSÈ

    Tudo tem hora para se fazer crítica. O discurso de Percival foi elegante. Se tinha alguém que deveria aproveitar a oportunidade e criticar a administração de Seaquetti era o Dep. Zé Carlos. E assim mesmo não o fez e nem tão pouco podemos dizer que ele afinou, pois o momento era de festa.

    O Parlamento recebia pela primeira vez uma negra, muito competente e, que com certeza fará história no Parlamento e, será motivo de orgulho para nós matogrossenses.

    Quanto a opinião do Pedro ele deve está errado, pois pelo visto Percival não é de correr atrás de mala preta. Porém o deputado Zé Carlos terá que explicar a aliança de Bezerra com Wilson Santos, logo desfeita quando Bezerra soube que Mauro Menses era o candidato do PR, de Blairo e da turma da botina.

    Zé Carlos é carne e unha com Bezerra. .

  • Fernando | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    era de se esperar um parente do Deputado Muniz tomando as dores, vc não sabe o que diz Thiago: um homem como zé carlos do patio com toda experiência politica e o mais importante honesto, coisa que seu parente percival muniz não é. Ficou rico metendo a mão nos cofres da Prefeitura.

  • Thiago Muniz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Fernando, eu tive coragem de colocar meu nome sobrenome e email corretos, gostaria que vc tivesse a mesma coragem. Nao emiti nenhuma opinião negativa à respeito do Deputado Zé do Patio, que alias, é uma pessoa que eu tive a oportunidade de conhecer e respeito muito. Apenas acho que o PPS tem o melhor nome para Rondonópolis. Isso é um direito, e independente do grau de parentesco escolhi o PPS por acreditar no trabalho do Percival e de todos nossos companheiros de partido. Fora isso, tenho um bom relacionamento com todos, PR, PMDB, etc. E acho que é assim que se faz politica, respeitando a todos e valorizando principalmente os nossos pares. Você deveria respeitar o nosso partido e nossa liderança maior, porque poderemos inclusive estar juntos amanha ou depois!

    Thiago Muniz

    Pres. Juventude do PPS - Rondonópolis

  • José Maria Rodrigues | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Fernando você critica o Percival, porém seu candidato está morrendo de vontade que o mesmo o apoie, pois sabe que percival tem grande influencia em rondonopolis.
    quero vê se muniz apoiar patio, você vai continuar com esse dicursinho mesquinho.

  • Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vamos procurar a Deputada para entregarmos copia dos 55 processos contra parlamentares e servidores acusados de desviarem mais de R$ 100 milhões dos cofres da AL,
    até o momento nem um parlamentar tomou providências, coniventes ou omissos. Passou da hora de serem denúnciados por prevaricação.

Mauro, desgastes e projeto à reeleição

mauro mendes curtinha   Não há como negar que o governo Mauro Mendes (foto) enfrenta forte desgaste por causa das medidas restritivas de combate à Covid e, principalmente, devido à exigência da sociedade de maior investimento e planejamento na Saúde. Por mais que o Executivo divulgue feitos e liste...

Thiago, respaldo da igreja e reeleição

thiago silva _curtinha_400   O deputado estadual Thiago Silva (foto) começa a labuta pela reeleição e não terá uma tarefa fácil pela frente. Thiago faz parte do grupo da Assembleia de Deus, que sempre prioriza o colega de Parlamento Sebastião Rezende, que vai tentar o sexto mandato. Curiosamente,...

2 suplentes já estreiam em Cuiabá

alex rodrigues 400   Com menos de quatro meses de mandato, dois dos 25 vereadores cuiabanos reeleitos no ano passado já pediram licença para abrir espaço a suplentes. Diego Guimarães (Cidadania) se afastou por 30 dias. Em sua cadeira está Maysa Leão, do mesmo partido. Marcrean Santos (PP) pediu afastamento...

Governista 2 e o desafio da reeleição

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), que conseguiu retornar à Assembleia "sangrando" nas urnas de 2018, impactado pelo desgaste pela defesa intransigente do Governo Pedro Taques, se prepara para atravessar outro purgatório no próximo ano, em busca de mais um mandato. O deputado tucano carrega desgaste...

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...

Derrotado ensaia disputa ao Governo

reinaldo morais 400 curtinha   O empresário Reinaldo Morais (foto), o rei dos porcos, está disposto a gastar mais uns milhões com nova candidatura majoritária, agora para governador. No ano passado, concorreu ao Senado e obteve votação decepcionante. Foi o penúltimo colocado numa corrida com 11...