Últimas
Quinta-Feira, 29 de Maio de 2008, 10h:46 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Vilma toma posse como 1ª mulher negra na AL
Vilma Moreira é empossada em substituição a Chico Galindo
Foto: Widson Maradona
Com uma torcida "organizada", Vilma Moreira (PSB) tomou posse nesta quinta (26) de uma cadeira na Assembléia. Com um discurso enfático, anunciou que buscará o terceiro mandato de vereadora por Rondonópolis neste ano e ainda disputará o cargo de deputada estadual em 2010. "Se Deus quiser, em 2010, tentarei uma vaga como titular desta Casa". Primeira mulher negra no parlamento mato-grossense, Vilma substitui o deputado Chico Galindo (PSB), que se licenciou da AL ao alegar motivos pessoais.
Empolgada, Vilma destacou o fato de ser mulher e negra. "Essa negra chegou para cá (AL) com muita garra e muita luta". A socialista ficará na Casa por 120 dias. Agradeceu Galindo por ter cumprido o acordo de rodízio firmado na eleição de 2006. "Galindo tem cumprido com o que combinamos". (Pollyana Araújo)
(Às 11h16) - Na frente de Sachetti, Muniz ameniza discurso
O deputado Percival Muniz (PPS), uma das maiores lideranças políticas de Rondonópolis, se sentiu intimidado com a presença do prefeito do município, Adilton Sachetti (PR), e usou um discurso um tanto apaziguador. Muniz sempre usa a tribuna para atacar o republicano, que de aliado passou a ser o seu maior adversário. "É muito importante para Rondonópolis superar nossas divergências políticas", disse o socialista numa referência a Sachetti.
Diz que Sachetti é muitas vezes criticado, porém, muitas vezes elogiado. "Nossa cidade está vivendo um momento importante, pois estamos saindo da crise do agronegócio. Hoje, o segmento está a todo vapor", enfatiza. Por outro lado, avalia que as críticas também são importantes para o desenvolvimento do município. "Criticar também faz parte da democracia, mas muitas vezes as pessoas não entendem isso".
(Às 11h52) - Pátio diz que confronto será positivo
O deputado Zé do Pátio (PMDB), pré-candidato a prefeito de Rondonópolis, disse ao prefeito Sachetti, que estava presente na sessão para participar da posse da deputada Vilma Moreira, que o embate pelo comando da prefeitura do município será positivo. "Não quero que esse nosso contraponto fosse visto como algo negativo, mas como uma coisa positiva para a democracia e para a nossa cidade".
Adversário de Sachetti nas urnas, Pátio enfatiza que não vai dizer quem é o melhor nome para Rondonópolis e que a resposta ficará a cargo da população. "Quem vai ganhar na eleição é a sociedade que terá um bom debate. Vamos construir essas divergências com nível, elegância e postura". Ao dar as boas vindas à Vilma, Pátio diz que a Câmara de Rondonópolis é uma excelente escola de formação da vida pública. "Quantos deputados e políticos emergiram da Câmara de Rondonópolis". Pátio lembra que foi vereador por três mandatos.
(Às 13h25) - Percival alega que foi elegante
Percival Muniz alega que não "afinou" diante de Sachetti e que apenas manteve uma postura elegante. Ele argumenta que a posse de Vilma não era momento para intrigas. "Era um momento de posse e não haveria porque haver briga. Mantive a minha postura independente", disse ao lembrar que ao final do discurso alfinetou Sachetti. "Fui até mal educado no final, quando disse que a cidade estava reunida, mas não unida".
Postar um novo comentário
Comentários (13)
-
Paulo Mattos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Saúdo com reverência a chegada de uma negra ao Parlamento Estadual. Um Parlamento que nos tem causado decepções constantes, porque formado por políticos que desrespeitam o povo que lhes outorgou pelo voto o direito de representá-los, e eles, Deputados, o fazem muito mal. Alguns, uma grande maioria, nem o fazem. Mas, o fato de possuirmos atualmente um Parlamento pífio, envolvido em escândalos policiais os mais diversos, descompromissado com os interesses legítimos e prementes da sociedade matogrossense, não nos impede de, ainda assim, acreditar ue um dia teremos uma Casa do Povo formada por homens dignos, que façam da política o trampolim natural voltado aos verdadeiros, legítimos e necessários anseios da população de nosso Estado. Acreditamos ainda que nosso Parlamento, um dia, será efetivamente aquele voltado aos interesses de nossa população; será efetivamente o Parlamento do Povo, formado por homens competentes, honestos, principalmente honestos, que orgulharão seus eleitores. Por acreditar nesse dia, saúdo a chegada da Deputada Vilma, representando não só o povo, mas também uma raça de irmãos que constantemente são humilhados, desrespeitados em seus direitos,tratados como raça inferior, quando na verdade são eles, os negros, os responsáveis pelo nascimento e progresso deste país. Espero que a nobre Deputada, ainda não contaminada pela banda podre daqueles que assentam em nosso Parlamento, exerça efetivamente o seu mandato respeitando todas as camadas da população matogrossense e atuando em benefício do nosso povo. Seja bem vinda, Deputada.
-
Evangelista | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Esse discurso do Percival está muito estranho, será que ele está seguindo o exemplo do Maksuês Leite ou a mala preta do Blairo está falando mais alto com ele também.
-
Pedro Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Quem diria hein Percival, já está a serviço do Blairo para atrapalhar o Zé do Pátio, você não muda mesmo né! é mais um que usa a política só para negociar.
-
CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
ASSISTI A POSSE DA NOVA DEPUTADA, O DISCURSO DE SER A PRIMEIRA NEGRA NA AL FICARIA BEM MELHOR SE ELA TOMASSE POSSE COM O VOTO DO ELEITOR, E NÃO ATRAVÉS DE ACORDOS POLITICOS PARTIDÁRIOS.!!
-
Thiago Muniz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Eu assisti a posse ao vivo, o discurso do Percival foi o mais aplaudido pelo publico presente no plenario, (5 vezes), isso mostra a grandeza de seu nome perante a população presente, que era em peso de Rondonopolis. Tambem mostra claramente que seu nome supera os outros dois, o de Ze do Patio e Adilton! Quanto a fala de que as divergencias politicas nao devem atrapalhar o crescimento da cidade, é mais um posicionamento correto por parte do deputado, uma vez que isso não diminui 1 milimetro seu posicionamento em relação ao atual prefeito de Rondonópolis. Uma coisa tem que ficar clara, o lado político que cada um escolhe nao deve interferir nas necessidades da população e esta, nao pode pagar por brigas politicas. Essa com certeza é a posição do deputado Percival e ele ja teve a oportunidade de provar isso como prefeito, com coerencia, firmeza e sempre pensando no bem da cidade e no melhor para o povo de Rondonopolis.
-
Cesar Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
E AGORA JOSÈ
Tudo tem hora para se fazer crítica. O discurso de Percival foi elegante. Se tinha alguém que deveria aproveitar a oportunidade e criticar a administração de Seaquetti era o Dep. Zé Carlos. E assim mesmo não o fez e nem tão pouco podemos dizer que ele afinou, pois o momento era de festa.
O Parlamento recebia pela primeira vez uma negra, muito competente e, que com certeza fará história no Parlamento e, será motivo de orgulho para nós matogrossenses.
Quanto a opinião do Pedro ele deve está errado, pois pelo visto Percival não é de correr atrás de mala preta. Porém o deputado Zé Carlos terá que explicar a aliança de Bezerra com Wilson Santos, logo desfeita quando Bezerra soube que Mauro Menses era o candidato do PR, de Blairo e da turma da botina.
Zé Carlos é carne e unha com Bezerra. . -
Fernando | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
era de se esperar um parente do Deputado Muniz tomando as dores, vc não sabe o que diz Thiago: um homem como zé carlos do patio com toda experiência politica e o mais importante honesto, coisa que seu parente percival muniz não é. Ficou rico metendo a mão nos cofres da Prefeitura.
-
Thiago Muniz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Fernando, eu tive coragem de colocar meu nome sobrenome e email corretos, gostaria que vc tivesse a mesma coragem. Nao emiti nenhuma opinião negativa à respeito do Deputado Zé do Patio, que alias, é uma pessoa que eu tive a oportunidade de conhecer e respeito muito. Apenas acho que o PPS tem o melhor nome para Rondonópolis. Isso é um direito, e independente do grau de parentesco escolhi o PPS por acreditar no trabalho do Percival e de todos nossos companheiros de partido. Fora isso, tenho um bom relacionamento com todos, PR, PMDB, etc. E acho que é assim que se faz politica, respeitando a todos e valorizando principalmente os nossos pares. Você deveria respeitar o nosso partido e nossa liderança maior, porque poderemos inclusive estar juntos amanha ou depois!
Thiago Muniz
Pres. Juventude do PPS - Rondonópolis -
José Maria Rodrigues | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Fernando você critica o Percival, porém seu candidato está morrendo de vontade que o mesmo o apoie, pois sabe que percival tem grande influencia em rondonopolis.
quero vê se muniz apoiar patio, você vai continuar com esse dicursinho mesquinho. -
Gilmar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vamos procurar a Deputada para entregarmos copia dos 55 processos contra parlamentares e servidores acusados de desviarem mais de R$ 100 milhões dos cofres da AL,
até o momento nem um parlamentar tomou providências, coniventes ou omissos. Passou da hora de serem denúnciados por prevaricação.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga