Últimas

Segunda-Feira, 24 de Dezembro de 2007, 15h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ESTRUTURA

Vitto e Daltro articulam para enterrar o Ceprotec


Geraldo de Vitto, secretário estadual de Administração, lidera articulação e o projeto pelo desmonte da autarquia

   Sem alarde, tramita na Assembléia um projeto que acaba com a estrutura do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (Ceprotec). De autarquia, se transformaria numa superintendência, vinculada a secretaria de Ciência e Tecnologia. A idéia partiu do secretário Chico Daltro, um tanto incomodado pelo pouco poder de influência que tem hoje na autarquia, mesmo esta vinculada a sua pasta. A proposta de enterrar o Ceprotec a tem respaldo de Geraldo de Vitto, da Administração. Outra que está na lista do secretário de Administração é a Escola de Governo, que logo será reduzida à estrutura minima. 

   Daltro e Vitto bateram duro para convencer o governador Blairo Maggi de que a mudança trará economia aos cofres públicos. Na prática, porém, pode ocorrer o contrário, já que, ao deixar de ser uma autarquia, o Ceprotec perde autonomia para celebrar convênios com vistas a receber recursos, inclusive federais, além de vir a atuar com menos agilidade. A única economia seria do salário do cargo de presidente, hoje em R$ 7 mil. Hoje o presidente é Luiz Fernando Caldart.

   Os servidores se mostram inconformados com a proposta e começaram a pressionar Caldart. Este, por sua vez, afirma não ter conhecimento da proposta. Alguns acham até que Maggi não teria concordado completamente com a idéia de acabar com o Ceprotec, que conta com 211 funcionários distribuídos em seis unidades de ensino (Barra do Garças, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Diamantino e Tangará da Serra), além da central de Cuiabá.

    O projeto de transformar a autarquia numa superintendência da Ciência e Tecnologia, assim como ocorreu com a Imprensa Oficial do Estado (Iomat), ganhou celeridade durante os três dias da semana passada em que o presidente da Assembléia, deputado Sérgio Ricardo (PR), assumiu o governo do Estado. Estava previsto, inclusive, que seria votado a toque de caixa em uma das cinco sessões extraordinárias da Assembléia realizadas nesta sexta.

   Missão

   O Ceprotec é voltado à formação profissional e tecnológica, tanto dos servidores quanto de quem atua na iniciativa privada. Neste ano, realizou cerca de 7,9 mil atendimentos com cursos técnicos e de formação inicial e continuada de trabalhadores. Só com cursos técnicos foram 2.930 alunos. Em Cuiabá e Várzea Grande, apesar de não existir unidade de ensino, foram feitos 1.050 atendimentos por meio de parcerias, segundo dados da própria autarquia.

   Uma das últimas parcerias e que teve bastante repercussão foi com a Sadia. Resultou na qualificação de 320 jovens no curso de dessossa.  Este ano, 157 parcerias estão em vigências, entre elas com a ADM, Amaggi, Agroamazôni e New Holland.

Postar um novo comentário

Comentários (69)

  • Agripino C. Fonseca | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mais uma do De Vitto! Agora juntou o coringa e pinguim, dois vilões! Blairo se vista de Batmam e detone os dois! E essa contratação sem licitação na Secitec heim? Governador SOCORRO!

  • Agripino C. Fonseca | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mais uma do De Vitto! Agora juntou o coringa e pinguim, dois vilões! Blairo se vista de Batmam e detone os dois! E essa contratação sem licitação na Secitec heim? Governador SOCORRO!

  • Anailton | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    E Srs. Povo do Mato Grosso!

    Enquanto o Gaverno Federal está implantando Novas Autarquias de Educação Profissional através dos CEFETS,( ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS), inclusive em MT, nossos Governantes estão ENTREGANDO O CEPROTEC, aos políticos profissionais para práticas eleitoreiras. Estes Políticos querem simplesmente usar o orçamento do órgão para benefício próprio.
    O fim do CEPROTEC ( fim porque transforma-lo em superintendencia é isto o que representa) mostra a falta de compromisso do GOVERNO DO ESTADO com o povo, e deixa evidente o seu comprometimento com a classe POLITIQUEIRA!
    ESTE TAL DE CHICO DALTRO, só pensa em si e seus parentes que estão mamando nas tetas do Governo!
    Basta dar uma olhada no cabide de emprego que se transformou a SECITEC.
    Antes na Gestão FLÁVIA NOGUEIRA, possuia apenas um velho SANTANA, hoje, os aliados do CHICO DALTRO, desfilam em camionetas e outros veciulos zero KM.
    E o povo?
    E o Estado?
    E o compromisso do Governo?
    E a Educação profissional?
    QUE SE DANE????????

    FAÇO UM APELO A DONA TEREZINHA MAGGI, QUE INTERVENHA NESTA SITUAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    PREZADO ROMILSON!

    NÃO TIRE ESTA MATÉRIA DO SITE, ATÉ QUE HAJA UMA RESPOSTA AO APELO DO POVO DE MATOGROSSENSE!
    ANTES NOS AJUDE A MUDAR ESTE QUADRO, COMO VOCE TEM FEITO AT HOÉJE!!!!!!!

    ABRAÇOS!

  • Catarina Boa Ventura | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu,acho que foi o passo mais correto de todos os tempo,que aconteceu na AL/MT.
    è por ai mesmo,senhores deputados,chega de ter quantidade sem qualidade,temos que reduzir os gastos governamentais,criar tantos órgãos para cabide de emprego.

  • Arilson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Romilson porque você tirou o destaque da matéria do Daltro e do De Vitto? Algo que não podemos saber? Amigo você sempre foi transparente continue assim!
    Feliz Natal e Próspero 2008.

  • Tamfon | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Penso que vale à pena dizer a todos que comentaram essa notícia que a reportagem está facciosa e que os comentários são maldosos, pois não se trata de extinguir o Ceprotec e sim modernizar a Gestão, pois autarquia há muito tempo já percebemos, não funciona a contento, faz mais é inchar o aparelho de estado. E que de ora em diante, outras cidades poderão contar com essa escola técnica, incluindo Cuiabá e Várzea Grande e, quem sabe um dia, até aqui na minha Alto Araguaia, que sofre muito com a falta de oportunidades de capacitação profissional, sendo que os trabalhadores das indústrias que se instalam em função da Ferrovia, são trazidos de fora, exatamente por essa lacuna...
    E concluir, dizendo que não acredita que este governo seja irresponsável - como sugere a reportagem e os cometários - pois, pesquisando o que foi aprovado, trata-se sim de fazer a mesma coisa ou melhor, com muito menos dinheiro. Isso é competência. Parabéns a quem de direito pela iniciativa.

  • Aurélio Augusto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tanfom,

    Será que você sabe que uma escola tem que ter uma entidade mantenedora, ou seja uma Instituição de Ensino, com autonomia didática, financeira e administrativa? (Você sabe o que é isso?) Será que você conhece o passado do Chico Daltro? Será que você sabe quantos Daltros tem na Secitec, Fapemat, Ceprotec e outros órgãos do Governo? Será que você sabe que ninguém foi consultado sobre o assunto, nem mesmos os diretores e demais funcionários das escolas do Ceprotec? Será que você conhece como funciona o Ceprotec, que já atendeu em três anos e meio mais de 26.000 no estado? Será que você sabe como era a Educação Profissional no governo Dante( inclusive deste o Chico Daltro era Secretário)? Será que você pensa na população do carente do Estado? Enfim, será que você não votou no Chico Daltro, heim?

  • Maria Luiza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Esse tanfom deve ser um dos Daltros que está mamando nas tetas do governo, por isso defende esta marautaia, com certeza será beneficiado com essa falcatrua do Daltro e do De Vitto.

  • Maria Luiza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Esse tanfom deve ser um dos Daltros que está mamando nas tetas do governo, por isso defende esta marautaia, com certeza será beneficiado com essa falcatrua do Daltro e do De Vitto.

  • Getulio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Lendo sobre o assunto, fico muito triste,pois aqui em Brasília temos o modelo de Autarquia e o Fundo Estadual criados por Mato Grosso para custear e gerir a Educação Profissional como modelo, sempre que entramos nas discussões sobre o assunto, citamos Mato Grosso como exemplo positivo, pois este estado triplicou o número de alunos matriculados em cursos técnicos nos últimos quatro anos. Os convênios que temos com o estado só tiveram avanços após a gestão dos mesmos passar para a Autarquia, pois estavam todos "parados" na Seduc. Sinto-me realmente frustrado pois acreditávamos que seria um projeto consistente e vendo os comentários e a matéria me parece que se trata de um ato meramente político a transformação da Autarquia em Suprintendência, pois se se concretizar será um enorme retrocesso na Históia de Mato Grosso, que é citado como exemplo justamente por esta concepção enxuta e leve do órgão responsável pela Educação Profissional. Talvez exista outra forma de contemplar interesses políticos, desvinculando os recursos e tirando a autonomia do órgão este está fadado ao atraso. Torço para que se chegue a um bom termo para todos.

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

Hospital cobra R$ 2,4 mi da prefeitura

luiz carlos pereira 400 tce   O Instituto de Saúde Santa Rosa recorreu ao TCE, na esperança de encontrar respaldo para receber R$ 2,4 milhões da secretaria de Saúde da Capital. Argumenta que a prefeitura, com quem mantém contrato desde 2019, está inadimplente, pois não teria pago integralmente os...

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.