Últimas

Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2008, 00h:31 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

Artigo

Viva o 20 de Novembro!

  A data de 20 de novembro tem um importante significado para a história do Brasil, por isso mesmo em um futuro bem próximo será feriado nacional, pois a força do capital tem perdido espaço no mundo e aos poucos os verdadeiros valores de um povo e de uma nação vão se estabelecendo em definitivo. A data em questão não seria apenas mais um feriado em detrimento do ponto de vista econômico, que desqualifica a razão de existência de qualquer situação que não seja produzir riqueza material em qualquer de suas modalidades, todos os dias.

   Assim, não importa mérito ou motivo alegado por nós militantes, o discurso é que, o Brasil não suporta mais um feriado, (suporta sim, logo após esse momento de crise).

   Esse discurso contra o feriado é da minoria organizada que detém o poder, e a maioria desorganizada que tem a decisão de mudança na mão, aceita a imposição do sistema simplesmente por não ter conhecimento de causa. No caso da questão do negro, não percebem que é uma necessidade de confronto político. É a luta por igualdade de direitos na busca de resultados concretos e positivos. Os índices estatísticos do país, principalmente os índices sociais e econômicos, retratam a realidade fria e dura dos números, onde nós negros estamos inseridos negativamente, mesmo assim não somos coitadinhos, estamos na luta.

   Alguns curiosos que se intrometem nesse assunto estão com a mentalidade tão atrasada que na era Obama, eles usam, como referência Agnaldo Timóteo, nada contra ele, merece nosso respeito, mas suas idéias além de ultrapassadas, servem apenas para mantê-lo polêmico e por conta disso freqüente na mídia.

    É a cultura da esperteza, pois, ele tem visibilidade por ser assim, bom para sua vida profissional e só. Não interessa a grande mídia dar visibilidade a negros com conteúdo, senão estarão acelerando o surgimento de um Obama brasileiro, é melhor que apareçam mais Agnaldos Timóteos, enchendo a boca para dizer que negro rico e famoso não casa com negra. E que ele vai defender as negras lindas. Esse é o seu tema preferido, mas isso é uma verdade pontual, não é uma regra, e mesmo que fosse seria um traço da cultura do nosso povo, digo do povo brasileiro que endeusou a beleza eurocentríca.

     Aqueles que não casam por amor quando ficam ricos e famosos são induzidos pelo subconsciente a ter acesso ao poder de ter o que antes lhe pareciam sonhos distante. Mas e daí? Onde fica nossa visibilidade, nos postos de comando, inclusive na cadeira de presidente da república.

   Sei que neste 20 de novembro de 2008, de forma desrespeitosa ainda vão continuar falando de choramingos de negros na luta por igualdade, vão falar também que no Brasil não existe racismo.

    Que seu melhor amigo é negro.

    Que tem negro médico, doutores de várias áreas, que pra isso basta estudar. Mas sei também, que no meio desses que fazem esse discurso vazio, existem alguns que são racistas enrustidos, tem também os analfabetos que não sabem fazer contas que revelam proporcionalidades, por isso, acham que ter um médico negro para cada 200 (duzentos) médicos brancos é natural, os negros não quiseram nem querem ser médicos, e a culpa é deles, e não de um sistema excludente.

    Eles citam fulano ou beltrano que veio de família humilde, lutou com dificuldade e venceu. Dizem o óbvio não compreendendo que esses são exceções que comprovam a regra.

    O sistema não quer que o Estado Brasileiro, pague essa dívida moral e social com nosso povo negro, por isso, são contra as políticas públicas de ações afirmativas, porém, sabemos que isso é apenas uma questão de tempo.

     Porque uma luta justa só conhece o caminho da vitória.

   Encerrando, digo ao povo Brasileiro que em nosso país tem dois heróis, dois mártires, um foi esquartejado e outro decapitado. Um era branco, outro era negro. Um tem o dia 21 de abril como referência e é feriado nacional em homenagem á sua história. O outro tem como referência o dia 20 de novembro e é feriado apenas em 262 municípios dos 5.564 existentes em nosso país, também em homenagem a sua história, depois de muita luta do Movimento Negro, para que isso fosse possível.

    Esse é um exemplo de desigualdade, por essas e outras que lutamos, para que os ideais de Zumbi não tenham sido em vão.

    Viva o 20 de Novembro, dia de um herói brasileiro.
 Viva Zumbi!

  Aurélio Augusto é escritor, ex-vereador por Cuiabá, poeta e presidente da secretaria Estadual do Movimento Negro do PDT (aurelioaugusto@hotmail.com)

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.