Últimas

Terça-Feira, 21 de Abril de 2009, 19h:27 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

ENQUETE

Você aprova ponto facultativo na véspera de feriado?

  Entra no ar uma nova enquete. Agora, a pergunta é sobre ponto facultativo decretado pelos agentes públicos na véspera de feriado, como foi o caso desta segunda (20), que não teve expediente nos órgãos públicos por causa do feriado nacional desta terça (21). No país, neste ano serão 11 feriados nacionais em dias úteis, 29 datas comemorativas estaduais em dias da semana e um sem número de pontos facultativos.

   Desde abril de 2007, existe um projeto em tramitação na Câmara que sugere que os feriados em dias da semana sejam antecipados para a segunda-feira para que a comemoração não reduza o ritmo da economia durante a semana. Essa prática era constante no govenro José Sarney. Segundo a proposta, que há dois anos espera análise da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Natal, Ano Novo, Sexta-feira Santa, Corpus Christi e Independência do Brasil não seriam antecipados. Em 2000, projeto similar foi apresentado, mais acabou arquivado três anos depois. A antecipação de feriados já vigorou no país. Em 1985, foi instituída lei que previa a transferência de datas, mas foi revogada em 1990.

  A enquete sobre ponto facultativo está postado logo acima, à esquerda. Vote lá e comente cá. Participe.

  A pergunta anterior foi a seguinte: "A AL-SP aprovou projeto que proíbe fumar em ambientes coletivos públicos e privados. MT também poderia fazer igual? Em 10 dias no ar, a enquete registrou 4.203 votos. A maioria (81,52%) votou "sim", ou seja, defende que o Estado também adote a lei implantada em São Paulo. O resultado ficou assim:
   Sim - protege a saúde  -  81,52%
   Não - é inconstitucional e fere direito à liberdade - 14%
   Sei lá -  3,26%

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Augusto Odla | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Só lembrando que no município de Cuiabá teve serviço normal...

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    TODO BRASILEIRO SONHA EM SER UM SERVIDOR PÚBLICO, AQUI EM CUIABÁ, POR EXEMPLO, SE VOÇÊ QUER ENCONTRAR UM SERVIDOR (NÃO TODOS) DO INCRA, É SÓ PERCORRER OS BARES DA CIDADE, EM QUALQUER DIA DA SEMANA, QUE LA ESTÃO ELES, ALGUNS CHEGAN A DIZER QUE PRECISAN IR AO ORGÃO PARA VER SE O PRÉDIO AINDA ESTA NO LUGAR. DIZEM ISSO COM A MAIOR CARA DE PÁU, PRA QUEM QUIZER OUVIR.

  • Manuel Alencar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • marilene | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acho um absurdo esses pontos facultativos. O momento é de crise e crise só se combate com trabalho, ação. Sr. Gov. Vamos trabalhar!!! O sr. é rico não precisa mas o País precisa de trabalho pois só assim poderá crescer.

  • MESTRE PARDAL | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Por uma boa causa, o ponto facultativo é bom;
    visto que no feriado e até antes as pessoas viagem, descansam e tem mais tempo para colocar suas coisas em dias; visto que o servidor público cumpre jornada de trabalho igual ao trabalhador comum.

  • ANTONIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SE PENSARMOS QUE OUTRAS CIDADES TRABALHAM PARA RECEBER OS CLIENTES TURISTICOS, SIM, POR QUE COMO É QUE O TURISMO ANDA SEM FARIADO, FERIAS E OUTRAS DATAS. SE NINGUEM FOR A CHAPADA DOS GUIMARAES, NOBRES E OUTRAS LOCALIDADES TURISTICA, VÃO VIVER DO QUE? EGOISMOS A PARTE. SE QUEM QUISER TRABALHAR AOS FERIADOS QUE ASSUMA OS ENCARGOS, POIS NÃO VI NENHUM TRABALHADOR QUE TRABALHA DE DOMINGO A DOMINGO FICAR RICO, VOCES JÁ VIRAM? TEM QUE TER FERIADO MESMO. POIS AS HORAS EXTRAS SÃO RIDICULAS E O POVO PASSA A NÃO SER PRESENTE NO SEIO DE SUA FAMILIA.

  • wilma | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sim, aprovo porque é um meio das pessoas aproveitar a oportunidade para por em ordem as coisas pessoais, rever os familiares, estar mais tempo com os filhos, viajar para rever familiares que morama distantes, descansar da carga horaria de trabalho de 40 horas semanais, enfim temos muitos motivos para aproveitar o ponto facultativo, vivemos momentos de intensos estress, e quem quiser trabalhar que encare, e pague os encargos...sou a favor sim do ponto facultativo.

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

Para presidente, BRT é ultrapassado

juca 400 curtinha   Numa sintonia política com o prefeito Emanuel, o novo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (foto), disse ser contra a decisão do governo estadual de "enterrar" o projeto do VLT, cujas obras estão paralisadas desde 2014, para implantar o modal BRT na Região...

Prefeito vai homenagear 2 ex-aliados

ze do patio 400 curtinha   O ex-vereador, ex-deputado estadual e hoje prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (foto), que está no terceiro mandato, vai homenagear dois aliados que faleceram recentemente, sendo eles o ex-vereador de três mandatos Juary Miranda, que foi líder do Executivo na Câmara...

Maluf deve consultar STF sobre Teis

guilherme maluf 400 curtinha   Assim que retornar de férias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Guilherme Maluf (foto), dará prosseguimento à análise do pedido de aposentadoria de Waldir Teis, que está afastado do Pleno há três anos e cinco meses, assim como outros três conselheiros...

Novo líder de Pátio na Câmara de ROO

reginaldo santos 400 curtinha   Reginaldo dos Santos (foto), que assume vaga na Câmara de Rondonópolis pela quarta vez, é o novo líder do prefeito Zé do Pátio, com a missão de fazer o trabalho de articulação e defesa do Executivo junto aos colegas do Legislativo. Na legislatura passada,...

Agro sugere Daniella de volta no Indea

daniella bueno 400 indea   Representantes do setor produtivo e um grupo de servidores sugeriram ao governador Mauro o nome da médica-veterinária e servidora de carreira Daniella Bueno (foto) para reassumir a presidência do Indea-MT. Aproveitaram a vulnerabilidade no cargo do presidente Marcos Catão Dornelas, denunciado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.