Variedades

Domingo, 26 de Janeiro de 2020, 14h:46 | Atualizado: 26/01/2020, 14h:59

Cantor e compositor Tunai morre

Reprodução

Tunai

Morreu na manhã deste domingo (26), no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Tunai

Morreu na manhã deste domingo (26), no Rio, o cantor e compositor Tunai. José Antônio de Freitas Mucci tinha 69 anos. Irmão de João Bosco, é autor de ‘Frisson’, entre outros sucessos.

A morte foi confirmada pela família à TV Globo. Tunai foi encontrado morto no sofá da casa dele pela mulher. A morte foi constatada às 6h, por parada cardíaca.

O corpo será velado a partir das 12h30 desta segunda-feira (27) no Memorial do Carmo, no Caju, e cremado às 15h30.

Fama pela voz de Elis Regina

“A Elis Regina foi o principal vestibular que passei na minha vida”, disse em uma entrevista ao G1.

Tunai lembra que foi a cantora quem viu nele um potencial para a composição.

De sua autoria, Elis Regina gravou “As Aparências Enganam”, do disco "Essa Mulher" (1979); “Agora Tá”, de "Saudade do Brasil" (1980); e "Lembre-se", gravado no show de lançamento de "Essa Mulher", no Palácio do Anhembi, em São Paulo (SP), em setembro de 1979.

Engenheiro civil de formação, o compositor brincava que Elis Regina foi a responsável por ele deixar os canteiros de obras na década de 1970 para seguir a carreira artística.

“Ser gravado por ela [Elis] abriu completamente as portas para mim. Foi uma coisa tão boa que eu nunca deixei de homenagear a Elis que deixou um legado incrível. Morreu cedo, mas viveu mais de 100 anos”, afirmou.
Em 1977, o irmão João Bosco o apresentou ao poeta Sérgio Natureza, com quem viria mais tarde a produzir boa parte de sua obra e seus maiores sucessos.

Estreou em 1978, quando Fafá de Belém interpretou "Se Eu Disser", da dupla. No ano seguinte, Elis Regina gravou "As Aparências Enganam".

Em 1982, Jane Duboc obteve o 3° lugar no Festival MPB Shell, da Rede Globo, com a música "Doce Mistério". Em 1984, Gal Costa gravou duas composições da dupla: "Olhos do Coração" e "Eternamente" (com Liliane).

Em 1984 lançou o maior sucesso, "Frisson", no LP "Em Cartaz". O hit foi incluído na trilha da novela "Suave Veneno", da TV Globo.

Entre 1985 e 1994, fez vários shows em teatros de todo o Brasil e lançou diversos discos. Tunai teve outros sucessos nas trilhas de várias novelas como: "Sintonia" ( "Tititi"), "Sobrou Pra Mim" ("Fera Radical"), e "Meu Amor" ("Despedida de Solteiro").

Regravações

Na década de 1990, Ney Matogrosso gravou "As Aparências Enganam", montando um show homônimo que percorreu com sucesso todo o país. Em 1999, Ivete Sangalo regravou "Frisson".

Outros grandes nomes da música brasileira também interpretaram as composições de Tunai: Milton Nascimento, Gal Costa, Elba Ramalho, Fagner, Jane Duboc, Emílio Santiago, Fafá de Belém, Zizi Possi, Beto Guedes, Joanna, Sandra de Sá, Sérgio Mendes, Belchior, Ivete Sangalo e Roupa Nova estão entre eles.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • carolina silva | Domingo, 26 de Janeiro de 2020, 17h06
    2
    0

    que pena! nenhum comentario ainda sobre a passagem deste grande compositor/cantor. se fosse aquele lixo do funk ou sertanOjo tava cheio de gente se pronunciando

Falta na votação da emenda impositiva

jose medeiros 400 curtinha   O deputado José Medeiros (foto), vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara e pré-candidato a senador na suplementar de 26 de abril, explica que não procede a informação de que teria votado favorável à PEC 34/19, que assegura o orçamento impositivo de...

Feliz da vida na base e com emendas

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto) já chegou com moral no Governo Mauro Mendes. Depois de um ano fazendo oposição ao Palácio Paiaguás, o deputado tucano se tornou governista de carteirinha. E começa a colher os dividendos. Uma de suas emendas de R$ 300 mil para ajudar na...

Voto a favor e agora contra Congresso

O pitbull do governo Bolsonaro, deputado federal José Medeiros (foto), está pegando carona num protesto, marcado para 15 de março, onde não deveria porque os seus atos não correspondem ao discurso, ao menos segundo sustentam seus adversários políticos. Contam que Medeiros foi um dos parlamentares que aprovaram o orçamento impositivo de R$ 30 bilhões, vetado pelo presidente. Eis que agora, ele próprio, defende a...

Pátio, "chororô" e chance de reeleição

ze do patio 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio (foto), com seu estilo populista, adotou a estratégia de se passar por vítima dos grupos políticos. Leva sempre a mensagem para as massas de que é um prefeito rejeitado pela elite política pelo simples fato de estar apoiando os...

Taques nem aí para colegas tucanos

pedro taques 400 curtinha   Caiu a ficha, enfim, da cúpula do PSDB em MT sobre o jogo de cena de Pedro Taques (foto). Os tucanos esperaram até ontem para ver se o ex-governador iria ao partido se pronunciar sobre eventual pretensão em disputar o Senado. Taques deu de ombros para os colegas de partido, que lançaram hoje,...

Campos e tese sobre vice de Emanuel

joacelestino_curtinha_400   Depois de uma reunião na segunda passada, na casa do prefeito Emanuel, com pré-candidatos ao Senado, entre eles, Leitão, Neri, Max, Júlio e Jayme, ficaram conversando de forma reservada o prefeito de Cuiabá e os irmãos Campos. Ali, finalizaram um acordo de cavalheiros para que o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.