Variedades

Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019, 15h:04 | Atualizado: 18/10/2019, 15h:10

Claudia Rodrigues apresenta redução de 30% da massa encefálica, diz assessora

Reprodução

Claudia Rodrigues

Claudia Rodrigues tem esclerose

Claudia Rodrigues apresenta a redução de 30% da massa encefálica em decorrência da progressão da esclerose múltipla. A atriz, de 48 anos, foi diagnosticada com a doença em 2000. Ela está internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para onde foi levada após passar mal no domingo (13).

De acordo com a a associação AME (Amigos Múltiplos pela Esclerose), pessoas sem a doença tem uma redução entre 0,1% e 0,3% ao ano, a partir dos 20 anos de idade, já pessoas que têm esclerose múltipla podem perder de 0,4% a 1,5% de volume cerebral ao ano.

"Nos exames recentes, foi verificado que ela teve uma redução de 30% da massa encefálica. É uma consequência da progressão da doença. Não houve novo surto", afirmou Adriane Bonato, empresária da atriz, para Quem. De acordo com a representante, Claudia passa bem e atualmente já não precisa usar apoio para se locomover. "Se você encontrar com ela, você não vai dizer que tem nada de errado acontecendo."

Adriane afirma que Claudia foi hospitalizada após passar mal e agora realiza exames. A atriz já passou por uma ressonância magnética e terá uma avaliação neuropsicológica, hemograma e vários exames de sangue específicos para fazer. "Provavelmente, a alta acontece logo, não deve demorar."

Iza, de 17 anos, filha única da atriz, se mantém informada sobre o estado de saúde da mãe. Por conta dos estudos para a faculdade, ela consegue visitar a mãe aos fins de semana.

A assessoria de imprensa da unidade hospitalar informou para Quem que não está autorizada a divulgar os boletins médicos da paciente.

Diagnóstico

A atriz foi diagnosticada com esclerose múltipla em 2000. Apesar das limitações que a enfermidade causa, Claudia declarou em entrevista a QUEM que houve exagero após as primeiras notícias de seu diagnóstico: "Nunca deixei de andar, de ver, nem de falar, como li em alguns lugares."

Claudia teve os primeiros sintomas da doença em 2000, época em que viajava pelo país com a peça Monólogos da Vagina e atuava no humorístico A Escolinha do Professor Raimundo, na TV Globo. A atriz contou que seguiu sua vida normalmente após o diagnóstico, inclusive realizando o sonho de ser mãe em 2002, quando nasceu Isa. "Tive a minha filha e toquei a vida normalmente", disse ela para QUEM, relatando que só voltou a ter sintomas em 2007. Um novo surto aconteceu em 2016. No fim daquele ano, ela passou por um transplante de células-tronco, uma tentativa de tratamento para as sequelas da esclerose múltipla.

A doença é autoimune e atinge o sistema nervoso central. Os sintomas mais comuns da esclerose múltipla são visão dupla, dormência no corpo e disfunções no equilíbrio e no comportamento.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Sexto suplente na Câmara por um mês

aluizio leite 400 curtinha   Aluízio Leite (foto), filiado histórico do PV, tomou posse como vereador pela Capital na último dia 2. Mas vai ficar na cadeira por somente 31 dias, até o retorno do titular, delegado Marcos Veloso, que se afastou para cuidar de assuntos pessoais e hoje se encontra hospitalizado com...

No TCE pra tentar receber da prefeitura

flavia mesquita 400 curtinha   Flávia Mesquita (foto), da Luppa Administração de Serviços, pediu socorro ao TCE para tentar receber por serviços prestados à secretaria de Saúde de Cuiabá, alegando que o município está inadimplente há oito meses. E apontou quebra da ordem...

Pai e filho pré-candidatos em Poconé

henrique santos 400 curtinha pocone   Em Poconé, pai e filho estão animados para o teste das urnas deste ano. Um a prefeito e, outro, para vereador. Euclides Santos, que já foi vereador (89/92) e prefeito por duas vezes (93/96 e 2001/2004), além de secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos em...

Expectativa de tocar a Cultura de MT

paulo traven 400 curtinha   Um dos três adjuntos da pasta de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, José Paulo da Mota Traven (foto) vem se articulando para assumir de forma efetiva o comando da secretaria. Ele conta com apoio de alguns membros do staff, como do secretário de Governo, Alberto (Beto) Machado. O governador...

Poconé tem hoje vários "prefeitáveis"

euclides santos 400 curtinha   O ex-vereador e ex-prefeito de dois mandatos de Poconé, Euclides Santos (foto), que era do MDB e agora está no PSDB, vem se movimentando nos bastidores para concorrer novamente à sucessão municipal. Seria um dos nomes de oposição ao prefeito Tatá Amaral, que vai tentar...

Apostas do PTB para vereador em VG

silvio fidelis 400 curtinha   Detentor da segunda maior bancada na Câmara de Várzea Grande, com cinco assentos, atrás somente do DEM da prefeita Lucimar, que conta com sete vereadores, o PTB aposta na hipótese de ao menos manter as cinco vagas. E todos os seus vereadores vão à reeleição, sendo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.