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Quarta-Feira, 04 de Junho de 2014, 18h:08 | Atualizado: 10/06/2014, 17h:40

Duplicação da BR-163 começa 2ª

Davi Valle

rodovias-caminhões-BR-163

 Fila de caminhões na BR-163, que já  foi concedida a empresa Odebrecht

A duplicação e a recuperação da BR-163 será iniciada, nesta segunda (9), conforme contrato de concessão firmado com a empresa Odebrecht, em março deste ano e com validade de 30 anos. A duplicação começará pelo trecho de 22,7 km entre o perímetro urbano de Rondonópolis e o terminal multimodal de grãos da América Latina Logística (ALL). A previsão é que este trabalho seja concluído em início do segundo semestre de 2015. O trecho foi também o primeiro a ter a licença ambiental de instalação emitida.

Paralelo a isso, a Rota do Oeste, empresa da Odebrecht, já mobiliza equipes para que, em cerca de 30 dias, sejam iniciados os trabalhos de recuperação do pavimento e revitalização na rodovia dos Imigrantes, conhecida como contorno de Cuiabá, e no trecho de cerca de 80 km entre o Posto Gil e Nova Mutum.  A rodovia é a principal responsável pelo escoamento de grãos.

 Cerca de 70 mil veículos trafegam todos os dias pela rodovia, sendo cerca de 68% veículos de carga. O Mato Grosso é o maior produtor de soja, milho e algodão do Brasil. Somente nos primeiros cinco anos, prazo que a concessionária tem para concluir toda a duplicação sob sua responsabilidade – 453,6 km -, o investimento previsto na rodovia é de R$ 2,8 bilhões. Nos 30 anos de concessão, será de R$ 5,5 bilhões.

 A concessão

A empresa venceu a licitação, uma vez que ofereceu o menor valor de tarifa para o pedágio, de R$ 2,638 por eixo para cada 100 quilômetros, que representou um deságio de 52,03% em relação ao teto de R$ 5,55 estabelecido no edital.  No total, serão nove praças de pedágio que somente começará a ser cobrado quando pelo menos 10% (45,3 km) da duplicação estiver concluída.

 A obrigação da concessionária é realizar a duplicação de 453,6 km, da divisa com Mato Grosso do Sul até Rondonópolis, do Posto Gil a Sinop, além da Rodovia dos Imigrantes, na Capital. As demais extensões já estão duplicadas (113,9 km) ou terão as obras executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que ainda duplicará outros 281,1 km.

Os pontos onde o DNIT atua são entre Rondonópolis e Cuiabá, (km 128,7 ao km 261,9), passando por Jaciara (km 278,9 ao km 315,4) e do Trevo do Lagarto até o Posto Gil. (km 353,5 ao km 507,1). (Com Assessoia)

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Comentários (1)

  • pedro | Quarta-Feira, 04 de Junho de 2014, 18h30
    0
    0

    o que o ano da politica não faz né...

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