Variedades

Sábado, 22 de Maio de 2010, 10h:53 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:26

OPERAÇÃO JURUPARI

Relatório mostra assessores tentando acelerar processos

Silvio Correa e Silval Barbosa  O relatório da Polícia Federal detalha a atuação de engenheiros florestais e assessores do governador Silval Barbosa (PMDB), que eram os responsáveis por dar maior “celeridade” aos vários licenciamentos ambientais e aprovação de manejos florestais. Num trecho do relatório da PF são citados o chefe de gabinete de Silval, Silvio Corrêa, além dos assessores Marizette Caovilla e Ademir Ribeiro de Souza, o Dema. Os três acompanham Silval desde que ele era deputado e presidiu a Assembleia. No caso envolvendo a fazenda Tratex, por exemplo, Ademir Ribeiro de Souza sugere a troca do mapa do processo para assegurar o empreendimento. Relata ter “meios” dentro da Sema para realizar o esquema, mas alerta para a existência de custos.

  Neste caso não é citado o preço do suposto “favor”, mas num lobby que teria sido realizado para beneficiar a fazenda Bandeirantes, diálogos revelam indícios de pedido de propina. Na anáilise, a PF destaca, que os assessores atuaram, inclusive, na ilegalidade para obter documentos junto ao Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), que é necessário para a realização do manejo florestal para a propriedade rural em questão.

  Teriam conseguido a emissão de certidões de áreas devolutas do Estado, limítrofes a terras indígenas, em nome de laranjas junto ao Intermat. “Favorecendo o requerimento de licenciamento ambiental e/ou plano de manejo florestal e manuseio destes para “esquentar” madeira proveniente das reservas silvícolas”, diz trecho do relatório. Na análise do processo da fazenda, os agentes federais se depararam com diálogos comprometedores. Segundo o relatório, os três assessores de Silval intercederam para que documentos fossem liberados. Nos diálogos são citados supostos pedidos de propina de R$ 5 mil.

  O interessado em conseguir os documentos, de prenome Edinei, conversa com Palmira, que trabalha para a empresa, e faz referência ao caso investigado. Em determinado momento, Edinei diz que precisa de R$ 5 mil. “Edinei: eu preciso que você saque cinco da M. E. tá?", "Palmira: cinco? Você tá onde?", "Edinei: tô aqui em Bandeirante", "Palmira: o que você vai fazer com esses cinco?", "Edinei: vim pagar o negócio. A hora que ele chegar aí. Já vim pagar o negócio, a hora que ele chegar ai", "Palmira: ah tá. Você quer que eu já fique com ele aqui? É isso”, diz trecho da escuta tefefônica, grampeada pela Justiça.

  Num outro momento, Ednei fala com Edmilson e cita o servidor da Sema Carlos Vitor, preso pela PF nesta sexta (21). “Edmilson: então a compra tá efetuada é só ele chegar com uma hora antes no aeroporto tá!", "Edinei: tá beleza então, é o Carlos Vitor né?”. Os relatos estão num documento de 100 páginas em que a PF solicitou a prisão de 91 pessoas e a realização de 91 mandados de busca e apreensão. Além disso, foram quebrados os sigilos fiscal e bancário dos servidores, que movimentariam rendimentos incompatíveis às funções. 


Diálogo revela que três assessores de Silval Barbosa tentavam obter vantagens e agiam como "lobistas"

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • Daiana | Quarta-Feira, 26 de Maio de 2010, 13h44
    0
    0

    Alguem entendeu alguma coisa dessa conversa ? Negocios todos fazem.

  • sidney | Terça-Feira, 25 de Maio de 2010, 16h49
    0
    0

    juiz Julier com essa matéria deu p perceber q vc quer mesmo é se aparecer... pq ai não tem nada a ve com os assessores de Silval.. o seu intuito é eleger Pedro Taques p Senador e vc p Prefeito... mais ninguém derruba Blairo Maggi e Silval Barbosa... não adianta viu.

  • SILVA | Domingo, 23 de Maio de 2010, 23h32
    0
    0

    ´MATO GROSSO É TERRA SEM LEI, OS BANDIDOS VIVEM LIVRE LEVE E SOLTO. PORQUE NOS ORGÃO PUBLICOS EXISTEM TANTO FUNCIONÁRIOS CONTRATOS (DAS), ELES SÃO INDICADOS PARA FALICITAR A VIDA DE QUEM OS INDICOU. FUNCIONÁRIOS DE CARREIRA, (CONCURSADO), NÃO SE SUJAM, ELES NÃO TEM PADRINHOS PODEROSOS PARA PROTEGE-LOS.

  • Paulo Augusto | Domingo, 23 de Maio de 2010, 19h28
    0
    0

    A foto da matéria é a entrega de honrarias no mês de abril da Camara Municipal de Cuiabá. Gostaria de saber quem foi o Vererador que deu o Título ao Sr. Silvio.

  • Paulo | Domingo, 23 de Maio de 2010, 07h49
    0
    0

    Por favor essa conversa não quer dizer nada e me desculpa agora ja to achando que é politicage,e depois será que as terras de todos os Campos tambem não foi propina,olha todos esses politicos são safados não fica um,...agora faça a coisa direito.

  • Lucio Alvez | Sábado, 22 de Maio de 2010, 20h48
    0
    0

    Essas denuncias esta muito obscuras, ainda viu, pelo que estou vendo, são gravações que não esclaresse muito não. Eu acho que a policia federal teria que ser mais clara, Não da para ter certeza de quem esta roubando quem....esta meio confuso, Se formos grampear outros assuntos em outros processos vamos ver que tem muita coisa parecida e não configura crime...Eu acho que esse Juiz esta mesmo querendo se aparecer.

  • Juca Licubrino | Sábado, 22 de Maio de 2010, 17h46
    0
    0

    É isso ai mesmo , o Estado esta entregue só para quem precisa de Regulaizar Terras, zerar os Passivos Ambientais, e poder tomar conta do pouco que resta das Terras Públicas, (Estaduais), conseguir Licenças Ambientais enfim se for colocar aqui tudo vou passar o dia todo, e se o MPF/JF quizer saber mais , inclusive duvido que não saibam, é aprofundem as invistigações na SEMA/INTERMAT, enviem para algumas regiões do Estado consultores para levantamentos sobre as aquizições de terras principalmente Sapezal/C.Novo/Matupa/Juara/e o Leste por ai como diz o popular "o paú cai a folha" e são justamente eles que predominam a política de Mato Grosso !Nosso Estado tem a cara de falcatruas e outras coisas mais , uma vergonha , ao editor por favor apresente este comentário!

  • Giovane Mattos | Sábado, 22 de Maio de 2010, 13h30
    0
    0

    Parabenizo a PF,por estár agindo e colocando em pratos limpos,isso ai que para nós aqui do Norte do Estado já sabiamos que vinha acontecendo ha muitos anos,e me pergunto se os assessores do nosso ilustre governador Silval estão envolvidos vcs acreditão que ele não sabia de nada?,E que seus assessores fazião isto tudo, por sua conta e risco sem ter as costas quentes e terem sidos orientados para o fazerem? analizem.

Com maioria na Câmara de Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   A prefeita eleita de Cáceres Eliene Liberato (foto), que conquistou 15.881 votos (38,16% dos válidos), terá apoio da maioria dos 15 vereadores. Destes, oito garantiram cadeira pela coligação da própria Eliene, o que representa 53%. As duas maiores bancadas são do PSB de...

Gamba quer Tuti presidindo a Câmara

tuti 400 alta floresta curtinha   O prefeito eleito de Alta Floresta, Chico Gamba (PSDB), tem se articulado para eleger presidente da Câmara o vereador reeleito do seu partido, Oslen Dias dos Santos, o Tuti (foto), que obteve a segunda maior votação, com 814 votos. Na tentativa de convencer os novos integrantes da próxima...

Várzea Grande paga a folha já na 6ª

lucimar campos 400   A prefeita várzea-grandense Lucimar Campos, prestes a concluir o segundo mandato, anunciou que na sexta, a três dias de fechar o mês, conclui o pagamento da folha de novembro. E, nesta quarta (25), já libera a diferença da correção do piso federal para os professores. No total...

Críticas à busca do poder pelo poder

marcia pinheiro 400   Em um ato realizado na praça Alencastro, nesta segunda à noite, a primeira-dama de Cuiabá Marcia Pinheiro disparou críticas aos adversários do prefeito Emanuel, que busca a reeleição. Segundo ela, as alianças formadas por Abílio neste segundo turno são...

Reeleição consagradora e base forte

leonardo bortolini leo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito Léo Bortolin (foto) mostrou nas urnas ser mesmo um líder político emergente da região. Ele assumiu o Executivo, após vencer a eleição suplementar em novembro de 2017, com 69% dos votos válidos. Agora foi à...

Vereador eleito diz não apoiar Abílio

eduardo magalhaes 400 curtinha   Release produzido pela campanha de Abílio Júnior anuncia que 13 dos 25 vereadores eleitos e/ou reeleitos estão apoiando o candidato do Podemos neste segundo turno em Cuiabá. E incluiu na lista Eduardo Magalhães (foto), do Republicanos. Mas o próprio Magalhães,...