Cuiabá, 20/09/2026

PL de Wellington 'amarra' aliança com MDB e Novo; empresário Marcelo Maluf deve ser vice

Reprodução

 Costura de aliança é feita por Wellington Fagundes, Waldemar da Costa Neto e Ananias Filho

Após uma nova rodada de reuniões, o PL do senador Wellington Fagundes praticamente sacramentou uma aliança com o MDB da deputada estadual Janaina Riva, pré-candidata ao Senado, e com o Novo, que deve indicar o empresário Marcelo Maluf para a vaga de vice na chapa ao governo. Chapa terá ainda José Medeiros ao Senado.

O Blog do Romilson apurou que o arranjo político é liderado pela executiva estadual do PL, em conjunto com Janaina Riva, presidente do MDB e o senador Jayme Campos (UB). Aliança já obteve também o aval do presidente nacional do PL, Waldemar da Costa Neto.

O grupo também espera contar com o apoio do Podemos, presidido em Mato Grosso por Max Russi, que ainda avalia a possibilidade de disputar o governo do Estado. Nas últimas horas, Max foi incentivado pela presidente nacional do partido, Renata Abreu, a entrar na corrida.

Apesar disso, neste momento, a tendência é que ele componha com o grupo de Wellington, indicando nomes para as suplências de Janaina ao Senado.

A reviravolta no tabuleiro político ocorreu após a candidatura de Jayme Campos ao governo ser barrada durante a convenção do União Brasil, em meio a uma forte articulação liderada pelo ex-governador Mauro Mendes. O movimento garantiu que a federação União Progressista (PP/União Brasil) aderisse ao projeto do governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que também já conta com o apoio do PSDB.

Ajustes nas alianças acontecem até quarta-feira (5), prazo máximo estabelecido pela Justiça Eleiroral.