Senadores defendem mulheres e são contrários à mudança em idade; Selma é favorável à alteração
Apesar da incipiência da Reforma da Previdência, cuja data para ser apresentada pelo Governo Federal ao Senado ainda não foi definida, os senadores por Mato Grosso se dividem na opinião sobre alguns pontos que deverão ser mudados, como é o caso da idade mínima para aposentadoria, igualando homens e mulheres em 65 anos.
Para o senador Wellington Fagundes (PR) deve ser mantida a diferença de aposentadoria entre homens e mulheres. “A mulher tem que fazer jornada dupla, principalmente a trabalhadora com menor remuneração”.
Rodinei Crescêncio
Selma Arruda diz que Previdência precisa pensar no futuro do país. Jayme e Wellington querem distinção de gênero
Já a senadora Selma Arruda (PSL) defende que não deve existir essa diferença. “Quando a gente pensa numa lei, temos que pensar nela para daqui há 10 anos ou 20 anos. Hoje vivemos numa condição mais igualitária entre homens e mulheres”.
O senador Jayme Campos (DEM) diz acreditar que ainda é muito cedo para discutir a reforma, já que o governo não apresentou o projeto. “Tudo o que tem se falado até o momento é mera especulação. Mas, quanto à diferença entre homens e mulheres sou a favor que exista, assim como penso que deve haver um regime diferenciado para os trabalhadores rurais”.
Na última semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentou as diretrizes da reforma ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM). O texto final do projeto ainda depende de ajustes, que deverão ser acertados com o presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Além da extinção da diferença de idade entre homens e mulheres, alguns pontos já apresentados pelo governo apontam a criação do chamado regime de capitalização, no qual o trabalhador jovem começará a criar uma espécie de poupança compulsória para pagar a própria aposentadoria.
Outra medida que poderá ser aprovada é desvincular o salário mínimo dos outros benefícios pagos pelo INSS, como a pensão por morte ou auxílio doença, que poderão ser menos que um salário.