Cuiabá, 31/10/2026

Taques afirma que fusão da Cultura não deve ser discussão central e sim população

Gilberto Leite/Rdnews

Governador eleito Pedro Taques (PDT) avalia que interesse para o cidadão é o principal

O governador eleito Pedro Taques (PDT) sofre pressão desde quando a equipe de transição, sob o prefeito licenciado de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), anunciou a possível redução de secretarias, passando das atuais 19 para 12 pastas. Algumas, inclusive, assumiriam o status de coordenadoria, como foi o caso da Cultura. “Ainda não existe nada definido. Conversaremos com seguimentos e vamos ouvir as pessoas”, ameniza o pedetista.

O fato é que a sociedade organizada já se mobiliza na coleta de assinaturas virtuais a fim de sensibilizar o governador eleito a não extinguir a secretaria estadual de Cultura, após reformar a estrutura do staff, a partir do próximo ano. Para tentar evitar a perda da pasta, o protesto tem a meta de chegar a 750 rubricas. Até o momento o site já possui 668, veja aqui.

Para Taques, a discussão não deve ter como tema principal a fusão ou não, mas sim se a secretaria em questão está a contento do cidadão, assim como trazendo benefícios. Neste sentido, o pedetista garante que não abrirá mão da reforma administrativa. “O número (de secretarias reduzidas) e o nome são as coisas menos importantes. O interesse para o cidadão é que programas de culturas sejam desenvolvidos”, avalia.

Diante dos debates acerca da próxima estrutura de Governo, Taques explica que já ouviu vários argumentos válidos, tanto para a extinção de secretarias, bem como para a manutenção da estrutura existente no atual governo Silval Barbosa (PMDB). “Nós precisamos entender que no Estado democrático todos podem emitir sua opinião, e é bom que sejam manifestados. Agora, quem decide é quem foi eleito”.

Apesar das indefinições sobre o assunto, Taques tem quase definido a retirada dos “superpoderes” à Vice-Governadoria, que são praticados na atual gestão, sob Chico Daltro (PSD), que é responsável pela Ager, MT Fomento, Defesa Civil e Cepromat, bem como a extinção da Lemat (loteria estadual).