Cuiabá, 15/10/2026

Cuiabá terá missa, show e inauguração de escultura em homenagem a João Paulo II

A entrada é gratuita e a expectativa é que 4 mil fiéis estejam reunidos no Sesi Papa

O evento em comemoração aos 35 anos da visita de São João Paulo II a Cuiabá será realizado nesta sexta-feira (16), no Sesi Papa, na Capital, com expectativa de reunir cerca de 4 mil fiéis. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição.

Para receber o público, a Prefeitura de Cuiabá intensificou os serviços de limpeza, revitalização e iluminação na região da Cruz do Papa, além de prestar apoio à estrutura logística da programação, que terá entrada gratuita.

As ações são executadas pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e os trabalhos incluem manutenção do espaço, serviços de zeladoria e melhorias na iluminação da área onde será realizada a celebração.

A programação ocorre no mesmo local em que São João Paulo II celebrou uma missa durante sua visita à capital mato-grossense, em 1991. A iniciativa marca a passagem do pontífice pela cidade e reúne atividades religiosas e culturais abertas ao público.

A agenda terá início às 19h, com a celebração da Santa Missa. Às 20h, será inaugurada a escultura Papa São João Paulo II, de autoria do escultor Francisco Charneca. O encerramento está previsto para as 21h, com apresentação da cantora católica Celina Borges.

Além dos serviços para o evento, o município discute a implantação de um memorial dedicado à visita de São João Paulo II a Cuiabá. No dia 1º, o prefeito Abilio Brunini (PL) recebeu o reitor do Santuário Eucarístico São João Paulo II, padre Marcos Ferrucci, para tratar da proposta.

Durante a reunião, a equipe de arquitetos da Prefeitura apresentou um projeto para transformar o espaço em uma estrutura voltada à preservação da memória da passagem do pontífice pela capital, em 1991.