Cuiabá, 28/10/2026

Tropa de choque da PRF arremessa gás para desarticular protesto em BR

Bolsonaristas insistiam em bloquear estrada federal, mesmo após receberem ordem para deixar o local

Reprodução

Vídeos registrados por manifestantes mostram que a tropa de choque da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prrecisou atirar bombas de gás contra grupos que insisitiam em manter um bloqueio na BR-163, em Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), mesmo após receberem ordem para que deixassem o local. A Secretaria de Estado de Segurança Pública já tinha alertado que usaria da força necessária para desmobilizar os atos antidemocráticos.

Nas gravações divulgadas pela página Sinop MilGrau, a tropa da PRF aparece usando escudo e arremessando bombas de gás lacrimogêneo. Pessoas que provavelmente insistiam no bloqueio da via chegam a correr para escapar do ataque.

“O pessoal teve que correr para o mato. Não tinha ninguém na BR”, alega uma pessoa em um dos vídeos. não há informações de quando o uso da força foi necessários, mas de acordo com as informações da PRF, logo após a ação, o trecho foi totalmente liberado. 

Desmobilização dos protestos

As obstruções das rodovias, em vários pontos do Brasil, começaram após a vitória de Lula (PT) para  Presidência da República, com 50,9% dos votos. Inconformados com a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL), apoiadores do futuro ex-presidente organizaram um movimento, que intitulam de Pró-Brasil, que possui pautas já apontadas como antidemocráticas, como pedidos de "intervenção federal" e "intervenção militar", o que é proibido pela Constituição Federal.

Em Mato Grosso, bloqueios foram montados nas BRs 163, 364 e 070. Nesta sexta (4), Mato Grosso amanheceu sem nenhum bloqueio dos bolsonaristas, após cinco dias de tumulto devido às manifestações antidemocráticas e consideradas ilegais pelo Supremo Tribunal Federal (STF).