Mostra de filmes divulga programação com curtas latino-americanos e atividades
Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina acontece de 6 a 10 de outubro, no Teatro da UFMT, com entrada gratuita
A 25ª MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina já tem programação definida. Entre os dias 6 e 10 de outubro, o Teatro Universitário da UFMT, em Cuiabá, recebe uma série de atividades dedicadas ao cinema universitário e independente, reunindo produções de diferentes regiões do Brasil e de outros países da América Latina.
Da Assessoria
Com o tema “Terra em Transe, Imagens em Movimento”, a 25ª edição da MAUAL propõe pensar o audiovisual como sintoma de seu tempo e como ferramenta de leitura crítica da realidade. A programação reúne diversas atividades, como mostra competitiva e mostra paralela de curtas-metragens, exibição de videoclipes, bate-papo com realizadores, oficinas, homenagem, estreia de filme, premiação e festa de encerramento.
A Mostra Competitiva será realizada de terça-feira (6) a sábado (10), no Teatro da UFMT, com sessões às 18h30, além de uma sessão especial voltada ao público infanto-juvenil às 15h na sexta-feira (9). A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo Sympla.
Ao longo das cinco sessões competitivas, serão exibidos filmes de realizadores universitários e independentes de estados como Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amazonas, Rondônia, Pará, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, DF, Rio Grande do Sul e Sergipe, além de produções de países como Colômbia, Cuba, Uruguai, Venezuela e Equador.
A programação reúne documentários, ficções e experimentais, com trabalhos que abordam diferentes experiências, territórios, memórias e questões contemporâneas. Nesta edição, a Mostra recebeu 494 trabalhos, o maior número de inscrições da história da MAUAL.
No primeiro dia de MAUAL, 06/10 terça-feira, na sessão de estreia da Mostra Competitiva, o público poderá assistir aos curtas-metragens mato-grossenses “Belo Ouro”, de Pither de Almeida Lopes, “O Último Varredor”, de Perseu Azul e Paulo Alipio, “O Olhar de Antonio”, de Glória Albues, “Nosso Corpo Negro", de Ricardo Cruz Moraes Martins, “Seu Fiuza”, de Lívia Fiuza. Além da animação mineira “TV Entreaberta”, de Mateus Compart, do curta cearense “Lascívia”, de Júlia Moreira, e de “Chaika”, curta colombiano e cubano de Ingrid Paola Bonilla Rodríguez.
Já os videoclipes selecionados serão exibidos diariamente no saguão do Teatro da UFMT e também ficarão disponíveis no canal do Cineclube Coxiponés no YouTube, onde o público poderá participar da votação do júri popular por meio de curtidas.
Em 2026, a MAUAL celebra um quarto de século de existência. Para a supervisora do Cineclube Coxiponés e programadora da MAUAL, professora da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT Letícia Capanema, a 25ª edição reafirma o papel da Mostra como espaço de encontro, circulação e produção de imagens.
Mostra Paralela, bate-papos e oficinas
A Mostra Paralela da 25ª MAUAL acontece em formato virtual, de 6 de setembro a 15 de outubro, pelo canal do Cineclube Coxiponés no YouTube. A programação amplia o acesso às produções selecionadas e pode ser acompanhada também pelo site da Mostra, em maual.com.br
A programação da MAUAL também promove encontros entre realizadores e público. Os bate-papos com realizadores serão realizados nas manhãs seguintes às sessões competitivas, às 10h, no Centro Cultural da UFMT, criando um espaço para conversar sobre os processos de criação, produção e realização dos filmes apresentados na Mostra.
A programação formativa inclui ainda três oficinas realizadas entre setembro e dezembro: “Do Microfone aos Metadados”, com Yuri Kopcak; “Gerenciamento de Mídia Audiovisual no Set”, com Pê Mutz; e “Assistência de Câmera”, com Leila Sayuri e João Pedro Régis.
Homenagem a Rosalvo Caçador
Um dos momentos especiais da 25ª MAUAL será a homenagem a Rosalvo Caçador, ator, cinegrafista, diretor de produção e roteirista cuiabano que integrou importantes episódios da história do cinema brasileiro.
Nascido em Cuiabá, no antigo distrito de Brotas, Rosalvo trabalhou ao lado de nomes como José Mojica Marins, Amácio Mazzaropi, Walter Hugo Khouri, Carlos Reichenbach, Reynaldo Paes de Barros e Ozualdo Candeias. A homenagem será realizada na noite de premiação, no sábado, 10 de outubro, no Teatro da UFMT.
Noite de premiação e estreia
O encerramento da 25ª MAUAL acontece no sábado (10), a partir das 18h30, no Teatro da UFMT, com a Noite de Premiação, homenagem a Rosalvo Caçador e a entrega dos prêmios da Mostra Competitiva.
Na ocasião, será realizada ainda a estreia de “Fim de Papo” (2026), curta-metragem do realizador estreante Felipe Albues. O filme aborda o feminicídio a partir de uma relação entre violência, memória, imagens de arquivo e montagem. A noite também contará com a exibição do videoclipe “Sem Moagem”, da Banda Calorosa, realizado por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFMT, com direção do aluno Victor Novato e supervisão do professor Alessandro Flaviano.
Os filmes premiados receberão bolsas de estudo da B_arco, vouchers de serviços de pós-produção da Mistika Post, consultorias da Cumbaru Produções Artísticas e prêmios em dinheiro com apoio da produtora cuiabana Molêra Filmes.
Após a premiação, a programação continua com a Festa MAUAL, a partir das 22h, na Cervejaria Cuiaverá, com apresentação musical do grupo Sasmininas, único grupo de samba formado por mulheres em Cuiabá (MT).
A 25ª MAUAL tem ainda a parceria da TVU, que fará a cobertura ao vivo da abertura e da premiação, com transmissão pela TV Brasil, canal 2.1, e pelo canal da TVU no YouTube.