Teti vê cálculo eleitoral em apoio de Blairo a Flávio: Possibilidade do outro lado ganhar; vídeo
Produtor rural avalia que posicionamento do ex-ministro mudou após o resultado do primeiro turno e alerta para riscos à relação comercial com a China caso o presidenciável vença.
Annie Souza/Rdnews
O produtor rural Carlos Ernesto Augustin, o Teti, diz ter recebido com surpresa a declaração de voto de Blairo Maggi (PP) no presidenciável Flávio Bolsonaro (PL). A mudança de postura ocorreu após o liberal terminar o primeiro turno à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Embora oficialmente o ex-governador e ex-senador tenha evitado se posicionar sobre a disputa presidencial, nos bastidores demonstrava maior simpatia por Lula. Seu primo Eraí Maggi, por sua vez, defendeu abertamente o governo petista.
“O que mudou é a possibilidade do outro lado ganhar, é isso que mudou. Eu, sinceramente, levei por surpresa. Na verdade, o Blairo nunca se posicionou a favor do Lula, isso é verdade, porém, nunca se posicionou a favor do Bolsonaro e é o que ele fez agora”, disse Teti em entrevista à imprensa.
No fim de semana, circulou um vídeo em que Blairo afirma pertencer a um grupo heterogêneo, com diferentes visões políticas, econômicas e sociais. Em seguida, declara que decidirá seu voto até 25 de outubro e que ele “vai ser pro Flávio”.
Teti também comentou movimentações de bastidores envolvendo o senador eleito Mauro Mendes (UB). Segundo ele, há informações de que Mauro poderia ser indicado para o Ministério de Minas e Energia ou para o da Agricultura, o que abriria caminho para que seu suplente, Cidinho Santos, assumisse a cadeira no Senado. Ambos são próximos de Blairo.
Teti, que concorreu como primeiro suplente de Pedro Taques ao Senado, em uma chapa derrotada nas urnas, também afirmou que Mauro tem pendências relacionadas à eleição na Justiça Eleitoral, em referência a denúncias que ainda aguardam apreciação.
Crítico da família Bolsonaro, o produtor rural é um dos defensores do governo Lula e avalia que uma eventual eleição de Flávio pode prejudicar as relações comerciais do Brasil com outros parceiros, especialmente a China. Para ele, o presidenciável tende a adotar uma postura de subserviência ao governo de Donald Trump.
“Flávio vai lamber as botas do Trump. Isto desagrada a China. Os Estados Unidos não são o nosso aliado na agricultura, os Estados Unidos são o nosso concorrente na agricultura. Normalmente, a China não se pronuncia sobre isso, sobre aquilo, mas se pronuncia quando faz cortes, por exemplo, nos volumes de carne que o Brasil exporta para a China. Isso é extremamente perigoso”, afirmou.
Teti ponderou ainda que o governo Lula tem demonstrado preocupação com o setor agropecuário.
Blairo declara apoio a Flávio Bolsonaro https://t.co/PRoZnzcJ8J
— RDNews Youtube (@RdnewsYoutube) October 14, 2026