Atlético-MG bate o Flamengo nos pênaltis e fatura título inédito da Supercopa
Conquista veio após as cobranças, que terminou 8 a 7 para o Galo e calou a Arena lotada de flamenguistas
O Atlético-MG é o primeiro campeão nacional de 2022. A equipe mineira faturou o título inédito da Supercopa do Brasil na tarde deste domingo (20), na Arena Pantanal, em Cuiabá. A conquista veio após as cobranças de pênaltis, que terminou 8 a 7 para o Galo. O jogo normal terminou empatado em 2 a 2. As equipes promoveram um grande espetáculo de futebol no estádio mato-grossense, que recebeu mais de 30 mil torcedores flamenguistas para apoiar o time na decisão, mas que acabaram decepcionados com o resultado final da partida.
Atlético-MG
O Atlético faturou R$ 5 milhões pela conquista da Supercopa, enquanto o Flamengo embolsou R$ 2 milhões pelo vice.
Presente nas últimas três edições da Supercopa, o Flamengo buscava o tricampeonato do torneio. Em 2020, venceu sem sustos o Athletico-PR por 3 a 0. No ano passado, derrotou o Palmeiras nos pênaltis em decisão emocionante após empate por 2 a 2 no tempo regulamentar. Por sua vez, o Galo, que foi campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil do ano passado, iniciou o ano erguendo mais uma taça.
Veja a festa do Galo na Arena Pantanal após erguer a taça:
O jogo
Flamengo e Atlético-MG iniciaram a disputa pela taça no ritmo da torcida que compareceu em peso na Arena Pantanal. As equipes estudavam as jogadas e procuram espaços para chegar até o caminho do gol. A equipe rubro-negra teve mais posse de bola e mais chances de abrir o marcador, mas acabou desperdiçando as oportunidades e viu o adversário sair na frente.
Gabigol (duas vezes) e Fabrício Bruno desperdiçaram ótimas chances de colocar o Flamengo à frente no placar. Por sua vez, Nacho Fernández foi feliz na oportunidade que teve após aproveitar falha de Hugo Souza. Aos 41 minutos, Guilherme Arana arriscou de longe, e a bola quicou em cima do goleiro atleticano, que deu um rebote fatal, nos pés do camisa 26 do Galo, que teve o trabalho de estufar as redes do adversário.
O segundo tempo também começou agitado na Arena Pantanal. O Flamengo buscava empatar a partida para, em seguida, tentar a virada sobre os mineiros. Não demorou muito e o objetivo do Rubro-Negro foi alcançado. Aos 10 min, Arrascaeta recebeu ótima bola na linha de fundo e mandou de cavadinha na cabeça de Bruno Henrique, que testou firme na bola e obrigou Everson a fazer uma grande defesa no lance. Em seguida, o goleiro não teve o que fazer, isso porque o rebote sobrou nos pés do artilheiro Gabigol, que mandou no fundo no gol vazio.
Pedro Souza/ Atlético
Sem muito tempo para comemorar o gol de empate, o Flamengo levou os mais de 30 mil flamenguistas à loucura em Cuiabá, isso porque o time virou o jogo aos 18 minutos da etapa final. O lance do gol começou após o Atlético-MG errar no ataque e gerar um contra-ataque mortal dos rubros-negros. Na jogada, Lázaro recebeu do lado esquerdo e descolou um ótimo passe em profundidade para Bruno Henrique, que chegou firme na bola e mandou por cima de Everson para virar a partida.
O jogo seguiu eletrizante com as duas equipes promovendo um belo espetáculo de futebol na capital de Mato Grosso. O Flamengo buscava administrar a vantagem para garantir o tricampeonato da Supercopa do Brasil. Por outro lado, o Atlético-MG tentava achar o gol de empate para faturar a sua primeira taça da competição.
Assim como teve gol de artilheiro de um lado, teve do outro também. O Galo chegou ao gol de empate após Ademir dar um ótimo cruzamento dentro da área para Eduardo Vargas, que tocou para Hulk de cabeça. O atacante atleticano dominou para a perna direita e estufou para dentro do gol do Mengão.
Pênaltis
O placar do jogo persistiu em 2 a 2 até o apito final de Anderson Daronco. Conforme regulamento da Supercopa, a decisão precisou ser disputada nos pênaltis.
Agenda
Atlético-MG volta a campo no próximo sábado (26), às 16h30 (de Brasília), quando visita o Pouso Alegre, no Manduzão, pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro. Já o Flamengo terá o clássico diante do Botafogo, na quarta (23), às 20h, (de Brasília), no Nilton Santos, pelo Cariocão.
Crédito: CBF