Eduardo Barros valoriza empate do Cuiabá com Vila Nova e convoca torcida para final contra o Avaí
Técnico destacou desempenho do Dourado no OBA, elogiou goleiro João Carlos e afirmou que equipe precisa manter sonho pelo G6
O empate sem gols com o Vila Nova, na noite desta quarta-feira (07), em Goiânia, foi considerado positivo pelo técnico Eduardo Barros. Após a partida válida pela 32ª rodada da Série B, o treinador destacou a atuação do Cuiabá diante de um dos melhores mandantes da competição e afirmou que o resultado mantém vivo o sonho de alcançar o G6.
Para Eduardo, o Dourado conseguiu competir em alto nível diante de um Vila Nova que, antes da rodada, ocupava a liderança da Série B e tinha aproveitamento superior a 80% atuando em casa.
AssCom Dourado
“A gente veio aqui para jogar no nosso melhor nível. O Vila Nova era, até então, líder da competição e melhor mandante com certa folga. O aproveitamento do Vila Nova nos seus domínios é superior a 80%, e a gente precisava jogar bem”, afirmou.
O treinador reconheceu que o Cuiabá não teve sua melhor atuação no primeiro tempo, principalmente pela velocidade excessiva nas ações ofensivas. Na avaliação de Eduardo, a equipe conseguiu corrigir o problema após o intervalo e passou a criar oportunidades mais claras.
“No primeiro tempo, a gente competiu muito e não jogamos tão bem. A gente acelerou mais o ataque do que devia. Isso aconteceu no segundo tempo, acabou limpando mais as nossas ações ofensivas e tivemos boas oportunidades de fazermos pelo menos um gol”, explicou.
Uma das principais chances do Cuiabá aconteceu justamente na segunda etapa, quando Fábio Gomes recebeu em condição de finalizar e acertou a trave. O Dourado também teve outros momentos de pressão, mas não conseguiu transformar o volume ofensivo em gol.
Outro destaque da entrevista foi o goleiro João Carlos, que voltou a ser decisivo. O camisa 1 fez uma importante defesa no segundo tempo, evitando que o Vila Nova abrisse o placar. O professor auriverde fez questão de valorizar o momento vivido pelo goleiro, que ganhou espaço no segundo turno da competição.
“Ele merece muito esse momento que está vivendo, porque trabalhou muito. Mais do que um grande jogador, o João é uma grande pessoa. Ele tem trabalhado muito, tem sido importante em diversas oportunidades para a equipe”, destacou.
Apesar de lamentar a perda de dois pontos, o comandante do Dourado afirmou que o empate fora de casa precisa ser valorizado, principalmente pela dificuldade do confronto. O treinador lembrou que o Cuiabá perdeu muitos pontos durante o primeiro turno e, por isso, precisa de uma campanha de alto aproveitamento na reta final para continuar brigando pelo acesso.
“Nós temos que continuar sonhando. Como nós perdemos muitos pontos no primeiro turno, a gente precisa fazer uma campanha quase perfeita no segundo turno. E isso inclui vencer jogos fora de casa”, afirmou.
Com o empate, o Cuiabá chegou aos 47 pontos e permanece na 10ª colocação. A equipe conseguiu diminuir em um ponto a distância para o G6 e ainda busca uma arrancada nas rodadas finais.
"Final" contra o Avaí
Eduardo também aproveitou a coletiva para convocar a torcida do Cuiabá para o próximo compromisso na Arena Pantanal. O Dourado recebe o Avaí neste domingo (11), às 18h30, pela 33ª rodada da Série B.
O treinador destacou a importância do torcedor no momento decisivo da competição e comparou o ambiente criado pela torcida do Vila Nova no OBA com o que espera encontrar em Cuiabá.
“O torcedor tem um papel fundamental para o desempenho da equipe. Se o Vila Nova hoje tem 81% de aproveitamento nos seus domínios, muito passa pelo apoio do torcedor como 12º jogador”, disse.
Eduardo ressaltou ainda que o Cuiabá vem aumentando a presença de público na Arena Pantanal e afirmou que os próximos jogos em casa serão fundamentais para a equipe.
“Contra o Avaí vai ser uma final. (...) Se a gente produzir, se a gente vencer esse jogo, seguramente a gente vai dar mais um passo em direção à aproximação do G6. É o sonho do torcedor, o sonho do clube, o sonho de toda a comissão técnica e do grupo de jogadores. É o sonho de uma cidade, é o sonho de muita gente sonhando junto, e cabe a nós, de uma forma coesa e conjunta, tentar realizar", concluiu.