Cuiabá, 30/10/2026

FMF divulga tabela e regulamento da 2ª Divisão do Mato-grossense 2026

A competição começa em 19 de abril, reúne 10 clubes e garantirá duas vagas na elite do futebol estadual em 2027

A Federação Matogrossense de Futebol (FMF) divulgou a tabela e o regulamento do Campeonato Mato-grossense da 2ª Divisão de 2026. A competição contará com a participação de 10 equipes e tem início previsto para o dia 19 de abril. Os dois finalistas garantirão acesso à elite do futebol estadual na temporada de 2027.

Na disputa pelo título estarão Atlético-MT, Ação, Campo Novo, Cacerense, Paulistano, Santa Cruz, Sinop, Sorriso F.C, Sorriso E.C e Uirapuru. O torneio é considerado a principal porta de acesso para clubes que buscam chegar à primeira divisão do futebol mato-grossense.

Reprodução

Formato da competição

De acordo com o regulamento divulgado pela entidade, a primeira fase será disputada em dois grupos regionalizados. As equipes se enfrentam em turno único dentro de suas respectivas chaves.

O Grupo A será composto por Campo Novo, Santa Cruz, Sinop e as duas equipes de Sorriso: Sorriso F.C e Sorriso E.C. Já o Grupo B terá Atlético MT, Ação, Paulistano, Uirapuru e Cacerense.

Ao término da fase inicial, os líderes de cada grupo avançam diretamente para as semifinais. Os times que terminarem na segunda e terceira colocação disputam as quartas de final, enquanto os quartos e quintos colocados serão eliminados da competição.

Após as quartas de final, os vencedores se juntam aos líderes de cada grupo para a disputa das semifinais. As finais do campeonato estão programadas para os dias 14 e 21 de junho, quando serão definidos o campeão da 2ª Divisão e os dois clubes promovidos para a Primeira Divisão do Campeonato Mato-grossense de 2027.

Apoio aos clubes

A FMF informou ainda que continuará oferecendo suporte aos clubes participantes. A entidade ficará responsável por custear integralmente as despesas de arbitragem e também dará apoio logístico com transporte para as equipes que precisarem atuar fora de seus domínios.

Segundo o presidente da FMF, Diogo Pécora, a competição tem papel importante no fortalecimento do futebol no estado.

“A 2ª Divisão é fundamental para fortalecer o nosso calendário e o futebol no interior, além de dar oportunidade aos clubes e ampliar a competitividade do nosso futebol. A FMF seguirá sendo parceira das equipes, oferecendo suporte e garantindo uma competição organizada e transparente”, destacou o dirigente.