Cuiabá, 30/09/2026

BRT muda traçado e não passará pela Couto Magalhães e Filinto Müller

Decisão foi sacramentada em reunião, no Palácio Paiaguás, com governador Mauro Mendes, prefeito Kalil Baracat, deputados e vereadores que representam Várzea Grande

Reprodução

Prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, fala sobre reunião que decidiu traçado do BRT

O Ônibus de Transporte Rápido (BRT) não irá mais passar pelas avenidas Couto Magalhães e Filinto Müller, em Várzea Grande. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (2), no Palácio Paiaguás, em reunião com o governador Mauro Mendes (União Brasil), o prefeito Kalil Baracat (MDB), além de deputado e vereadores.

A passagem do BRT pelos corredores comerciais de Várzea Grande foi motivo de embate entre a população e os executivos  municipal e estadual. Temendo serem prejudicados pelas obras, que aconteceriam às vésperas do Natal, data de maior movimentação no comércio, os empresários fizeram “pressão” para que o modal não fosse implementado nas principais avenidas do município.

O deputado estadual Fábio Tardin (PSB) confirmou a decisão e disse que, apesar do estudo do Governo do Estado mostrar que o ideal seria o BRT passar pela Couto Magalhães, o prefeito e da maioria dos que estavam presentes na reunião, foi para que mudasse o traçado.

“O governador mandou fazer os estudos e o ideal seria passar pela Couto Magalhães, porém a decisão do prefeito e da maioria que estava presente foi de construirmos um novo terminal ali na região do aeroporto, onde o terreno já é do Governo do Estado, o pátio do tão sonhado VLT, que acabou não acontecendo. Agora,  o BRT não passará na Couto Magalhães, está batido o martelo [...] se é a melhor decisão para o futuro de Várzea Grande, nós não sabemos. Mas foi a decisão que foi tomada em conjunto, principalmente pelo prefeito Kalil", disse Tardin.

Das três propostas apresentadas na reunião, a do prefeito Kalil Baracat (MDB) é que foi acatada. Nela, o BRT irá fazer o mesmo trajeto do VLT, ou seja, irá chegar até a região do Aeroporto Marechal Rondon e depois retornará para Cuiabá.

“Ele [o governador] colocou as três propostas, inclusive a proposta que foi apresentada por nós, de continuar o traçado no antigo VLT e construir o terminal próximo ao aeroporto por entendermos que irá gerar transtorno na cidade. Mexe em toda a questão da mobilidade. A prefeitura pode ter algum prejuízo? É bem capaz, mas de primeira mão eu acredito que é a melhor proposta para Várzea Grande, até porque a gente vai estruturar um terminal novo com mais acessibilidade e que vai atender a região", completou prefeito. 

De acordo com Kalil, o próximo passo é se reunir com a população e com o comércio para anunciar a decisão.