Cuiabá, 18/09/2026

Justiça do Trabalho nega pagamento imediato a servidores da Coder

Sindicato aponta salário atrasado e falta de pagamento de vale-alimentação; greve não está descartada

A juíza Livia Freitas Xavier, da Justiça do Trabalho, negou o pedido de liminar do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur), que requeria o pagamento imediato de salários e vale-alimentação aos trabalhadores da Companhia de Desenvolvimento(CODER) dentro do prazo de 24h. A decisão é desta sexta-feira (13).

Reprodução

Durante análise do caso relacionado aos servidores da Coder, a juíza explicou que a lei não permite conceder liminar em mandado de segurança para determinar pagamento de valores, como salários ou benefícios, sendo necessário indeferir o pedido para repasse dos valores.

Segundo o sindicato, os trabalhadores não receberam o salário da folha de fevereiro, que deveria ter sido quitada no dia 5º dia útil de março, e ainda enfrentam dois meses de atraso no pagamento do vale-alimentação, benefício considerado essencial. Eles ainda reclamam da equipamentos de proteção individual (EPIs).

Na quarta-feira (11), a categoria de servidores havia aprovado "estado de greve" e início de uma greve geral dos serviços por tempo ideterminado, a partir de segunda-feira (16). Cerca de 600 trabalhadores são afetados com o atraso de salário e VA.

O prefeito Cláudio Ferreira (PL) está nos Estados Unidos para um evento voltado à inovação na construção civil e à modernização de métodos construtivos - além de encontro político com o ex-deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.​