Cuiabá, 22/10/2026

Filha de Cattani ganha prêmio e tem moção barrada na Câmara de Mutum

Presidente do Legislativo municipal diz querer evitar politicagem; deputado e PL Mulher repudiam ato

Reprodução

Raquel Cattani, premiada em torneio de queijo

A produtora de queijo Raquel Cattani, filha do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), foi premiada com medalhas de ouro e super ouro no 3º Mundial do Queijo do Brasil 2024, realizado entre os dias 11 e 14 de abril, em São Paulo. No entanto, a produtora, que é moradora do Pontal do Marape, na zona rural de Nova Mutum, foi impedida de ser homenageada com uma moção de aplausos na Câmara do município em sessão realizada na segunda-feira feira (22). 

O motivo, segundo o presidente da Câmara, José da Paixão (União), é para evitar "politicagem" no Legislativo municipal. Por essa razão, a homenagem será votada apenas após as eleições municipais.

A moção de aplausos foi proposta pelo vereador Elenilson Tilit (PL), em reconhecimento à produtora por trazer para a cidade o título de produzir um dos melhores queijo do mundo.

Cattani conta que chegou ao assentamento quando a filha tinha apenas 20 dias de nascida e, desde então, sempre viveram no local. Ele lembra que nunca na história de Mato Grosso um produtor de queijo, ainda mais artesanal, foi a um concurso mundial e trouxe dois prêmios para o Estado.

Ainda segundo Cattani, ao receber os prêmios, Raquel fez questão de tirar uma foto com a bandeira de Mato Grosso e outra com a Bandeira do município de Nova Mutum.

“Muitos dizem que a mulher tem três jornadas. Eu não sei nem contar quantas jornadas ela tem porque ela tira o leite, ela trata o gado, ela faz o queijo e ela vende na rua, então é uma pessoa que merecia muito ser de fato reconhecida. Quando você vê um presidente da Câmara negar a essa mulher, essa pessoa que está aí dedicando e que trouxe essa vitória para o estado do Mato Grosso e para o nosso município, eu acho isso um absurdo. As pessoas que dizem defender, que dizem que 'mexeu com uma, mexeu com todas', depende de quem é a pessoa, porque não fazem absolutamente nada”, desabafou o deputado.

O PL Mulher de Mato Grosso, presidido pela deputada federal Amália Barros, emitiu uma nota de repúdio contra o presidente da Câmara e o acusou de ter tido uma postura "misógina" com Raquel ao não permitir a homenagem.

Raquel é uma das cinco mato-grossenses premiadas no 3º Mundial do Queijo, que teve a participação de 17 países e mais de 2 mil tipos de queijo. A propositura será votada em plenário somente no mês de outubro, após a eleição. 

​