Estudantes criam listas de alunas estupráveis na UFMT e geram pânico
Também havia declarações explícitas de alunos sobre a intenção de 'molestar' colegas de sala
REPRODUÇÃO
O Centro Acadêmico de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) do campus de Cuiabá revelou nessa terça-feira (05) que alunos elaboraram lista de estudantes “estupráveis”. O Cadi emitiu nota de repúdio contra o caso, afirmou que acompanha a situação e tomará as medidas necessárias contra os envolvidos.
Segundo o comunicado divulgado nas redes sociais, circulam registros de conversas em aplicativos de mensagens nas quais estudantes do curso de Direito e de outros cursos planejavam a elaboração de uma lista, classificando alunas ingressas como “estupráveis”. Também havia declarações explícitas de alunos sobre a intenção de 'molestar' colegas de sala.
“Em um claro ato de descaso e normalização da violência, as mensagens foram divulgadas e rapidamente se espalharam pela comunidade acadêmica. Fica evidente que a conduta, extremamente grave, de caráter misógino e violento, é absolutamente incompatível com qualquer parâmetro ético, jurídico e humano”, diz trecho da nota.
Ainda conforme o Cadi, as manifestações não podem ser tratadas como “brincadeiras”, nem relativizadas. “Ao contrário, configuram a banalização da violência sexual e objetificação de mulheres, reforçando uma cultura que historicamente legitima práticas de violência de gênero”.
“É inadmissível que, no âmbito de um curso de Direito cuja formação está intrinsecamente vinculada à defesa da dignidade da pessoa humana, da igualdade e dos direitos fundamentais - ocorram episódios dessa natureza”, reforça.
A nota também relembrou o contexto de insegurança dentro do campus, como relatos de assédio e até mesmo o caso de Solange Aparecido Sobrinho, que foi estuprada e morta dentro do campus no ano passado.
“Diante disso, não há qualquer margem para banalização de casos de estupro, assédio, importunação ou qualquer forma de violência contra mulheres. Esse tipo de conduta precisa ser enfrentado com seriedade, responsabilidade e posicionamento firme, justamente para impedir que episódios dessa natureza continuem se repetindo”, destaca.
O Centro Acadêmico afirma estar comprometido em tornar o ambiente estudantil um lugar mais seguro e que acompanhará a situação junto às autoridades competentes, a fim de garantir a adoção de medidas que assegurem a integridade dos estudantes.