Polícia deflagra operação para prender 10 envolvidos em licenças ilegais na Sema
A Polícia Judiciária Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (3), a 3ª fase da Operação Polygonum para o cumprimento de 28 ordens judiciais, 10 mandados de prisão, 15 de busca e apreensão e 3 sequestros de carros.
É decorrente de investigação sobre fraudes ambientais, conduzida pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e do Ministério Público Estadual. As supostas fraudes são datadas da gestão do ex-secretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Carlos Fávaro. A investigação corre em sigilo de Justiça.
A operação é originária de investigação da Delegacia do Meio Ambiente em conjunto com o Ministério Público, decorrente de esquema detectado no sistema de regularização e monitoramento de propriedades rurais e instrumentalizados no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso para o cumprimento em 6 escritórios de engenharia florestal e de administração de fazendas e 9 residências, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento Sinop e Colíder.
São cumpridos também três ordens de sequestro de carros, que teriam sido objeto de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Participam da operação 12 delegados, 40 investigadores, 8 escrivães, 3 promotores de justiça. Peritos da Politec e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) também atuam em apoio a operação.
O nome da operação, Polygonum, faz referências a medidas geométricas de áreas, referenciadas em dados de propriedades, terrenos e cálculos de desmatamento.(Com Assessoria)