Cuiabá, 30/10/2026

4 secretários, Barreto e Bonilha devem conduzir a Agência

 Fernando Ordakowski
  Os secretários de Estado Yenês Magalhães (Planejamento) e Adilton Sachetti (Apoio e Acompanhamento às Políticas Ambientais) vão compor a futura diretoria executiva da Agência da Copa, cujo projeto chega à Assembleia para apreciação dos deputados na próxima terça (15). Do primeiro escalão do governo Blairo Maggi também disputam as 7 cadeiras de diretores os secretários Eumar Novacki (Comunicação e Casa Civil) e Geraldo de Vitto (Administração). Nos bastidores, corre por fora, numa briga interna com Vitto, Edmilson José dos Santos, um dos adjuntos do Tesouro Estadual. Novacki estaria disposto a deixar a função de supersecretário do governo Maggi para assumir, provavelmente, a presidência da Agência. Acontece que faltam apenas 15 meses para o atual governo concluir o mandato e, na Agência, Novacki e os demais secretários ficariam empregados até 2014.

    A tendência é de quatro secretários virem a deixar o Palácio Paiaguás para integrar a diretoria da Agência, que terá a árdua missão de viabilizar na prática os projetos macro na Grande Cuiabá visando o Mundial de futebol para daqui a cinco anos. A diretoria buscará captar recursos, licitar e acompanhar todo o processo de execução de obras, como a reconstrução do estádio Verdão, que exige R$ 430 milhões de investimentos, a construção de centros de treinamentos e abertura de novas vias urbanas.

    O governador decidiu que uma das sete diretorias será ocupada por representante da Prefeitura de Cuiabá. O prefeito Wilson Santos (PSDB) deve indicar como espécie de porta-voz o economista Agripino Bonilha Filho, que hoje já ocupa o cargo de secretário especial da Copa. A Assembleia vai emplacar o nome do deputado Jota Barreto (PR), narrador esportivo e tido como desportista. Por coincindiência, Barreto e Agripino integraram a comitiva de 35 pessoas, sob coordenação de Maggi, que estiveram por duas semanas em visita à África do Sul, que sedia a Copa de 2010. Foram em busca de informações, experiências e de checagem dos projetos para, a partir daí, lançar novas ideias e ações visando o Mundial de 2014, quando Cuiabá será uma das 12 subsedes brasileiras.

   Pelo esboço do projeto, a agência terá um presidente e os diretores de Planejamento e Orçamento,  Financeiro, de Infraestrutura, Institucional e de Projetos Especiais. Eles vão ser remunerados, assim como cerca de 80 cargos DAS a serem criados. A agência terá autonomia administrativa e financeira e com mandato de seus diretores de cinco anos. Arquiteto, empresário e ex-prefeito de Rondonópolis, Sachetti é cotado para assumir a diretoria de Projetos Especiais. Yênes ficaria com Planejamento. Edmilson articula para cuidar do Financeiro.

Nomes mais cotados para a diretoria da Agência da Copa
Secretários de Estado
Yênes Magalhães
Adilton Sachetti
Geraldo de Vitto
Eumar Novacki
Secretário-adjunto
Edmilson dos Santos
Deputado estadual
Jota Barreto
Prefeitura de Cuiabá
Agripino Bonilha