Os golpes contra os idosos crescem a cada dia. Visualizei um crescimento nos últimos tempos de demandas que envolvem idosos e crimes financeiros. Os crimes praticados se compreendem em fraudes cometidas por estranhos. E o mais grave em minha opinião é a exploração financeira cometida pelos próprios parentes ou cuidadores.
A legislação concernente às relações de consumo protege os idosos, na medida em que, com o avanço da idade, cresce a falta de iniciativa e capacidade de defender-se perante seus opressores, ou seja, os idosos são presas fáceis. A vulnerabilidade física, psíquica e social do idoso justifica uma vulnerabilidade especial, ou seja, uma hipervulnerabilidade e, portanto, necessitam de um tratamento especial para que seja compensada essa desigualdade.
Nas relações de consumo, o idoso encontra-se em situação mais fraca, desvantajosa, em condição social e biológica mais frágil, sendo assim vulnerável, conforme prevê sabiamente o nosso Código de Defesa do Consumidor.
Dito isto, pode-se fazer o comparativo de idosos e o mercado de consumo, a parábola das ovelhas e lobos. Ovelha é o alvo predileto dos lobos. Portanto, não se pode dar sopa perto deles. A ovelha (idoso) é conhecida pela sua inofensividade e perenidade. E a sua inofensividade a torna uma presa preferível. Pois, não oferece nenhum grau de resistência e muito menos defesa agressiva. O mercado de consumo é o lobo viril, matreiro, voraz, com ele não tem moleza, te devora friamente.
As fraudes contra os idosos são inúmeras, principalmente nas relações com os bancos, roubos, empréstimos fraudulentos, venda casada, entre outros. No caso dos golpes que envolvem os bancos, o que indigna é a facilidade com que se concede o empréstimo. O banco disponibiliza o dinheiro sem nenhuma cautela e sem sequer verificar a veracidade dos dados pessoais do solicitante. Nesse sentido, é que se verifica a necessidade de uma união entre as instituições financeiras e os órgãos de defesa dos idosos e do consumidor para que com essa ação conjunta se obtenha êxito na repressão desses crimes, usando o poder de cautela, enrijecendo os procedimentos para empréstimo consignado, entre outros, e veiculando informação aos idosos.
As próprias empresas corroboram com esse quadro. Há empresas que pressionam os idosos, para fazer o empréstimo consignado. Muitas vezes, os idosos contraem empréstimos, sem saber, sem querer, sem o conhecimento dos juros, que geralmente são altos. E ainda um mecanismo utilizado para omissão na denúncia pelos idosos são os valores das parcelas mensais desses empréstimos fraudulentos que são baixas, o que beneficia o comportamento omisso das vítimas.
Nota-se que o fator que favorece a continuidade e dificulta a repressão contra esses crimes é a falta de denúncia, na medida em que muitos idosos deixam de expressar as logras sofridas, porque se sentem envergonhados, ou porque temem que os outros venham a pensar que já não são capazes de se cuidarem. E nos casos de exploração financeira muitas das vítimas possuem ligação afetiva com os ofensores, e mesmo querendo terminar com a exploração a que estão expostos, têm medo que seu ofensor seja punido.
Elga Figueiredo é empresária e advogada, especialista em direito do consumidor e com o quadro Momento do Consumidor na rádio Mega FM em Cuiabá, e escreve exclusivamente neste Blog toda sexta-feira - e-mail: elgafigueiredo@hotmail.com
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse







Alice 25/02/2020
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Alice 25/02/2020
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Maria dias 11/05/2017
Oi meu pai sempre eu q cuidei dele,agora decidiu ir morar com meu irmão mas meu irmão gasta todo dinheiro dele com seus gastos de casa e ainda gasta a poupa pequena q ele tem..meu pai tem 73anos e acha q tão gastando com ele sem saber q tá ficando sem direito algum..o q eu posso fazer como filha?
Julia Mareia Teixeira 24/09/2016
Elga boa noite. Estou com um problemão. Sou curadora de meu pai de 80 anos. Minha mãe tem 75 anos e lúcida. Conscientemente, minha mãe vem "ajudando meu irmão¨caçula que está desempregado. São valores que vão alem da aposentadoria dela, inclusive, seu saldo da poupança, que de dezembro para cá zerou em R$15.000,00. Ela também tem problemas de saúde, já pago com recursos do meu pai duas empregadas. Ela vai fazer uma cirurgia e preciso de colocar mais uma cuidadora, que é para ela. E não posso contar com o aposentadoria dela, porque, alem de pagar escola particular para meus sobrinhos, ainda fornece mais dinheiro a ele. O que eu faço?
Daniele Denise 01/08/2016
Olá, minha avó é aposentada e pensionista do inss tem uma renda de dois salários mínimos. Mas aos 96 anos de idade foi feito um empréstimo no seu salário de 14000 fora outros que ja eram descontados. Ela esta recebendo agora 420.00 em um salário e 615.00 no outro. Isso e correto? porque agora ela mora comigo e isso não da para o seu sustento e bem estar. o que posso fazer para procurar os direitos dela. Ha ela é deficiente visual.
ROSANA 19/12/2014
Sou aposentada e fiz um contrato consignado sem saber pensando ser devolução de margem consignada, agora quero cancelar e o panamericano fala que preciso preencher uma solicitação de desistência e cancelamento do emprestimo, são 96 parcelas de 920, reais, e já depositaram 32 mil em minha conta e o valro do total do emprestimo é de 90 mil, estou apavorada fui enganada por ser idosa como fazer para cancelar e estornar o valor porque já foi debitado em meu pagamento a primeira parcela, me oriente
Noely maria viana 20/06/2014
Tem como punir uma pessoa que maltrata idoso e fez vários empréstimos com o seu cartão mesmo sendo um parente próximo?
7 comentários