Blog do Romilson Cuiabá, 02 de Abril DE 2020 Rdnews RDTV facebook twitter RSS

4674.png

Política

Poderes

Bastidores

Negócios

Análise

Opinião

LUCIARA

Para impedir reserva, bando expulsa pessoas e queima casas

Foto: Jornal da Notícia -- Duas residências foram queimadas enquanto acessos a cidade estão bloqueados  Luciara (a 1.160 km de Cuiabá) está sitiada desde a última sexta (20). Duas casas foram queimadas enquanto fazendeiros e grileiros bloquearam todas as estradas e o acesso pelo rio Araguaia, com objetivo de impedir a criação de Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As informações são do jornal O Globo – confira aqui.

  A Polícia Federal, que está em Luciara com efetivo de 10 agentes, já prendeu dois moradores. Roberto Maciel e Junior Lico são acusados de aliciar e incitar os moradores a se manifestarem de forma violenta contra a consulta para transformar uma área em RDS. Um terceiro envolvido permanece foragido.

  O estopim para as ações violentas foi a informação de que pesquisadores chegariam ao município para realizar audiências públicas para criação da reserva. Estudiosos, alunos da UFMT, líderes comunitários e religiosos ligados à Prelazia de São Félix do Araguaia foram ameaçados e expulsos da cidade.

  Segundo O Globo, o grupo é ligado a políticos e fazendeiros da região que haviam também haviam sido contrários à criação da Terra Indígena Marãiwatsédé e resistiram à desocupação, realizada entre o fim de 2012 e janeiro deste ano, em Alto Boa Vista. Na ocasião, o grupo chegou a ameaçar o bispo Dom Pedro Casaldáliga, que teve de deixar sua casa em São Félix do Araguaia depois de seguidas ameaças de morte.

  O ICMBio confirmou a existência do projeto para criação de uma reserva de desenvolvimento sustentável em Luciara. A área prevista abrange cerca de 100 mil hectares. A maior parte das terras pertence à União, pois é a várzea do Rio Araguaia. A criação da RDS beneficiaria 97 famílias de retireiros. Eles são os primeiros ocupantes não índios do Vale do Araguaia e também se dedicam à criação de gado, mas deslocam os animais entre pastos, o que impede a degradação da biodiversidade local. Na área de cerrado, eles mantém propriedades, mas as várzeas do rio, que pertencem à União, são usadas de forma comunitária por todos.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • landolfo | Terça-Feira, 24 de Setembro de 2013, 15h23
    0
    1

    Bom! De um lado o mundo querendo cada vez mais comida, de outro estamos criando cada vez mais: reservas indígenas; áreas de preservação permanente, no caso do nosso Estado 80% em áreas de floresta; agora as RDS; o que restará para produção?? Tudo é louvável, porém, sem equilíbrio estamos empurrando cada vez mais a população para os pequenos e grandes centros urbanos! Essa questão precisa ser equacionada, sob pena de pagarmos caro por ela no futuro próximo.

JANELA E TROCA-TROCA

Apostando no apoio de Bolsonaro, ex-prefeito se filia ao Patriota

França sonha em ser prefeito de Cuiabá de novo e leva junto Leonardo

Por 02/04/2020, 17h:18 - Atualizado: 46min atrás

roberto franca 680

Empolgado com a possibilidade de ser candidato de novo a prefeito de Cuiabá, desta vez com apoio do presidente Bolsonaro, Roberto França, que já havia deixado o PV, decidiu assinar ficha de filiação no Patriota.

Postar um novo comentário

Abrigo dos polêmicos, Pode filia Kero-Kero e Ranalli

Por 02/04/2020, 16h:58 - Atualizado: 48min atrás

rafael randelli 680

Vereador por Cuiabá Wilson Kero-Kero e agente federal Rafael Ranalli deixam o PSL e se filiam ao Podemos

O Podemos se tornou abrigo dos polêmicos. E, em Cuiabá, está recebendo mais figuras emblemáticas.

Postar um novo comentário

TANGARÁ DA SERRA

Ex-deputado se reinventa e usa Mauro e Jayme pra tentar prefeitura

Por 02/04/2020, 12h:59 - Atualizado: 05h atrás

wagner ramos 680

O ex-deputado Wagner Ramos, lotado há um ano como assessor especial da Casa Civil do governo estadual, é bem corajoso.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • O atalaia | Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020, 14h14
    2
    0

    WR é maior de idade e deve saber com quem contar no caso de nova candidatura. Já politica tem caminhos cor de rosa para alguns, mas tem sido responsável por alguns fracassos por parte dos que estão entre os impulsivos e os açodados....

SUPERAÇÃO

Blogueira na ativa e sonhando em ser primeira-dama de Rondonópolis

Por 02/04/2020, 10h:16 - Atualizado: 04h atrás

lediane campos 680

Após ficar afastada das redes sociais por conta do acidente de trânsito em que se envolveu, resultando na morte de uma criança, em agosto do ano passado, a digital influence e mulher do ex-deputado federal Adilton Sachetti, Lidiane Campos, voltou à ativa.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Metal | Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020, 16h28
    0
    0

    Metal, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Priscila | Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020, 15h14
    12
    0

    Deveria ser primeira-dama da Cadeia Pública Feminina. Atropelou e matou uma criança, sem falar que FUGIU do local sem prestar socorro. Rondonópolis não vai esquecer.

  • Teka Almeida | Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020, 14h51
    11
    1

    Se sendo uma simples transeunte matou uma criança imagina sendo 1° dama. O deslumbre vai cegar de vez. Tenham VERGONHA na cara.

EFEITO PANDEMIA

Em videoconferência, prefeito recebe apelos para reabrir comércio

Por 01/04/2020, 18h:45 - Atualizado: 01/04/2020, 18h:49

emanuel decreto 680

O prefeito Emanuel Pinheiro ouviu hoje, em videoconferência com representantes dos setores produtivo, hoteleiro, comércio, indústria, bares, restaurantes e similares, apelos para flexibilizar as regras do isolamento social, permitindo ao menos reabertura do comércio na Capital, reforçando a preocupação com desemprego e caos social.

Postar um novo comentário

PRIMAVERA DO LESTE

Léo consolida PDT na base, com 3 secretários filiados, e tem apoio de 11

Por 01/04/2020, 11h:38 - Atualizado: 01/04/2020, 13h:55

secretarios primavera do leste 680

Secretários Wanderson Lana (Cultura) e Adriana Tomasoni (Educação) aderem ao PDT, orientados pelo prefeito Léo

O prefeito Léo Bortolin (MDB), de Primavera do Leste, consegue não só atrair para a base o PDT dos irmãos e opositores Zeca e Getúlio Viana, como amplia para 11 o quadro de partidos que hoje apoiam-no à reeleição.

Postar um novo comentário

INíCIO
ANTERIOR
1 de 2522