Rodinei Crescêncio
Cleia Lina durante entrevista ao Rdnews, na tarde desta 5ª, após se tornar conhecida nas redes sociais por ajudar cego a chegar ao ponto de ônibus
Uma mulher sorridente surge entre os veículos parados no semáforo da rua Comandante Suídio, em frente à praça localizada no Porto, em Cuiabá. Há duas décadas, Cleia Lina dos Reis, 38 anos, leva a vida entre pedidos de dinheiro e piadas com motoristas que trafegam pela região histórica da capital mato-grossense.
Ela vive em situação de rua há 20 anos. Decidiu sair de casa após problemas familiares. “Perdi a guarda dos meus filhos e isso me deixou arrasada. Uma conhecida me incentivou a usar crack e acabei me afundando nisso”.
Cleia conta que tentou deixar as drogas duas vezes, mas não conseguiu. “É um vício muito forte. Mas tenho fé em Deus que um dia vou conseguir”, diz a mulher, que se considera religiosa. “Deus está comigo o tempo todo, apesar de tudo”.
A Praça do Porto se tornou o lar da mulher quando deixou a residência em que morava com a família. “Eu tinha perdido dois irmãos e uma tia. Um parente me denunciou ao Conselho Tutelar e disse que eu não cuidava dos meus filhos, porque em uma noite fui dormir na casa de um rapaz que era meu namorado”.
“Esse parente tinha ciúmes de mim e por isso me denunciou. Foi muito triste, porque pensaram que eu não era boa mãe e levaram meus filhos”, lamenta.
Segundo Cleia, os filhos são adolescentes e moram com uma tia dela, em um bairro da periferia de Cuiabá. “Raramente vejo eles. Mas não gosto de falar muito disso não”, diz, antes de permanecer em silêncio por alguns instantes.
Para sobreviver nas ruas, pede dinheiro diariamente na região do Porto. Muitos motoristas não abrem o vidro para conversar com ela. Porém, há outros que a recepcionam com alegria. Ela se tornou figura emblemática da região e diz ficar feliz por ter conquistado a simpatia de muitos.
“As pessoas sempre me dão dinheiro ou qualquer coisa que possam me ajudar. Tem uns irmãos que trazem comidinha para nós e assim vou levando a vida. Mas eu gosto de ficar sozinha. Não gosto de ficar em grupo, não. Gosto da solidão”, diz a mulher, que costuma dormir na praça da região.
Rodinei Crescêncio
Vivendo nas ruas há 20 anos, Cleia Lina pede a ajuda de motoristas que trafegam pela região do Porto, em Cuiabá
Ela conta que usa crack quase diariamente. “Não é algo que gosto de falar, mas também não escondo. Não faço mal para ninguém, moço”, diz. Ela afirma que foi presa uma única vez. “Passei oito dias na prisão, como castigo. Um conhecido tinha invadido uma casa e me chamou, sem eu saber. Quando cheguei lá, descobri que ele tinha feito isso, a polícia veio e me levou junto, mesmo sem eu ter roubado nada”.
Um comerciante, que tem uma loja na região do Porto há 18 anos, afirma que a presença de Cleia não costuma incomodar. “Ela sempre ajuda quando está bem. Impede que outros usuários se aproximem dos estabelecimentos ou risquem carros”, comenta o homem, que prefere não ser identificado. Porém, segundo ele, há alguns dias em que a mulher está transtornada, em razão do uso de crack. “Mas nesses dias, ela não faz mal para ninguém, só não está de bom humor e se afasta de todos".
A vida nas ruas
Há algumas semanas, o cabelo de Cleia tem sido motivo de olhares de pessoas que trafegam pelo Porto. A área frontal da cabeça dela está careca, enquanto a parte de trás está maior. Por diversas vezes, ela tenta esconder a área da cabeça sem cabelo com as mãos.
Cleia justifica que o novo penteado não a agrada. Ela relata que teve de cortar o cabelo após jogarem chiclete nos fios. “Eu estava dormindo e não sei quem fez isso. Mas quando vi, não consegui tirar e cortei por conta própria. Depois, uma moça me ajudou e raspou”, diz.
“Nunca fui vítima de nenhum tipo de violência. Sempre me respeitaram”
Cleia LinaO episódio do chiclete no cabelo, segundo Cleia, foi um dos poucos casos de represália que sofreu nas ruas. “Nunca fui vítima de nenhum tipo de violência. Sempre me respeitaram”, diz.
Apesar de não ter sido agredida fisicamente, costuma ouvir piadas pouco agradáveis. Porém, afirma ignorar comentários maldosos.
Ajuda a outras pessoas
Nesta semana, um vídeo de Cleia ajudando um rapaz cego a chegar ao ponto de ônibus, na Praça do Porto, repercutiu em aplicativos de mensagem. O registro foi feito pelo jornalista Luiz Vieira, da TV Vila Real. Muitas pessoas elogiaram a postura dela. "Eu sempre ajudo esse rapaz. Tem também uma idosa que sempre ajudo a atravessar a rua", comenta.
Ela afirma que sempre se preocupou em ajudar as pessoas. "Foi algo que aprendi na infância, com meus parentes. Hoje, se tenho um pão, divido com cinco pessoas. Isso faz parte da minha criação e sempre vou ajudar o próximo".
Para o futuro, o maior sonho dela é deixar as ruas. “Quero coisas boas para o futuro. Quero um lugar, nem que seja só um quartinho”.
Veja trecho da conversa com Cleia, que se tornou mais conhecida após ato de generosidade:
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse







Nico 08/10/2020
Que Deus a ajude,e as pessoas também Quanto sofrimento em um calor desse de Cuiabá! Misericórdia
Suely 30/12/2019
Quem tem amor pelo próximo tem, não importa a situação, sempre vai ter. O poder público deveria fazer alguma coisa por ela. Pois o que ela quer é precisa , é um quartinho e um tratamento para parar de usar drogas. Meu Deus tão pouco, para quem tem tanto. Que Deus proteja ela enquanto essa ajuda não vem. 🙏🙏🙏
maria lenice 06/08/2019
CLEIA, UM BEIJO PARA VOCÊ, LINDA, SEI QUE DESEJAR QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE É UM PEDIDO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO. AS VEZES TEMOS MEDO DOS MORADORES DE RUA, MAS ATITUDE COMO A SUA, DEVEMOS REPENSAR NOSSO COMPORTAMENTO. MUITA LUZ EM SEU CAMINHO.
Laura 03/08/2019
Que virgem Maria cubra ela com teu manto sagrado Que Nossa Senhora livre ela desses vicios que ela possa estar de volta a sua familia 🙏👐👐
Grazziella 03/08/2019
Sempre a vejo e ficava me questionando o porquê... Que exemplo! A maldade está no coração e não existe classe social para isso. Essa senhora já tem o seu lugar no Reino dos Céus! Que Nossa Senhora a cure das dogras. Será libertada!! 🙏
Cleones Henrique 03/08/2019
Uma pessoa que faz vc sorri msm estando estressado com o trânsito
Mara 02/08/2019
Sempre vejo ela pedindo,eu peço a Deus que tire ela desse vício prepare uma casa e ela volte para o convívio da família.
juba 02/08/2019
sempre admirei o senhor vladimir sempre se esforçava com tua equipe para fazer o bem tentando tirar essas pessoas desta situação um avirada de ano estava ele o jucinei e a esposa do ladi atendente esta denuncia pela secretaria,pelo que eu sei hj tem mil moradores de rua circulando em torno quando o senhor vladimir saiu do creaz em junho de 2016 cuiaba tinha 800 moradores quando ele reronou pra la na gestãp emanuel a coordenadora pediu pra fazer um levantamento tinha 1.100 moradores de rua foi feita por ele e o senhor jucinei
arilson 02/08/2019
saudades da gestão do mauro que a quipedo creas funcionava muito bem na coordenação do vladi rapaz mil com sua equipe as assistente social vanessa e alt, monitor odenir e jucinei enfim todos aqueles atendiao mais de cem moradores de rua por dia e sem falar de tirar essa tiazinha da rua saudades dessa turma
Andreia Silva 02/08/2019
a creia e uma pessoa muito boa gosta de ajudar todo mundo não mexe com ninguém ela gosta de ficar só eu gosto muito dela ela sempre trata agente bem sempre passo ali ela me comprimenta tenho fé que Deus vai por a mão e vai tirar ela disse tenho fé não é fácil também tenho um irmão nas drogas oro por ela e por todos da rua a creia é um amor de pessoa Deus cuida dela olha por ela
Luzinete Brito de Souza 02/08/2019
Nossa, que triste né, me emociono ao ver isso. Lamentável
MAURICIO SILVA DE OLIVEIRA 02/08/2019
SE NÃO PUDEREM AJUDAR, POR FAVOR, NÃO TRATEM MAL OS MORADORES DE RUA...cada um tem sua história de vida e, como ser humano, merecem respeito...
paulo cintyu 02/08/2019
É QUEM NÃO PODE E NÃO TEM NADA ESSE É O QUE AJUDA. ja dizia 1 sabio quando voçê precisar de 1 favo, procura sempre o + ocupado, porque os outros nunca tera tempo.
junior 02/08/2019
VERDADE FREDERICO QUANDO CREAS ESTAVA NA COORDENAÇÃO DO VLADIMIR TINHA UM A EQUIPE QUE ATUAVA MUITO BEM INCLUSIVE NA COPA DO MUNDO ELE TENTOU TIRAR ELA DA RUA INFELIZMENTE PERDEMOS ELE SUA EQUIPE ATUAVA NO DOZE MANEZINHO CHAMA ESSE RAPAZ PRO CREAS CENTRO VC VAI VER O QUE ATUAÇÃO DELE E A EQUIPE
Eleucy 02/08/2019
Tadinha dela precisa de ajuda...doi ver isto e não poder ajudar esta condição do crack e ums dos vícios mais cruéis difícil de sair mais para Deus nao a nada impossível
Pedro Felix 02/08/2019
Fiquei muito emocionado com a reportagem e vida desta mulher
frederico 02/08/2019
SINTO FALTA DO EX COORDENADOR DO CREAS CENTRO VLADIMIR PALMA E JUSCINEY SEMPRE ATUANDO AQUI NO PORTO EM QUESTÃO DE ABORDAGEM TENTAVA TIRAR ESSA SENHORA PARA ABRIGAMENTO JUNTO COM A ASSISTENTE SOCIAL EVELYN
Marilia 01/08/2019
Cleia ñ raspou a parte da frente por conta de um chiclete, quem presta o mínimo de atenção nela qndo está perambulando pelas ruas, nota q ela própria ranca o cabelo da parte da frente...Ela esfrega e puxa com frequência os cabelos da parte da frente do couro cabeludo...
Jean Jazz 01/08/2019
Concordo plenamente com você Roberto Garcia.
Roberto García 01/08/2019
Vocês como tem conhecimento de mídia, deveriam ter dado o devido crédito ao autor do vídeo. Vocês fizeram aquela velha história. Sambar com o pandeiro dos outros.
Andre Luiz Ferreira de souza 01/08/2019
A realidade e difícil. As autoridades devia ajudar está mulher guerreira. Belo vídeo. Belo exemplo.
cleu 01/08/2019
cadê a secretaria de saúde pra ajudar essa mulher? pra tirar os seus filhos foram rápidos né? Agora cadê seus filhos? 20 anos e a familia nada faz pra ajudar? meu Deus que triste.
Gersonei 01/08/2019
ELE É UMA PESSOA BEM ALEGRE. COM CERTEZA DE BOM CORAÇÃO. SEMPRE AJUDO QDO POSSO. AS PESSOAS PRECISAR AMAR SEM OLHAR PARA A APARENCIA O MUNDO SERIA DIFERENTE.
Pablo Escobar 01/08/2019
Generosidade, essa mulher é uma mal educada, se você não dá dinheiro pra ela, ela te xinga e ainda fica te amaldicoando jogando praga em você!!! De generosa não tem nada
Noel 01/08/2019
Sempre vejo ela pedindo no sinal no porto, porém nunca lhe dei nada mas vendo está reportagem sempre que puder vou ajuda-la.
Hiolanda GOMES 01/08/2019
Ela e uma mulher admirável trabalhei ali no Porto e sempre presenciei ela sempre ficava comigo no ponto de ônibus quando eu saia tard tarde da loja eu trabalhava sempre cuidando das vendedoras para ninguém mecher ele é muito inteligente
CLAUDETE ARAUJO 01/08/2019
Nunca saberemos oque passa .ou como fazem para sobreviver essas pessoa....Enquanto o nosso orgulho for maior que a nossa generosidade
Eva Auxiliadora Garcia da Silva 01/08/2019
Tive a honra de conhecer Cleia era uma menina feliz e muito bonita com toda humildade sempre estava com seus filhos a irmã que ajudava ela faleceu depois ela sumiu com a perda da irmã e perdeu os filhos tbem se afundou foi pra ruas fico triste de vela lembro muito dela antes de acontecer tudo isso na vida tenho a certeza um dia seus filhos vão cuidar dela .Ela não abandonou infelizmente tiraram dela .E com isso foi pro mundo das drogas fico triste de vela nesta situação.
Laura 01/08/2019
Que tal fazer uma vaquinha e aguém com seriedade administrar a grana para um tratamento e ajudarmos a mudar a vida dela.
Orlandir Cavalcante 01/08/2019
Isso nos dá a certeza de que somos mais do que estão nos fazendo acreditar. Esta onda de odio vai passar. Eu sei que vai.
Rosicleia costa 01/08/2019
Bela atitude
31 comentários