Cidades

Quarta-Feira, 22 de Maio de 2019, 17h:18 | Atualizado: 22/05/2019, 17h:24

Defensoria repudia desfile para adoção e avalia que ação pode prejudicar jovens

A Defensoria Pública criticou duramente o desfile realizado com adolescentes aptos para adoção, realizado na noite da terça (21), no Pantanal Shopping. O evento, intitulado “Adoção na passarela”, reuniu cerca de 200 pessoas na plateia, conforme a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), responsável por organizar a ação, junto com a Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT).

Rodinei Crescêncio

defensoria publica

Defensoria Pública, em nota, repudia evento e diz que expõe vunerabilidade social de jovens

Na tarde desta quarta (22), a Defensoria emitiu um comunicado repudiando o evento. "Corre-se o risco de que a maioria dessas crianças e adolescentes não seja adotada, o que pode gerar sérios sentimentos de frustração, prejuízos à autoestima e indeléveis impactos psicológicos", disse a instituição.

A Defensoria ressalta ainda que a exposição dos menores pode levar à objetificação e passar uma ideia de mercantilização dos jovens. “Fato que não coaduna com os princípios norteadores da Constituição da República Federativa do Brasil e do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).”

“A intenção desta nota não é descaracterizar a relevância das instituições idealizadoras. O evento, com a intenção de dar visibilidade a crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão aptas para adoção, em verdade, as expõe ainda mais à situação de extrema vulnerabilidade social”, disse trecho do comunicado.

O sonho de ser mãe ou pai deve ser tratado como um ato de amor e não como uma mercadoria a ser buscada numa vitrine

Diz nota dos defensores

Conforme a Defensoria, é necessário ressaltar que não se pode, sob o pretexto de facilitar a adoção, usar práticas que possam atentar ou violar a integridade psíquica e moral dos menores. “Existem limitações éticas à busca de voluntários dispostos à adoção, e elas devem ser verificadas, como já diz o adágio popular: os fins jamais poderão justificar os meios”, assinalou a instituição.

“Por fim, o sonho de ser mãe ou pai deve ser tratado como um ato de amor e não como uma mercadoria a ser buscada numa vitrine. Diante do exposto, repudiamos o evento Adoção na Passarela”, concluiu.

O comunicado foi assinado pelos defensores públicos da Infância e Juventude de Cuiabá e de Várzea Grande, Márcio Bruno Teixeira Xavier de Lima e Cleire Regina Ribeiro Nascimento.

Repercussão negativa

Nas redes sociais, o evento foi duramente criticado. O jornalista Paulo Henrique Amorim, no site Conversa Afiada, rechaçou: “quando se pensa que o Brasil é capaz de tudo, aparece uma inovação alucinada: uma passarela para que crianças de 4 a 17 anos desfilem diante de futuros pais como se fossem modelos! Seguramente, a ideia deriva da SP Fashion Week, com a coreografia e o know-how da cultura do espetáculo com que a Globo contaminou o Brasil”.

Este é o segundo ano que a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) realiza o desfile, em parceria com a Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da OAB-МT. A Ampara faz um trabalho paralelo ao Poder Judiciário, ministra cursos para pais adotantes e se dispõe a apoiar quem opta por adotar uma criança.

O conversou com Ana Regina, da Ampara, sobre a repercussão negativa. Ela disse que viu as críticas ao desfile, mas assegura que, apesar das posições contrárias ao evento, as pessoas que foram ao ato conseguiram entender a proposta e ver a realidade das crianças que, uma vez rejeitadas por pais biológicos e familiares, esperam ansiosamente por um lar.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Cidadão Preocupado | Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019, 07h37
    1
    4

    Interessante as reclamações, quero mesmo é ir lá ajudar o dia a dia desse pessoal que trabalha com essas crianças. Dar um pouco de atenção, carinho, se doar um pouco para um irmão que precisa de ajuda. Criticar no sofá é fácil.

  • Beatriz | Quarta-Feira, 22 de Maio de 2019, 21h35
    7
    3

    Parabéns ao Defensores que assinam a nota. O evento foi lamentável.

  • gilda balbino | Quarta-Feira, 22 de Maio de 2019, 19h14
    7
    3

    PARABÉNS. LAMENTÁVEL O OCORRIDO.

  • Luis | Quarta-Feira, 22 de Maio de 2019, 17h38
    7
    3

    Só agora? E olha q essa monstruosidade está em sua segunda edição, se brincar os marajás do ministério público estavam lá, na primeira fileira.

Matéria(s) relacionada(s):

EP cita 4 pela força do MDB em Cuiabá

rafael bastos 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro disse neste sábado, no encontro do MDB, que acabou atraindo a presença de representantes de outros 12 partidos, que a agremiação emedebista foi construída e ganhou força e espaço na Capital graças aos filiados históricos Rafael...

Júlio, do DEM, vê boa gestão de EP

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), uma das lideranças históricas do DEM, foi "apertado" nesta sexta, em entrevista a Antero de Barros, na rádio Capital FM, especialmente sobre o fato do ex-governador e ex-senador demonstrar simpatia e apoiar a gestão do prefeito Emanuel, enquanto outros do partido...

Empresário ensaia de novo em ROO

 luizao_curtinha400   Em Rondonópolis, o empresário Luiz Fernando de Carvalho, o Luizão, dono da Agro Ferragens Luizão, ensaia mais uma vez disputar a prefeitura. Como a sua pré-candidatura não é considerada novidade, ele é visto como uma espécie de "cavalo paraguaio", que tem arrancada...

2 governistas prontos para a briga

chico2000_curtinha400   O prefeito Emanuel tem 2 aliados de primeira hora na Câmara que não resistem a uma provocação. Tratam-se de Renivaldo Nascimento (PSDB) e Chico 2000 (foto), do PL. Sabendo do estopim curto, os vereadores de oposição, especialmente Diego e Abílio, não perdem a chance de...

Niuan agora sob rédeas do Podemos

niuan ribeiro curtinha 400   O vice-prefeito Niuan Ribeiro, agora no Podemos, se torna obrigado, conforme exigência estatutária, a contribuir com 5% dos R$ 15 mil que recebe mensalmente . Ou seja, vai ter que repassar R$ 750 para o seu novo partido. Considerado um partido com novas concepções, regras e exigências, o...

Efeito-senado e briga no ninho tucano

carlos-avalone_curtinha400   O deputado estadual Carlos Avalone não tem certeza de que o acordo pré-estabelecido para ele se tornar presidente do PSDB-MT, a partir de fevereiro, ou seja, daqui 5 meses, será cumprido. Pela costura entre a cúpula tucana, Paulo Borges renunciaria à presidência, abrindo assim...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.