Cidades

Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019, 10h:00 | Atualizado: 21/08/2019, 11h:05

TEMPO

Fumaça escurece céu de Cuiabá; MT lidera ranking de queimadas e o calor "explode"

Corpo de Bombeiros

Seca em Cuiabá

Cuiabá tem amanhecido desse jeito: fumaça no céu, que escure o dia e dá uma sensação de tempo nublado. Muito calor e seca, resultante de queimadas

Quem olha para o céu de Cuiabá, nestes últimos dias, percebe um nevoeiro cinza que cobre toda a cidade. “O que se vê é fumaça proveniente do número de queimadas”, afirma o tenente-coronel e assessor de proteção de Defesa Civil, Paulo Selva. Com o tempo seco e quente, serviços de meteorologia não preveem mudanças para os próximos dias: termômetros devem marcar até acima dos 40º no fim de semana.

Fumaça e resíduos bem finos que ficam em suspensão no ar atmosférico

Tenente-coronel e assessor da Defesa Civil Paulo Selva

Segundo o tenente-coronel, o aspecto cinza do ar de Cuiabá é resultado de partículas proveniente das queimadas que atingem não só os centros urbanos, mas partes da região rural. “Fumaça e resíduos bem finos que ficam em suspensão no ar atmosférico”, explica. Esses materiais se juntam a água e formam a vista nebulosa, cinza e poeirenta que cobre a cidade.

O militar da Defesa Civil ressalta que, apesar desse resíduo ser pequeno que chega a ser invisível a olho nu, não é leve o suficiente para subir para o ar. E, como Cuiabá está situada numa região de depressão, ou seja, mais baixa em relação às áreas vizinhas, o vento não consegue dissipar esse material. “Enquanto não houver uma precipitação mais forte, esse material vai ficar acumulado (no horizonte)”, disse.

O problema se agrava ainda mais com a poluição produzida pela cidade e desrespeito da população. “O que mais contribui é a falta de consciência das pessoas de colocarem fogo em vegetação”, reflete o tenente-coronel. Paulo também alerta as pessoas a evitarem exercícios físicos durante o período de sol intenso.

Arquivo Pessoal

Tenente-coronel Paulo, da Defesa Civil

Paulo Selva da Defesa Civil atuando com voluntários do Instituto Federal do Meio Ambiente no combate a queimadas

Queimadas

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram 651 focos de calor registrados só no último fim de semana, sendo  38 em Cuiabá, Várzea Grande e outras cidades da Baixada Cuiabana.

De janeiro a até está segunda (19) de agosto, Mato Grosso lidera o ranking dos estados com mais focos acumulados, de acordo com os dados do Inpe. São mais de 13,6 mil. Pará e Amazonas ocupam segunda posição e terceira, respectivamente, com 9,4 mil e 7 mil.

Atualmente, o Batalhão de Emergências Ambientais está combatendo dois incêndios de grandes proporções em áreas de conservação. Um no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade (a 562km de Cuiabá), e outro iniciado nesta segunda (19) na Serra da Petrovina, em Pedra Preta (a 243km de Cuiabá).

Clima

Nesta segunda (19), chegou a chover em pontos isolados da Capital. Houve um aumento significativo da umidade relativa de ar, que subiu para 48%, em relação aos outros dias, em que as marcas foram abaixo de 20%. O nível ideal é de 50% a 80%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Fora desse patamar, a secura provoca adoecimento da população.

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso pontua que, "apesar do dia atípico para o mês de agosto, a quantidade de água que caiu não melhora a situação dos incêndios florestais e queimadas que tiveram um aumento significativo em 2019". O estado apresentou 41% de aumento no número de focos de calor em comparação com o mesmo período de 2018, segundo Boletim Informativo do Batalhão de Emergências Ambientais, o BEA.

A umidade do ar costuma aumentar no período da noite, mas volta a cair durante a manhã. O vapor da água costuma se condensar e deixar o ar mais úmido e, até em alguns casos, mais fresco ou frio. Mas, segundo Paulo Selva, não é somente esse fenômeno, que é chamado de inversão térmica, que tem causado a paisagem turva na Capital.

Apesar das chuvas isoladas, a previsão climática aponta para muito calor nesta semana. O fim de semana promete ser o mais quente com temperaturas que chegam aos 41º, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). A probabilidade de chuva até a próxima segunda é de apenas de 5%.

De quarta (21) a sexta (23), as temperaturas vão variar muito pouco. As máximas vão ficar acima dos 35º e as mínimas de 21º a 25º. O sol deve predominar durante toda a semana.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Mauro | Quinta-Feira, 05 de Setembro de 2019, 02h31
    0
    0

    Só existe um jeito mudar de Cuiabá todos os anos é esse calor insuportável que não dá trégua.

  • Jacy Barbosa Figueira Filho. | Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019, 17h56
    0
    0

    Boa noite! E dificio, mas não impossível cuidar do Patrimônio Natural.Falta vergonha.Agora só Deus mandar muita chuva pra região.

  • Paulo | Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019, 10h47
    1
    1

    Sellva..bom dia Parabenizo oela excelente materia informativa...apenas goztarua de corrigir o nome do Bombeiro Militar da Defesa Defesa Civil Municipal...Tenente Coronel Paulo Selva

  • Oi? | Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019, 10h33
    7
    1

    Essa fumaça é só o povão que vê - as autoridades precisam de dados "reais" pra acreditar que ela existe, não é mesmo?

Matéria(s) relacionada(s):

EP cita 4 pela força do MDB em Cuiabá

rafael bastos 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro disse neste sábado, no encontro do MDB, que acabou atraindo a presença de representantes de outros 12 partidos, que a agremiação emedebista foi construída e ganhou força e espaço na Capital graças aos filiados históricos Rafael...

Júlio, do DEM, vê boa gestão de EP

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), uma das lideranças históricas do DEM, foi "apertado" nesta sexta, em entrevista a Antero de Barros, na rádio Capital FM, especialmente sobre o fato do ex-governador e ex-senador demonstrar simpatia e apoiar a gestão do prefeito Emanuel, enquanto outros do partido...

Empresário ensaia de novo em ROO

 luizao_curtinha400   Em Rondonópolis, o empresário Luiz Fernando de Carvalho, o Luizão, dono da Agro Ferragens Luizão, ensaia mais uma vez disputar a prefeitura. Como a sua pré-candidatura não é considerada novidade, ele é visto como uma espécie de "cavalo paraguaio", que tem arrancada...

2 governistas prontos para a briga

chico2000_curtinha400   O prefeito Emanuel tem 2 aliados de primeira hora na Câmara que não resistem a uma provocação. Tratam-se de Renivaldo Nascimento (PSDB) e Chico 2000 (foto), do PL. Sabendo do estopim curto, os vereadores de oposição, especialmente Diego e Abílio, não perdem a chance de...

Niuan agora sob rédeas do Podemos

niuan ribeiro curtinha 400   O vice-prefeito Niuan Ribeiro, agora no Podemos, se torna obrigado, conforme exigência estatutária, a contribuir com 5% dos R$ 15 mil que recebe mensalmente . Ou seja, vai ter que repassar R$ 750 para o seu novo partido. Considerado um partido com novas concepções, regras e exigências, o...

Efeito-senado e briga no ninho tucano

carlos-avalone_curtinha400   O deputado estadual Carlos Avalone não tem certeza de que o acordo pré-estabelecido para ele se tornar presidente do PSDB-MT, a partir de fevereiro, ou seja, daqui 5 meses, será cumprido. Pela costura entre a cúpula tucana, Paulo Borges renunciaria à presidência, abrindo assim...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Mauro Mendes?

excelente

bom

regular

ruim

péssimo

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.