Previsão do tempo ??°C Cidade

CIDADES Terça-feira, 24 de Junho de 2025, 12:41 - A | A

Terça-feira, 24 de Junho de 2025, 12h:41 - A | A

CONTRATO TEMPORÁRIO

Governo contrata 102 bombeiros para atendimento pré-hospitalar em MT

A nova equipe será composta por 51 técnicos de enfermagem e 51 enfermeiros, o que vai ampliar de 24 para 33 o número de municípios com cobertura desse tipo de atendimento pelo Corpo de Bombeiros

Roberta Burgo e Kethlyn Moraes

O governo de Mato Grosso contratou 102 bombeiros temporários para fazer o atendimento pré-hospitalar no estado. Agora os bombeiros militares passarão a atuar exclusivamente como socorristas em Cuiabá, onde esse serviço era realizado até então apenas em conjunto com o Samu. Isso já acontece em algumas cidades do interior do Estado. A nova equipe será composta por 51 técnicos de enfermagem e 51 enfermeiros, o que vai ampliar de 24 para 33 o número de municípios com cobertura desse tipo de atendimento pelo Corpo de Bombeiros. A formatura dos 102 profissionais aconteceu na manhã desta terça-feira (24).

CBMMT

Bombeiros

"A nossa intenção é ampliar e fortalecer o serviço de atendimento para o hospitalar em todo o Estado. Esse é o foco da absorção desse efetivo", afirmou o comandante-geral do CBMMT, coronel Flávio Glêdson Bezerra.  A medida de contratação temporária será utilizada em vez de um concurso público. O comandante explica que esse meio de contratação já acontece no Exército Brasileiro e funciona, visto que o bombeiro temporário obedece todas as regras militares.

A medida foi tomada devido a alta demanda na região metropolitana. "São 35 mil atendimentos pré-hospitalar pelo Corpo de Bombeiros no interior, todos os anos. A partir de agora, a gente incrementa isso também na região metropolitana. A intenção é melhorar o serviço à população. [...] Para quem é mais antigo, lembra que o Corpo de Bombeiros antigamente realizava na região metropolitana, o resgate de acidentados, e atendimento pré-hospitalar. Há uma demanda muito alta para atendimento dessa natureza, que é o atendimento da vítima de trauma ou de emergência clínica. A nossa intenção é absorver profissionais de saúde, justamente para poder ajudar a fortalecer o atendimento também na região metropolitana, melhorar, reduzir tempo de resposta", detalha.

Conforme o chefe do CBM, esse antendimento mais rápido aumenta o índice de sobrevida do paciente. Para auxliar o serviço desses socorristas, o Governo implantou também o rádio digital que estará ligado ao Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp).

"Por exemplo, um enfermeiro que está fazendo um atendimento vai poder regular a medicação desse atendimento com o enfermeiro na ponta da linha. Então o enfermeiro vai falar via rádio digital, de qualquer lugar do Estado, com a nossa central de regulação. O médico que lá está, que será o nosso médico regulador, vai então orientar e autorizar a medicalização daquele atendimento. Então, sem dúvida nenhuma, é um grande ganho para a população, já que a população tem um atendimento supervisionado por um médico no Estado inteiro a partir de agora", esclarece. 

Segundo o coronel PM César Roveri, já há cinco postos de trabalho preparados para atender a demanda no qual os bombeiros voluntários irão fazer o atendimento. Ele também afirma que o prazo de atuação dos bombeiros temporários é de oito anos e ao todo 500 profissionais poderão ser chamados para compor a equipe do Corpo de Bombeiros. "A ferramenta que nós encontramos no momento e a condição financeira disponível para agora realmente é para a contratação de até 500 bombeiros temporários que irão compor junto com a equipe médica, de enfermeiros, do próprio Corpo de Bombeiros, para poder fazer esse atendimento. E teremos esse período largo aí de oito anos para poder regularizar qualquer situação que possa vir", finalizou o coronel.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br