Previsão do tempo ??°C Cidade

CIDADES Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025, 11:22 - A | A

Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025, 11h:22 - A | A

VÁRZEA GRANDE

UPA nega atender bebê reborn após polêmica sobre proibição em Cuiabá

A mãe do bebê reborn deixou a unidade de saúde de VG visivelmente contrariada

Jacques Gosch e João Aguiar

Reprodução

Beb� reborn

Boneca super realista, bebê reborn não pode receber atendimento no SUS

A Coordenação da Unidade de Pronto Atendimento    (UPA)  do Ipase, em Várzea Grande, divulgou nota informando  que  durante o atendimento médico de uma paciente, sua  acompanhante  - filha - portava um bebê reborn.  Na oportunidade,  ela  solicitou à equipe de enfermagem que a médica pediatra avaliasse o “criança” que supostamente estaria com sintomas gripais.

Ao ser informada sobre o pedido, a médica se dirigiu até a pessoa e, ao constatar que se tratava de um bebê reborn, explicou que não seria possível realizar o atendimento porque não havia registro civil nem cartão do SUS. Insatisfeita com a resposta,  a jovem deixou a unidade de saúde visivelmente contrariada.

“A Superintendência das Unidades de Pronto Atendimento de Várzea Grande (UPAs) reforça que os atendimentos devem ser destinados a pacientes que realmente necessitam de cuidados médicos, evitando assim prejuízos à assistência prestada à população”, diz trecho da nota.

O episódio em Várzea Grande aconteceu   após a polêmica sobre a votação projeto de lei que proíbe o atendimento médico-hospitalar a bonecas do tipo “bebê reborn” nas unidades de saúde de Cuiabá, de autoria do vereador Rafael Ranalli (PL). O texto recebeu parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Polêmica em Cuiabá

Na semana passada, ao colocar o parecer da CCJ em votação, a primeira-secretária da Câmara de Cuiabá, vereadora Katiuscia Mantelli (PSB) teve ataque de riso. A situação repercutiu nacionalmente.

Projeto de Ranalli chegou a ser rejeitado pelo plenário. No entanto, a votação foi anulada após verificação de quórum e a matéria retornar à pauta nos próximos dias.   

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

João Benedito Souza 29/10/2025

Tinha dar uma taca nela e daí sim atender ela..Tinha postar a foto da madame..

positivo
1
negativo
0

JOAO J 29/10/2025

essa mulher que levou esse boneco na upa...ela sim..que precisa de tramaneto medico...

positivo
0
negativo
2

Marcos 28/10/2025

A pessoa passa anos na faculdade estudando a um custo altíssimo, mais , sabe Deus quanto tempo fazendo residência, pra depois de tudo isso satisfazer a sandice de uma mimada qualquer que não tem o que fazer da vida. Se quer tratar um boneco como pessoa que faça isso sozinha, não venha tomar o tempo de quem está trabalhando.

positivo
0
negativo
0

Miguel 28/10/2025

O mais grave nessa história e a família achar normal e apoiar, resumindo precisa de tratamento essa moça.

positivo
1
negativo
0

Anne 27/10/2025

A mulherada tá ficando louca da cabeça Esse tipo de coisa tem que virar crime sem fiança Pois tira o atendimento médico de quem deveria ser socorrido de verdade

positivo
2
negativo
0

ALEXANDRE 27/10/2025

Se é desnecessário, porque o eleitor de esquerda, levou o reborn na UPA ?

positivo
1
negativo
1

Cleuvecio Ribeiro 27/10/2025

Desnecessário a discussão do assunto.

positivo
1
negativo
0

Bolsonaro 2026 27/10/2025

RANALLI TINHA RAZÃO! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

positivo
2
negativo
1

8 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br