Coronavírus

Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 10h:44 | Atualizado: 28/05/2020, 12h:47

Prefeito libera shoppings, restaurantes e bares e diz: a cidade fez o dever de casa

Atualizada às 11h31

Os shoppings, bares e restaurantes de Cuiabá poderão reabrir. O anúncio foi feito pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) nesta quinta (28). Os shoppings poderão funcionar, a partir de quarta (3 de junho), das 14h às 22h (segunda a sábado) - com apenas 30% da sua capacidade até 30 de junho, podendo aumentar para 50% depois. “Achatamos a curva e, com isso, tivemos tempo para preparar o setor de saúde”, disse, reforçando que a Capital fez o dever de casa. O Blog do Romilson já havia anunciado que alguns setores seriam liberados - leia aqui.

O Shopping Popular também reabre quarta, funcionando de 9h às 17h, por ser parecido com o comércio varejista, mas tem as mesmas restrições que os demais shoppings, podendo funcionar com apenas 30% da capacidade até 30 de junho. Além disso, só poderá abrir 50% dos box.

Bares e restaurantes, incluindo os que atuam dentro dos shoppings, podem retomar as atividades em 8 de junho, de terça a domingo, das 11h às 15h e das 18h30 às 23h (almoço e janta). Os músicos podem trabalhar em bares e restaurantes, mas devem se limitar apenas a 2 profissionais, sendo proibida a presença de bandas com vários integrantes.

Todos os estabelecimentos devem seguir as medidas de segurança, higienização e os representantes vão assinar um termo de compromisso com a prefeitura. Quanto às academias, feiras e clubes ainda serão tema de decretos na próxima semana. 

Assessoria

Emanuel Pinheiro durante Live

Prefeito Emanuel Pinheiro, durante live realizada hoje, anunciou o afrouxamento de restrições. Gestor ressalta estabilidade no crescimento da Covid-19

A Capital passa por restrições há 80 dias e, desde maio, tem retomado as atividades em alguns setores. A preocupação do prefeito é quanto à evolução dos casos no interior. Diante disso, ele pede que o governo faça a lição de casa porque “quando eles agravam, vêm para Cuiabá”.

Emanuel garante ainda que as ações estão sendo tomadas com aval de bases técnicas e científicas, indicadas pela comissão que discute a crise. “A reabertura vai ser monitorada pela prefeitura que vai avaliar a cada semana a evolução da doença”. Ele disse, várias vezes que, apesar do aumento no número de casos, há uma "estabilidade".

Segundo o prefeito, “os números vão continuar crescendo, mas de forma controlada, tivemos tempo de preparar o setor da saúde para cuidar dos casos”. Ele ainda considera que é preciso pensar a longo prazo, “falar nos próximos 6 meses ainda é uma visão curta”.

Em um desabafo, diz que foi muito atacado, mas entende os riscos políticos que vieram com as medidas de restrição.

Retomada gradual

Parte do comércio começou a reabrir há um mês, em 27 de abril. O decreto nº 7.886, determinou o retorno apenas do comércio varejista e atacadista com funcionamento das 10h às 16h.

Já para o setor de gêneros alimentícios, o horário determinado é de 6h30 às 21h. Apenas as padarias podem atender das 6h às 19h. As conveniências de postos de combustível e distribuidoras de bebidas, funcionam das 8h às 19h, de segunda a sexta, e das 8h às 13h, em sábados, domingos e feriados.

Em 4 de maio retornaram as atividades de prestação de serviço, como clínicas de estética, salões de beleza, escritório de contabilidade e de advocacia, entre outros. O funcionamento é das 8h às 14h. A indústria voltou a atuar em 11 de maio e o setor garantiu funcionamento estendido desde que mantenha apenas 50% da capacidade de trabalhadores no local.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Gertrudes Borges deOliveira | Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 16h29
    8
    8

    Se agora que os casos estão aparecendo nao e hora de liberar nada.

  • Breno cesar de Oliveira | Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 11h31
    15
    9

    Bom dia Prefeito ..precisamos trabalhar tbm.meu comércio é campo de futebol e vivo de aluguel

  • Joaquim Alves | Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 11h31
    17
    17

    Achatou coisa nenhuma. Não sabe ler gráfico, prefeito? É só olhar o gráfico de casos confirmados. Prefeito cedeu a pressão. Infelizmente.

  • alexandre | Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 11h25
    14
    4

    Quando os Poderes vão voltar a trabalhar ?

  • alexandre | Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 11h20
    9
    19

    FALIU COM O COMERCIO DE CUIABA...

  • O atalaia | Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 11h14
    17
    11

    Num momento dificil como esse que estamos vivendo é difícil encontrar alguem que queria esta na pele do prefeito, premido por todos lados. Mas, muitos cidadãos livres já notaram que EP é movido por uma infantilidade que as vezes amedrontam os munícipes. Será que é hora de fazer esse relaxamento de medidas?

  • Sergio Augusto | Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 11h02
    13
    10

    Que curva? Se vc nem conhece a estrada. Que curva? Essa estrada nunca existiu e ela só alonga. Deus nos salve desse tipo de conhecimento.

Servidores sem pagar os empréstimos

adevair cabral curtinha 400   A Câmara de Cuiabá rejeitou o veto total do prefeito Emanuel e promulgou a Lei 6.547, que suspende por 90 dias o pagamento de parcelas de contrato de crédito consignados tanto dos servidores públicos ativos e inativos da prefeitura quanto da própria Câmara Municipal. A...

Eleição ao Senado junto com municipal

carlos favaro 400 curtinha   A eleição suplementar para uma vaga ao Senado deve ocorrer em MT junto com o pleito municipal, em 15 de novembro. A definição oficial partirá do TSE até o final deste mês. Em princípio, a suplementar estava marcada para abril, mas, por causa da pandemia, foi...

Wellington tem 47 lotados no Senado

wellington 400 curtinha   Com dois meses e meio na cadeira de senador, Carlos Fávaro tem hoje 18 assessores lotados no gabinete, muito aquém do quadro dos colegas Jayme Campos e Wellington Fagundes. O chefe de gabinete de Fávaro é o advogado Irajá Rezende de Lacerda, filho do primeiro-suplente Zé Lacerda....

Cáceres, lockdown e frases de alerta

francis maris 400 curtinha   Em Cáceres, o prefeito Francis Maris (foto) decretou lockdown desde a última segunda, dia 29, como forma de forçar os moradores a permanecer em casa para conter o avanço da Covid-19. Mas as medidas restritivas não estão surtindo tanto efeito na prática. Muitos continuam...

4 prefeitos de MT com coronavírus

luiz binotti 400 curtinha   Pelo menos quatro prefeitos em Mato Grosso já foram diagnosticados com Covid-19. O caso mais recente envolve Luiz Binotti (foto), de Lucas do Rio Verde. Ele aguarda resultado de exames, mas já se encontra em isolamento domiciliar. Com sintomas do novo coronavírus, Binotti decidiu ficar em casa. De um...

Forçando cuiabanos a ficar em casa

emanuel pinheiro 400 curtinha   Acuado por causa do avanço dos casos de Covid-19, o que tem provocado colapso na rede pública de saúde, principalmente em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) decidiu adotar medidas mais restritivas para conter circulação e aglomerações de pessoas,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Até dezembro, o IFMT terá eleição para Reitoria. Quem você acha que será eleito dos candidatos abaixos?

Deiver Alessandro

Julio Santos

Nenhum deles

Não tenho ideia

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.