Executivo
Quinta-Feira, 04 de Março de 2021, 10h:11 | Atualizado: 04/03/2021, 10h:20
MT admite compra da vacina Sputnik para repassar ao governo federal a distribuição
Andhressa Barboza
A compra de vacinas contra Covid-19 pelo governo do estado pode ocorrer só a partir de maio. Isso porque as primeiras 10 milhões de doses da russa Sputnik V, fabricada pela União Química, vão para o Ministério da Saúde que vai distribuir entre os estados.
Na iminência de um colapso do sistema de saúde em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (DEM) mudou o discurso quanto à compra do imunizante e afirma que aceita comprar as doses mesmo que sejam destinadas ao Governo Federal para integrar o Plano Nacional de Imunização.
Reprodução

O governador visitou a fábrica da União Química, fabricante da Sputnik V
“Queremos antecipar o programa de vacinação o quanto o antes para ficarmos livres dessa doença e desse fantasma que é para a saúde e para a vida das pessoas”, disse Mauro ao comentar sobre a ida a Brasília na terça (2) quando visitou a fábrica da Sputnik e se reuniu com o presidente da Câmara Federal Arthur Lira.
A previsão é que governadores comprem 8 milhões de vacinas que começarão a ser produzidas somente depois de maio. Outras empresas teriam pedido prazo para setembro.
“Nós apresentamos a intenção de compra dos estados, mesmo que as doses vão para o PNI, já que o governo federal está dizendo isso, nós não sabemos como as coisas podem andar nas próximas semanas”, avalia.
“Mesmo que as doses vão para o PNI, nós não sabemos como as coisas podem andar nas próximas semanas”
Mauro MendesDias atrás, Mauro rechaçou essa possibilidade, mas diante da demora do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) em garantir a imunização da população, o governador mudou de ideia e esteve reunido com outros 15 governadores que também apresentaram a intenção de adquirir as vacinas.
“Queremos contribuir comprando e entregando ao PNI e estão estudando (as empresas) um momento quando poderão apresentar um cronograma firme de entrega para a gente evoluir nesta possibilidade de compra pelos governos estaduais”, finaliza.
Postar um novo comentário
Comentários (2)
-
Aldo | Quinta-Feira, 04 de Março de 2021, 12h4720
Não dá para entender nada, os governadores compram as vacinas e entregam no ministério da saúde para serem distribuídas no plano nacional de imunização. Porque não centralizar as compras no ministério da saúde, todos sabemos que quando compramos em grande quantidade conseguimos pagar menos e a logística de transporte e distribuição seria bem melhor. Quero deixar uma pergunta. A quem interessa esse tipo de negócio? Ao povo brasileiro????
-
PAULO MULLER | Quinta-Feira, 04 de Março de 2021, 11h4042
Como que é? Dinheiro de Mato Grosso para fazer graça para o incompetente que governa esse país. Já não chega os incentivos?
Confira também:
- Abril de 2021
-
Executivo / ACORDOS DE LENIÊNCIA
Governo dispensa licitação e compra avião de R$ 7,8 mi com dinheiro da corrupção
-
Executivo / 3 PAVIMENTOS
Emanuel divulga revitalização do Mercado Municipal e obra será feita via PPP fotos
-
Executivo / FALA RETIFICADA
Emanuel retifica fala sobre Sputnik V: "se for aprovada pela Anvisa, será utilizada"
-
Executivo / "Tudo por Cuiabá"
Prefeito aceita ir à AL falar sobre Covid e sinaliza retomar o diálogo com Mauro
-
Executivo / Bate e rebate
Governador chama federal de político de merda do grupo de "bestas do apocalipse"