Rodinei Crescêncio/Rdnews
Secretário de Governo Ananias Filho ao lado de vice Vânia Rosa, que fala sobre a reestruturação do gabinete de vice-prefeita
A vice-prefeita de Cuiabá Vânia Rosa (NOVO) anunciou nesta sexta (12) que está articulando a reestruturação de seu gabinete porque pretende ter voz ativa e funções definidas dentro da Prefeitura da Capital, sob Abilio Brunini (PL). “Vamos fazer aquilo que talvez foi o mais difícil durante todas as administrações anteriores, que é ter esse vice atuante. A gente está aqui para isso. Se a gente for a ferro e fogo, não funciona. A gente está aqui para administrar junto. Se a gente administrar junto com o prefeito, logicamente que a colheita disso lá na ponta, que é para aquele que nos elege, será melhor”, afirma e, depois, completa:
“Nós temos um salário, a gente recebe para estar aqui e nós fomos eleitos. Então, eu tenho que ser útil. Não dá para viver de status”.
Em coletiva à imprensa, no sétimo andar do Palácio Alencastro, ao lado do secretário de Governo Ananias Filho (PL), Vânia destaca que, atualmente, não tem estrutura física adequada e nem funcionários para exercer a função e que, por isso, tem conversado com Abilio e o secretário Ananias para implementar um gabinete ativo.
“Eu estou aqui [do Alencastro] há menos de um mês, tentando construir o espaço físico, uma equipe competente para atuar nisso e também agora, nesse viés, as atribuições que estão sendo trazidas”, diz a vice numa referência ao fato de ter atuado, nos últimos meses, primeiro à frente da secretaria de Assistência Social e, depois, na de Mobilidade Urbana. Ela foi demitida da Semob em meio à polêmicas e embates com o Legislativo, mas garante que mantém uma boa relação com Abilio.
A vice destaca que, dentro da política de economicidade de gastos, a ideia é que a secretaria de Governo ceda quatro cargos para que ela possa exercer funções de mediação na busca de recursos junto aos governos estadual e federal; além de buscar bons exemplos de outras gestões e prospectar Parcerias Público Privadas. Vânia explica que não deve assumir mais nenhuma pasta da gestão e que por isso precisa estabelecer funções e rotina de trabalho. Questionada sobre a resistência de Abílio em relação ao governo federal, sob Lula (PT), Vânia fala em construir pontes.
“As questões de ser contrário ou não, não impede a necessidade de estarmos vinculados ao governo federal e estadual, então essas tratativas têm que ser construídas, são pontos e caminhos que tem que acontecer, a gente tem que mediar, dosar. Ninguém governa sozinho, nosso prefeito também não, a gente está aqui para somar, assim como as outras secretarias, cada uma no seu nicho, enquanto vice, eu tenho que buscar mediar isso também”, frisa.
Questionada se já tem projetos que deseja implementar, Vânia ressalta ter ideias, mas argumenta que precisa concretizar organização de seu gabinete para que possa dar o start na segunda fase. Ela garante ainda que a sua “entrada” mais ativa na gestão tem sido aceita pelo prefeito e, na medida do possível, é harmônica.
Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse







Ana Julia Mendes 12/09/2025
ALGUÉM DÁ A LEI MUNICIPAL PARA ESSA VICE IR PRA CASA E ENTENDER QUE ELA SÓ APARECE QUANDO NA AUSÊNCIA DO PREFEITO. VAI PRA CASA E ESPERA DE ACORDO COM A LEI QUE FALA SOBRE A FUNÇÃO DE VICE. VICE É VICE E NÃO TEM SALA, NÃO TEM ASSESSORES E NÃO TEM GASTOS DO DINHEIRO PÚBLICO, POIS JÁ TEM O PREFEITO!
Observador 12/09/2025
VANIA, Excelente Iniciativa, sugiro q trabalhe em harmonia com o prefeito Abilio, vcs foram eleitos juntos, precisam trabalhar juntos!!! Cuiabá precisa de recursos, em todos os setores, penso ser positiva sua iniciativa em buscar recursos financeiros junto aos governos estadual e federal, afinal, os recursos são oriundos dos impostos que a população paga. Enfim, Parabéns pela iniciativa, pela disposição, todos os vices-prefeitos deveriam ter a mesma atitude, ou seja, AUXILIAR A GESTÃO.
Ildo 12/09/2025
É isso que Cuiabá precisa, ficar conversando fiado em redes sociais o prefeito é bom, assim como o Mauro Mendes a cidade precisa que seus políticos pense na cidade e não se é de direita ou esquerda o povo não está nem aí queremos uma cidade melhor
Jair Monteiro 12/09/2025
Isso ai Vania, mulher inteligente é outra coisa
Gegê 12/09/2025
Que tal torar o Abismo e colocar ela? Creio muito mais na força, na humanidade e na resiliência da mulher.
João Leite 12/09/2025
Cuidado Abílio, olha a asa crescendo...
6 comentários