Variedades

Sexta-Feira, 30 de Outubro de 2015, 07h:00 | Atualizado: 30/10/2015, 16h:27

Cultura

Único Museu das Bonecas é em MT; itens raros e com mais de 100 anos

Gilberto Leite

Museu das bonecas

Terezinha Barros com Marília, sua 1ª boneca. Aposentada tem acervo de quase 10 mil brinquedos

Com recursos próprios, a aposentada Terezinha Barros, 65 anos, construiu um império que toda criança sonha em ter, o Museu das Bonecas e Brinquedos.

Localizado em Cuiabá, o local é considerado o único museu de brinquedos do Brasil, são mais de cinco mil itens entre bonecas, carrinhos, vídeo-games antigos, enfim, relíquias que emocionam adultos e crianças.

Tudo começou com Marília, nome que Terezinha deu a sua primeira boneca, que ganhou do padrinho quando tinha seus 14 anos, depois de muito brincar com as bonecas das irmãs e das vizinhas.

“Eu era a irmã do meio, ou seja, minha irmã mais velha ganhava bonecas porque era a mais velha e a mais nova por ser a mais nova e eu ficava só na expectativa. E o desejo te der uma coleção só aumentava”, revela.

Após Marília, a coleção aumentou mesmo e, por meio de doações, compras e muita pesquisa, a aposentada foi construindo a maior coleção de brinquedos já vista. “Entre bonecas e brinquedos expostos temos cerca de cinco mil, mas em casa ainda temos mais uns quatro mil itens que não foram expostos por conta do espaço”.

Para se ter ideia das relíquias que estamos falando, no local estão expostas bonecas do Século XIX, por exemplo, como as “Jumeau”, as quais só as famílias de alto poder aquisitivo conseguiam ter um exemplar em casa. Além disso, estão expostas bonecas de celulóide, que nem chegaram a ser fabricadas no Brasil. “São raras e impressionam pela história. As Jumeaus têm cerca de 140 anos, eram deixadas nas penteadeiras das moças ricas. E as de celulóide são muito leves, mas altamente inflamáveis”, conta.

Galeria: Museu da Boneca de Cuiabá 

Outra coleção que impressiona são das Bonecas Barbies, Terezinha tem o primeiro exemplar da boneca e muitas outras, como as do estilista Christian Dior e a Scarlet O´Hara. A coleção da Susy também impressiona pela quantia e variedades. Para as apaixonadas pela “Moranguinho”, no local está exposta a casa da boneca, uma raridade, pois era produzida nos Estados Unidos.

Entre as celebridades que podem ser encontradas no Museu estão a réplica da Miss universo da década de 60, Ieda Maria Vargas e a musa infantil Shirley Temple, que apareceu nos Estados Unidos em 1934 em consequência da popularidade da pequena atriz. Há também a primeira boneca da Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo, exibido pela TV Tupi na década de 50. A personagem era interpretada pela atriz Lucia Lambertini. “Sempre recebo propostas de pessoas querendo comprar essa boneca, mas o lugar dela é aqui”.

Gilberto Leite

Museu das bonecas

Em destaque a boneca Armand Marseille, de 1894. Todas no museu em Cuiabá

Atualmente, o museu funciona em uma casa que Terezinha comprou para mostrar o seu acervo e dar a oportunidade para que os demais tenham acesso e conheçam a riqueza das peças. “Demoramos cerca de cinco anos para conseguir montar este espaço e poder compartilhar com os mato-grossenses. Mas está sendo difícil mantê-lo, devido aos gastos e a pouca visitação”, pondera.

As despesas, todas custeadas por Terezinha, vão desde a energia elétrica, internet, segurança, manutenção do mofo, devido as antiguidades, e muitos outros. “O tratamento do mofo é muito caro e energia também, pois precisamos manter o ambiente refrigerando por causa do nosso clima. E sempre aparece uma manutenção para ser feita”.

Devido às dificuldades financeiras, Terezinha faz um convite emocionado ao público da Capital e do interior, até mesmo aos turistas que estão de passagem, para conhecerem o local e contribuir com a manutenção e divulgação. “É um acervo muito rico. E, infelizmente, as pessoas não conhecem, não visitam. Já recebemos propostas de grandes institutos para levar o acervo para São Paulo. Não é isso que queremos, mas se não tiver outro jeito...”, comenta.

Estudos x Cultura 

Terezinha ressalta que o local pode ser utilizado também como referência para estudos de moda e comportamento, em virtude da variedade do material vindo de diversos países. "As pessoas que passam por aqui, podem observar como era a moda antigamente e toda sua evolução, tanto de modelos de roupa quanto dos materiais utilizados. Podem estudar ainda os traços físicos de cada nacionalidade pois temos bonecas do Brasil, da França, dos EUA. Tem uma, em especial, que veio direto da Suíça, por meio de doação".

No Museu também existem centenas de catálogos de diversos fabricantes de brinquedos, o que possibilita encontrar o nome e o ano de brinquedos que, muitas vezes, são esquecidos com o passar do tempo. "Se você tem uma boneca em casa e quer saber a origem dela, faça-nos uma visita que nós vamos te ajudar a descobrir", afirma.  

_______________________________________________________

Serviço

  • Horário de Funcionamento - 3ª a 6ª das 14h às 17h
  • Sábado das 9h às 12h  e das 14h às 17h
  • Endereço - Rua Bom Jesus de Cuiabá, nº 90, bairro Santa Marta (Quase nos fundos do posto Prime, na Av. Miguel Sutil)
  • Informações e agendamentos - (65) 3626-1525 / (65) 9981-4170 falar com Terezinha ou (65) 9214-9004 falar com Ana Flávia.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Mara | Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2019, 12h06
    0
    0

    Boa tarde vcs tambem compram bonecas antigas?

  • Déborah Dahmer Gomide | Terça-Feira, 18 de Junho de 2019, 07h46
    0
    0

    Bom Dia, Gostaria de saber se ainda está em funcionamento o espaço? e se vocês fazem restauração de bonecas antigas, como limpar e deixar nova de novo? Att, Débprah D. Gomide

  • Maria Aparecida Magalhães | Quarta-Feira, 23 de Novembro de 2016, 20h05
    0
    0

    Parabéns pela obra feita. Você vende alguma peça?

  • ademar alves dos anjos junior | Sábado, 31 de Outubro de 2015, 21h37
    0
    0

    Realmente é impressionante como é difícil manter um acervo pessoal seja de qualquer objeto. Em se tratando de bonecas, então, se torna ainda mais difícil. Todavia, a conservação e divulgação da história e cultura de um povo depende de pessoas anônimas como esta incrível Terezinha.

  • Marinez de F. Moreira | Sexta-Feira, 30 de Outubro de 2015, 23h17
    0
    0

    São lindas. Parabéns.

  • Rosângela | Sexta-Feira, 30 de Outubro de 2015, 17h53
    0
    0

    Que pena, adoraria conhecer seu acervo. Amo bonecas.

  • JACO ALVES BERNARDES | Sexta-Feira, 30 de Outubro de 2015, 17h52
    0
    0

    EXCELENTE PUBLICAÇÃO !!!!! PARABÉNS ÀS IDEALIZADORES DO MUSEU DE BONECAS DE MATO GROSSO, UMA RARIDADE !!!!!

4 fora da reeleição em Rondonópolis

jailton 400 vereador curtinha   Em Rondonópolis, quatro dos 21 vereadores não devem ir à reeleição, sendo eles Thiago Muniz (DEM), Rodrigo da Zaeli (PSDB), Hélio Pichioni (PSD) e Jailton do Pesque e Pague (foto), do PSDB. Thiago e Rodrigo têm esperanças de concorrer a...

Prefeito apoia vice à briga em Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   Francis Maris vai mesmo declarar apoio oficial à pré-candidatura da empresária Eliene Liberato à sucessão em Cáceres. Em público, o prefeito faz mistério para não contrariar outros pretensos candidatos do grupo e que têm esperanças de receber...

Preparando um dos aliados a federal

mauro carvalho 400 curtinha   Embora não comente publicamente, o governador Mauro Mendes está "costurando" acordos políticos com líderes mais próximos, visando não só o pleito de 2020, mas também às eleições gerais de 2022. Em época de busca de projetos e de...

Salvando 1º ano de mandato no cargo

selma arruda 400 curtinha   Embora "sangrando" e com a imagem arranhada, a juíza aposentada e senadora cassada pelo TRE-MT Selma Arruda, que trocou o PSL pelo Podemos, consegue concluir este primeiro de oito anos de mandato. E vai se licenciar nos próximos dias para ceder espaço aquele que financiou a sua campanha,...

Barbudo é menos empreguista de MT

nelson barbudo 400 curtinha   Dos oito deputados federais de MT, o estreante Nelson Barbudo (foto) é o menos "empreguista". Nestes 10 primeiros meses de mandato, ele nomeou no gabinete em Brasília e no escritório político em Cuiabá apenas 15 assessores. Cada gabinete pode ter até 25 secretários...

Rossato quer "minar" reeleição de Ari

dilceu rossato 400 curtinha   Em Sorriso, a capital nacional do agronegócio, a tendência é da disputa à sucessão no próximo ano ficar polarizada entre o prefeito Ari Lafin, do PSDB, e seu antecessor, Dilceu Rossato (foto), hoje filiado ao PSL. Embora se movimente nos bastidores, o deputado Xuxu Dal Molin...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.