Previsão do tempo ??°C Cidade

Judiciário Segunda-feira, 03 de Março de 2025, 17:50 - A | A

Segunda-feira, 03 de Março de 2025, 17h:50 - A | A

LAGOA AZUL

Juiz manda soltar guia e turistas que invadiram gruta interditada em Nobres

Ao todo, 7 pessoas foram flagradas no local, sendo que 4 foram liberadas após prestarem esclarecimentos

Cecília Nobre

O juiz plantonista Raul Lara Leite, da Comarca de Nobres (a 124 km de Cuiabá), mandou soltar o guia turístico Matheus Freire da Silva Campos e o casal de turistas Rogério Meiato Gonçalves e Mayara Denise Lorin, presos neste domingo (02) durante uma fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por invadirem a Gruta da Lagoa Azul - interditada desde 2002, devido à degradação ambiental na área. 

De acordo com a Sema, os turistas estavam tomando banho na área, causando danos diretos a Unidade de Conservação, “com pisoteios colocando em risco espécies de peixes em extinção e alterando a coloração das águas”.

Divulgação

Gruta Lagoa Azul em Nobres MT

Gruta Lagoa Azul, localizada no Parque Estadual, em Nobres.

Conforme publicado pelo , outros quatro turistas também foram detidos na gruta e encaminhados à delegacia. Em relato, eles disseram que estavam no local após contratar os serviços de Matheus, que cobrou R$ 200 pelo passeio. Pouco tempo depois, os quatro foram liberados. 

Ainda no domingo, Matheus, Rogério e Mayara passaram por audiência de custódia. Em manifestação, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) pediu pela homologação do auto de prisão em flagrante contra o trio e a liberdade provisória, mediante o cumprimento de medidas cautelares. Já a defesa dos três pediu pela liberdade provisória, sem o pagamento de fiança e mediante cumprimento de medidas cautelares.  

Em sua decisão, o juiz acatou a manifestação do MPMT, homologando o auto de prisão em flagrante e concedendo liberdade provisória a Matheus, Rogério e Mayara, que devem comparecer a todos os atos do processo, “ficando advertidos que no caso de descumprimento de alguma dessas condições impostas, a prisão preventiva pode ser decretada”.  

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

Claudemar 05/03/2025

Houve um tempo que não podia visitar essa gruta por causa de uma suposta ossada humana que encontraram e diziam que possivelmente seria um seminário indigina antigo. Agora é por causa dos peixes. Esse povo defensor do meio ambiente são uns bandos de sábados. Nós não podemos, mas eles vão é levam os amigos.

positivo
0
negativo
0

Herculano de Sousa Almeida 04/03/2025

Mais um desafio para MT.! Como atrair turistas? Não pode pescar, não pode entrar nas cavernas, não pode se aproximar de cachoeiras, não tem Carnaval na capital. Não tem estrutura para pesear no pantanal. Aí fica difícil de convidar alguém pra vir aqui.

positivo
0
negativo
0

Alcides 04/03/2025

A Sema foi rápida nessa situação, imagina se fosse assim, com os garimpeiros e desmatadores em Mato Grosso..

positivo
0
negativo
0

3 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br