Previsão do tempo ??°C Cidade

Legislativo Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2025, 18:00 - A | A

Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2025, 18h:00 - A | A

CÁCERES

Câmara nega redução de salário de prefeita e aprova RGA; Eliene lamenta

Eliene queria o corte de mais 10% do próprio salário e dos comissionados, com o objetivo de assegurar o RGA

Gabriel Rodrigues

A prefeita Eliene Liberato (PSB), de Cáceres (a 218 km de Cuiabá), tentou reduzir o próprio salário e de servidores comissionados, visando reequilibrar a folha na Prefeitura, no entanto, não conseguiu apoio na Câmara e ainda viu os vereadores concedendo a Revisão Geral Anual (RGA) de 4,77% a servidores municipais. A análise do Legislativo ocorreu na noite de quarta-feira (19), em sessão extraordinária e será remetido à prefeita para sanção ou veto.

Rodinei Crescêncio

Especial chiquitanos - prefeita de C�ceres - Eliene Liberato

Prefeita de Cáceres, Eliene Liberato

Segundo a proposta da prefeita, seria revogado o aumento salarial aprovado no ano passado, contudo, os vereadores compreenderam que seria um "jabuti" - quando se insere um tema sem ter relação - e temiam ser afetados com a redução do salário. Além da revogação do aumento, Eliene queria o corte de mais 10% do próprio salário e dos comissionados, com o objetivo de assegurar o RGA. Ela projeta ainda uma reforma administrativa, diante do temor de "quebrar" a Prefeitura.

A matéria enviada pela prefeita acabou sofrendo alterações, sendo suprimidos os artigos que cortariam despesas e concedendo o RGA ao servidores - sem que houvesse o reequilibrio financeiro. O presidente da Câmara, vereador Flávio Negação (MDB), que faz oposição à Eliene, parabenizou os demais parlamentares pela celeridade na aprovação de um projeto tão relevante, que "mexe com a vida de muitas famílias cacerenses". Ela tentou retirar o projeto de tramitação, mas teve o pedido negado pelo presidente.

Ao , Eliene lamentou a decisão dos vereadores, por temer fortes impactos na capacidade de honrar os compromissos: "Os vereadores além de terem suprimido os artigos, que compromete a saúde financeira e o futuro deles mesmo, dos funcionários, botaram o RGA. Inviabilizando a prefeitura de conceder esse reajuste".

Segundo dados do último Censo 2022, o município localizado no sudoeste de Mato Grosso, tem pouco mais de 89 mil habitantes. Contudo, ela alega que a receita do município não cresce, tendo registrado apenas 2% em relação ao ano de 2023, percentual inferior ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 2024, que foi de 4,77%. A receita anual está estimada para 2025 em de mais de R$ 545 milhões.

Entre na comunidade do Rdnews no WhatsApp e acompanhe as notícias em tempo real; Acesse

Comente esta notícia

Harry 20/02/2025

Gente e a propalada contrução do Atacadão em caceres? O que era pra ser em seis meses bem começou. A cidade está uma falência total ...vão deixar mesmo que determinados interesses não deixe o progresso chegar na cidade?

positivo
1
negativo
0

1 comentários

O portal e o blog não se responsabilizam pelos comentários aqui postados. Se você se sentir ofendido pelo conteúdo de algum comentário dirigido a sua pessoa, entre em contato conosco pelo e-mail contato@rdnews.com.br