Nacional

Domingo, 15 de Novembro de 2020, 16h:10 | Atualizado: 15/11/2020, 16h:17

Sistema da Justiça Eleitoral sofre ataque hacker, diz ministro Roberto Barroso


Metrópolis

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, revelou em coletiva de imprensa neste domingo (15/11) que o app do e-Título sofreu um ataque de hacker. O ministro assegurou, entretanto, que os resultados das Eleições 2020 estão resguardados. “Foi a tentativa de muitos acessos simultâneos para tentar derrubar o sistema, mas isso foi neutralizado”, afirmou. Um servidor da plataforma foi desligado.

“Tomamos todas as providências. Estamos atentos, mas os ataques são uma preocupação no mundo contemporâneo. Esse não é um problema irremediável. Quase certo que a tentativa de invasão veio de outro país. Muitas vezes o ataque acontece de fora do país, mas alguém reivindica aqui para ter popularidade”, finalizou o ministro.

A prevenção ao ataque de hacker sobrecarregou app, assim como a tentativa de 3 milhões de pessoas baixarem o aplicativo neste fim de semana. Essa é a primeira vez que o TSE permite que eleitores justifiquem a ausência de voto pela plataforma digital.

Nelson Jr.

Lu�s Roberto Barroso

O ministro garantiu que o TSE toma todas as medidas para garantir a contagem segura de votos. Ele explicou ainda que quando começa a eleição, o mesário imprime a zerésima — documento que mostra que na urna não tem nenhum voto registrado. Ao chegar ao final, uma lista com a quantidade de voto é impressa novamente. O resultado é distribuído a lideranças partidárias e afixada na entrada da seção.

“Quando a eleição é encerrada, já há o resultado. Depois, isso é enviado por uma rede interna e encaminhado ao TSE. Temos as expectativa que não terá problemas, mas os resultados estão salvos e resguardados”, concluiu.

Barroso contou que sistemas do TSE foram vistoriados após ataques a sites e plataformas do governo federal e do judiciário. Segundo ele, foi criada uma backup com as informações sobre as eleições.

Balanço

Neste domingo, 1.700 urnas foram substituídas por apresentarem problemas. Barroso considerou o número baixo e comemorou a capacidade do TSE de substituir os equipamentos e de não ter sido necessário o uso de cédulas de papel na votação.

O balanço parcial do 1º turno das eleições mostra que o TSE registou 252 ocorrências. Ao todo, 30 candidatos e 36 eleitores foram presos.

O primeiro turno das eleições ocorre neste domingo. O segundo turno, onde houver, será em 29 de novembro. O período de votação é sempre das 7h às 17h, horário local.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Extremista vai ter que se explicar na PF

Marcelo Stachin 400   O barulhento militante de extrema-direita Marcelo Stachin (foto) tem perdido o palco desde que teve um pífio desempenho nas urnas e acabou com apenas 0,8% dos votos para prefeito de Sinop. Em sua busca incessante por aparecer, o bolsonarista, que é investigado pelo STF por espalhar fake news, decidiu ironizar e...

Prefeitos, MPE e afastamento do cargo

jose antonio borges 400 Prefeitos de MT que descumprirem as diretrizes do decreto estadual que impôs o toque de recolher em todo o território podem até mesmo ser afastados do cargo. O alerta é do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira (foto), e reforçada pelo procurador Domingos...

Prefeito se rebela e é enquadrado

vander masson 400 curtinha O prefeito de Tangará da Serra Vander Masson (foto), do PSDB, bem que quis ser rebelde, mas acabou enquadrado pelo MPE. Vander fez um decreto mais ameno que o do governo do Estado, impondo toque de recolher a partir das 23h, mas teve de recuar após ser notificado pelo MPE. Nas redes sociais, para evitar desgaste com...

AL realiza lockdown de faz de contas

Funcionários da AL se mostram revoltados com o lockdown de “faz de contas” promovido por deputados. Isso porque, apesar de estar com as portas fechadas, funcionários estariam sendo obrigados a ir trabalhar e entrando por outras portas. Atendem parlamentares que preferem trabalhar presencialmente. Pelo menos 36 funcionários estariam infectados e os servidores temem que mais pessoas sejam contaminadas pelo coronavírus. O pânico ficou ainda maior...

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...